Londres (Inglaterra) – Os morangos de Wimbledon são uma das mais famosas tradições do Grand Slam londrino. Só no ano passado, foram servidos mais de 2,5 milhões de morangos, o equivalente a 38 toneladas. Mas Iga Swiatek tem uma preferência diferente para consumir a fruta e que relembra a infância na Polônia e um prato típico de seu país: Massa com morangos.
A conversa sobre o assunto começou em quadra, depois da vitória por 6/2 e 6/3 sobre a norte-americana Danielle Collins neste sábado, pela terceira rodada. A polonesa conversava com Anabell Croft sobre os planos para o jantar: “Não pode ser fish and chips, porque é muito pesado. Preciso de algo mais leve. E minha equipe não está me ajudando, porque comem todo dia”, disse Swiatek, ex-número 1 e atual quarta colcoada no ranking.
E na sequência emendou: “Eu tenho um favorito, que eu comia quando criança: Massa com morangos. Sei que parece estranho, mas vocês deveriam tentar! Com um pouquinho de iogurte é muito bom”, acrescentou a tenista de 24 anos, que provocou uma reação divertida de Croft: “Absolutamente fascinante!”
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Já durante a coletiva de imprensa, Iga falou um pouco mais sobre a tradição polonesa: “Acho que no verão as crianças comem muito. É uma mistura perfeita de sabores. Também temos morangos ótimos na Polônia! Todo mundo deveria comer isso (sorrindo)”. Na sequência, ficou em situação embaraçosa com os ingleses, ao ser perguntada sobre qual país tem os melhores morangos.
Pasta with strawberries 🍓@iga_swiatek‘s favourite meal is an interesting one 😂#Wimbledon pic.twitter.com/FJNdwRBE8x
— Wimbledon (@Wimbledon) July 5, 2025
“Honestamente, acho que a Polônia. Porque temos um clima melhor, certo? Agora, Wimbledon provavelmente vai me proibir de responder a essas perguntas… Mas morangos aqui também são ótimos”, comentou a tenista, aos risos. “Meu pai costuma colocar creme, com 18% de gordura e um pouco de açúcar. Eu tento comer com iogurte para pelo menos fingir que é uma boa refeição. Macarrão combina com tudo!”
Conforto jogando na grama
Vinda de uma boa semana até a final no WTA 500 de Bad Homburg, a vencedora de cinco títulos de Grand Slam começa a se sentir mais confortável na grama. “Está muito mais divertido este ano. Tive treinos em que a bola me obedeceu. Hoje foi um bom dia e é uma nova experiência sentir-me bem nesta superfície”, comentou. “Tive mais dias de treino. Também pude jogar em Bod Hamburg contra as melhores jogadoras. Antes, treinamos em Mallorca na grama natural, em vez da grama que temos em casa, que não é perfeita. Acho que passei mais horas horas jogando com qualidade na grama este ano”.
A próxima adversária de Swiatek será a dinamarquesa Clara Tauson, 22ª do ranking, que eliminou Elena Rybakina por 7/6 (8-6) e 6/3. A polonesa venceu o único duelo anterior, disputado em Indian Wells em 2022. “Com certeza vai ser desafiador. Quando ela joga bem, consegue sacar incrivelmente bem. Ela é muito talentosa. E há um motivo para ela estar nas oitavas. Com certeza vou me preparar amanhã e estarei pronta”.