Melbourne (Austrália) – Sexto favorito na disputa do quali do Australian Open, o cearense Thiago Monteiro está cada vez mais próximo na chave principal no Melbourne Park. Nesta quarta-feira, ele teve mais um desafio pela frente e bateu o francês Valentin Royer, 203º da ATP, em sets diretos, com parciais de 7/6 (7-1) e 6/3, em 1h29 de confronto.
Atual 106º do mundo, Monteiro precisa de mais uma vitória para disputar a chave principal do Grand Slam australiano pela sexta vez na carreira. Seu último obstáculo na fase classificatória será o belga Kimmer Coppejans (361º), que derrotou o monegasco Valentin Vacherot (162º) em sets diretos, com o placar final de 6/4 e 7/6 (7-3).
Monteiro fez a diferença nos break-points e venceu todos os pontos importantes da partida, salvou sete chances de quebra e aproveitou a única que teve a seu favor. Ele anotou 21 bolas vencedoras contra 20 erros não forçados, ao passo que Royer terminou o jogo com 17 winners e também erros não forçados. Também levou a melhor sobre o francês no aproveitamento de saque, com 75% contra 71%.
O canhoto cearense mostrou resiliência no primeiro set, em que foi pressionado por Royer em três oportunidades diferentes, salvando dois break-points no quarto game, mais dois no sexto e outro no décimo, que também era um set-point. Depois de passar tanto aperto, Monteiro deslanchou no tiebreak, perdeu apenas um ponto e saiu na frente.
Na segunda parcial, ele também não começou bem e logo no primeiro game teve que salvar três break-points, saindo de 0-40. Só que desta vez, Monteiro conseguiu bater o saque do rival francês no sexto game e então precisou apenas administrar a vantagem até o final para garantir a vitória e a vaga na última rodada do qualificatório.
Muito bom!! Parabéns Monteiro!! Acho que consegue ganhar a última, mas também é importante estar de qualquer jeito na última rodada porque sendo cabeça 6, deve entrar como LL em caso de derrota (vários principais cabeças caíram).
Obrigado pela sua Torcida.
Vai entrar de ctz. Mesmo não vencendo, entraria como LL. Quali foi bem favorável nesse sentido também. Cabeças de chave 2, 3 e 5 já estão fora. Mas monteiro está embalado e vai conseguir a vitória para não depender disso… Vamoooooooooooooooooooossssss
A chances são ótimas. Aproveite garoto!!!
Grande Monteiro. A experiência leva ao longe. Falta um jogo. Na torcida
Monteiro firme mais uma vez, parabéns!
O FF hater ficará calado.
Cabeça fria, excelente!
Monteirão da Massa vem jogando como a gente sempre pede. Tem tudo para fazer uma bela temporada.
Boa Monteiro. Na torcida pra furar o qualy. Pega o belga Coppejans, tenista da mesma geração do Monteiro, ex TOP 100. Coppejans ficou um bom tempo parado ano passado, voltou no segundo semestre e venceu 4 ITFs no Hard. Apesar de ser mais adepto do saibro, onde inclusive venceu o Monteiro nos três confrontos que tiveram. Jogo duro pro Brasileiro. Tomara que vença o belga pela primeira vez e entre na chave principal
Monteiro tem disciplina, garra e experiência. Parabéns, só mais uma vitória e vamos encarar as feras.
Torço muito por esse atleta, por sua história de vida, e por sua vontade em jogar com “sangue nos olhos”. Se melhorasse em alguns fundamentos importantes, certamente chegaria fácil ao top 30. Quem sabe , agora seja a vez que precisava pra crescer no ranking novamente, hein?
Sacando uma barbaridade. Como sempre! Devolvendo pessimamente! Se sacar assim na Principal incomoda qq um. Até o freguês Zverev.
Parabéns Monteiro,bora colocar 3 brasileiros na chave principal, mais a Bia no feminino, seria um ótimo número
au au au, Monteiro com cara de mau! que foto! a confiança do nosso canhoto está no auge. vamos buscar essa vitória e esse importante cheque do Round 1 (e porque não round 2? 3? 4?). afinal, sonhar não paga imposto!
Boa Monteirão da massa,agora as chances de entrar na chave são enormes,seja com mais uma vitória ou obtendo a vaga por LL.
Acho que nem o top 1 do qualificatório do Australian open 2025 teve uma chave tão fácil quanto o Monteiro teve (na verdade, enfrentou adversários de nível Challenger fraco):
Jogo 1 – Ganhou do Kubler (638º), Jogo 2 – ganhou do Valentin Royer (203º) e vai pegar o perigosíssimo Kimmer Coppejans (361º).
Considerando seu ranking, o cearense não está fazendo mais que sua obrigação e alguns ingênuos aqui já comemoram
como se fosse um grande feito.
O Monteiro é jogador de Challenger que tem como único objetivo buscar um trocado nos torneios de nível ATP (seus
resultados em todos estes anos mostram isso).
O tamanho da sua imaturidade projetando suas frustrações no Monteiro impressiona.
Concordo. É sempre bom colocar um pouco de realidade na cabeça das pessoas.
Monteiro está fazendo o arroz com feijão, nada excepcional. Conseguiu uma chave boa, tem que passar né?
Será que a moderação não teria como excluir os bots desses perfis fakes?
É chato ter de ver perfis de fakes haters abrirem outros perfis falsos pra fingirem concordar com “outras pessoas” e criticarem o Monteiro…
Criticas técnicas ou táticas são naturais. O que se evita aqui são criticas pessoais.
Comentário tidículo. Só de ser tenista profissional no Brasil, vindo de classes desfavorecidas, jávé um grande feito. Ter ficado anos no top 100 já é um grande feito. Jogar slams e M1000, ser semi de atps 250 e qadri em 500 são feitos enormes. Fazer o que curte, ganhar bem, ter bons patrocínios, viajar o mundo é algo grandioso. Vencer challengers, jogar contra os maiores, ser o top 1 do país… e vem um qualquer desfazer, é triste, é patético.
Muitíssimo obrigado por sua Torcida.
Perfeito comentário.
Veja que o perfil dos críticos do Monteiro nesse site é sempre o mesmo: haters, com perfis fakes, xenófobos, apostadores e puxadores de saco de americanos.
Monteiro é exemplo de dedicação na carreira. O cara joga com a faca nos dentes, não brinca, tem ótima forma física, tá sacando muito, e tá com um forehand pesado. Aí vem um bando falar que o cara tem obrigação de passar pela chave qualificatória de um Grand Slam. Mas se o Monteiro passar, esse povo vai continuar desmerecendo ele…
Quanta bobagem escrita por uma só pessoa…
Esse Coppejans é uma pedra no sapato do Monteiro, H2H levando em conta ITF está 3×0 pra ele, é bom o Monteiro entrar firme e focado. Vamo pra cima
Tecnicamente nesse qualy o Monteiro vem apresentando as mesmas virtudes(ótimo percentual de 1° serviços em quadra, de pontos com o mesmo, forehand eficiente) e defcits(devolução tenebrosa e pouquíssima variação de jogo) de sempre mas, vem surpreendendo positivamente pela forma como vem encarando os “pontos capitais” nessas duas partidas(salvou set points em ambos os jogos, ontem com BP Salvos em 4 serviços, aproveitando sua solitária oportunidade de quebra) -oq em ene oportunidades foi seu calcanhar de aquiles-..
Última rodada em teoria mais acessível doq os jogos anteriores mas, além de obviamente o rival n ter chegado de graça nessa Q3, tem-se o péssimo retrospecto do Monteiro contra o Belga(já trazido por outros colegas aqui).. de qlqr forma na torcida por 3 BRs na chave principal masculina!
Parabéns grande monteiro, orgulho de nós cearenses
Boa, Monteirão!! Vamos nessa!!!