Vic (Espanha) – Terceira melhor brasileira no ranking de duplas, ocupando atualmente o 89º lugar entre as especialistas na modalidade, Ingrid Martins disputa nesta semana o WTA 125 de Vic, no saibro espanhol e conseguiu um bom resultado na estreia, jogando ao lado da mexicana Renata Zarazua. Ingrid e Zarazua venceram a norte-americana Desirae Krawczyk e a também mexicana Giuliana Olmos, cabeças 2 do torneio por duplo 6/4. Com as chaves mais curtas dos torneios de duplas na série 125, a vitória na estreia já rende 49 pontos no ranking e a vaga na semifinal.
“Foi um ótimo jogo, sabia que seria duro. As adversárias estão sempre em torneios maiores. Primeira vez com a minha parceira e foi ótimo o entrosamento. Cada uma fez bem sua parte, aproveitamos as oportunidades, sacamos bem, fomos bem na rede e adaptamos bem às condições que eram diferentes da outra semana”, disse Ingrid após a partida.
Superadas por Ingrid e Zarazua, tanto Krawczyk quanto Olmos já estiveram recentemente no top 100. A norte-americana é a número 12 do mundo e já ocupou o sétimo lugar em agosto do ano passado. Já a mexicana chegou a ser a sexta do ranking em 2023 e atualmente está no 39º lugar.
As próximas adversárias podem ser a canadense Leylah Fernandez e a neozelandesa Lulu Sun ou as espanholas Aliona Bolsova e Yvonne Cavalle. O torneio dá 125 pontos para as campeãs e 81 para as vices. As principais cabeças de chave são a cazaque Anna Danilina e a russa Irina Khromacheva.
Esta foi a quarta vitória na temporada para Ingrid, que disputou dois torneios seguidos no saibro de Oeiras, em Portugal, avançando uma rodada em ambos. A carioca de 28 anos e ex-top 50 ainda não muda a posição no ranking, mas pode subir até seis posições em caso de título.
Luana Plaza cai na rodada final do quali em Yecla
Também no saibro espanhol, a jovem paulista Luana Plaza, de 19 anos, perdeu na rodada final do quali para o ITF W50 de Yecla. Vinda de vitória no último domingo sobre a anfitriã, Yana Leonova por 6/2 e 6/3, Luana foi superada nesta terça pela indiana Madhurima Sawant por 6/3 e 7/6 (7-5).