Nova York (EUA) – Até mesmo numa noite em que não começou jogando tão bem, Iga Swiatek conseguiu uma importante vitória em sets diretos para avançar às oitavas de final do US Open. A número 2 do mundo superou a russa Anna Kalinskaya, 29ª do ranking, por 7/6 (7-2) e 6/4 em 1h56 de partida. A polonesa salvou quatro set-points na primeira parcial.
Esta é a oitava vitória seguida para Swiatek, que chegou ao US Open motivada após o título do WTA 1000 de Cincinnati, há duas semanas. A jogadora de 24 anos tem 52 vitórias e 12 derrotas na temporada e conquistou o sexto Grand Slam da carreira na grama de Wimbledon.
Campeã do US Open em 2022, Swiatek tem a chance de voltar à liderança do ranking após o troneio. Para isso, ela precisa conquistar o título e torcer por uma eliminação de Aryna Sabalenka antes das quartas. A bielorrussa está nas oitavas e enfrenta a espanhola Cristina Bucsa neste domingo para manter o número 1.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Depois de marcar sua segunda vitória em três jogos contra Kalinskaya, adversária que também superou recentemente em Cincinnati, Swiatek enfrentará mais uma russa. Sua próxima adversária é Ekaterina Alexandrova, número 12 do mundo, que venceu a alemã Laura Siegemund por 6/0 e 6/1. Aos 30 anos, Alexandrova chega às oitavas em Nova York pela primeira vez. Iga lidera o histórico de confrontos por 4 a 2.
Point of the night so far in Ashe!
Swiatek and Kalinskaya are on serve in the second. pic.twitter.com/vst44sd8sx
— US Open Tennis (@usopen) August 31, 2025
Iga começou perdendo por 5/1 e salvou 4 set-points
O início de partida foi difícil para Swiatek, que demorou até encontrar o tempo de bola ideal no saque e nos golpes de fundo. Ela sofreu duas quebras seguidas com duplas faltas nos break-points. Também vinha cometendo muitos erros não-forçados, que permitiram à russa abrir 5/1 no placar.
Mesmo pressionada, a polonesa reagiu na reta final do set, com especialmente com winners de devolução de backhand na paralela e uma maior solidez do fundo de quadra e consistência defensiva. Ela salvou quatro set-points e buscou o empate para 5/5. As duas tenistas ainda sofreram quebras no fim do set, antes que a polonesa dominasse o tiebreak.
From down 1-5 to taking it in a tiebreak.
Iga Swiatek gets the first set over Anna Kalinskaya. pic.twitter.com/eRQuh3XVv7
— US Open Tennis (@usopen) August 31, 2025
Logo na abertura do segundo set, Kalinskaya teve o serviço quebrado com três duplas faltas. Mas o jogo seguiu equilibrado, já que a russa devolveu a quebra na sequência. No oitavo game da parcial, Iga teve trabalho para confirmar o serviço. E a russa pode lamentar as chances perdidas, já que errou duas seguidas com o forehand. As oportunidades pesaram para ela, que voltou a cometer duplas faltas e a sofrer com as devoluções da número 2 do mundo, que conseguiu mais uma quebra de serviço. Sacando para o jogo, a polonesa colocou poucos primeiros serviços em quadra, mas sustentou longos ralis para definir a vitória.
Iga liderou a estatística de winners da partida por 28 a 16 e cometeu 33 erros não-forçados contra 34 de Kalinskaya. A polonesa disparou quatro aces e fez cinco duplas faltas. Já a russa fez 2 aces e cometeu 11 duplas faltas na partida.
Anisimova avança em três sets
A norte-americana Amanda Anisimova, que foi superada por Swiatek na final de Wimbledon deste ano, teve ainda mais trabalho para avançar às oitavas. Ela precisou de três sets e 2h10 para vencer a romena Jaqueline Cristian por 6/4, 4/6 e 6/2.
Aos 23 anos, Anisimova faz sua melhor campanha no US Open. Ela agora espera a vencedora da partida entre Beatriz Haddad Maia e a grega Maria Sakkari. Ela lidera o histórico contra Bia por 2 a 1, mas a brasileira venceu o duelo mais recente, em Adelaide no ano de 2023. Já contra Sakkari perdeu os dois duelos anteriores.
O mental dessa menina é de outro mundo! Estava acompanhando o placar online e já imaginava que ao menos o primeiro set já estava perdido. Engano meu.
Ela pode não ter o jogo mais bonito do circuito, mas que ela é eficiente, isso não dá pra negar!
É mesmo e hoje ela teve um bom teste, agora a Kalisnkaya não pode reclamar das chances porque entregou o primeiro set de bandeja devido a maior pipocada do ano ao lado daquela pipocada da Ribakina, em RG para Iga, então o primeiro set foi decisivo para a Iga que o seu ótimo mental fez diferença, foi um jogo duro para a polaca que saiu do buraco e contou coma pipocada da adversária, então foi merecido porque aproveitou a chance. e no segundo set controlou bem.
Não sei se mais gente viu, mas a kalinskaya estava dando risada da Iga nos erros dela e nas reclamações até o 5/1.
Aí, a Iga foi lá e começou a acertar tudo e a russa começou a brigar até com o boxe..agora.. uma jogadora que não tem um título sequer rir de uma que tem 24 por uma situação momentânea? Bom, o troco veio. Simples assim.
Cara foi uma coisa estranha mesmo, pois a Kalisnkaia, que e uma jogadora razoável, deu uma pipocada monstra hoje porque o primeiro set estava ganho, mas aí não tem mental e o mental da sua adversária é o melhor do tênis feminino que fez a diferença, então foi um jogo interessante como eu previa aqui que a meu ver foi decidido no primeiro set, como a Iga venceu um set perdido que merece elogio, então como venceu encheu de confiança para controlar a sua adversária no segundo set. Agora se eu fosse o treinador da kalinskaya jogava o boné devido a incompetência da sua atleta que tinha um 5×1 na mão e ainda perdeu o set kkkkkkkkkkkk, ou seja, quando perdeu o set era óbvio que perderia o jogo merecidamente. Foi um jogo até bom para testar os limites da polaca.
vou me antecipar ao comentário de um “tal”…… a limitada ganhou de uma adversaria qualquer porque o mental dessa adversaria é muito fraco e amarelou na hora de fechar . Em fim fica mais uma vez provado que o sorteio foi dirigido pra ela pegar jogadoras fracas. Vitoria sem merito nenhum porque ela não tem talento nenhum . E não me retruquem porque eu entendo mesmo .
Você disse que entende, que espero que sim, mas esta com dificuldade de interpretar e de analisar senso crítico, releia a mensagem aí Igalover para não viajar, agora comparando o chaveamento das duas melhores rankeadas o chaveamneto da Iga é menos difícil mesmo do que da Sabalenka, pois na chave de cima tem Pegulla, Krejikova, Ribakina,mesmo com todos os problemas, tinha Paoline, Andreeva e Ostapenko, na chave da Iga só tem a Gauff e talvez a Osaka e tinha a Keys, então cara esta lá e se quer insistir em negar isso é não querer aceitar o senso crítico. Veja aí cara até mulheres estão dizendo aqui que a Kalisnkaya amarelou e amarelou mesmo com aquele 5×1 de vantagem e você ainda quer negar? Meu Deus, alguns Igalover não acorda mesmo para a realidade.
Gente a Iga esta com sorte viu seja pela chave como alguns falam seja pela situação de jogo, que não interessa o nível da Kalinskaia porque virar um set perdendo de 5×1 é difícil, foi uma fraqueza mental da miga Kalinskaia, mas mesmo assim a Iga merece palmas. Não admiro o jogo da Iga, mas ela venceu um jogo difícil saindo de uma situação perplexa portanto nisso dou valor para a miga, acho que nem a Sabadoida sairia daquele 5×1 contra. Kalinskaya não vai dormir essa noite por ter tremido, rsrsrs.
É foi migona, acho o jogo da IGA muito chato, enjoado e feio que não vi o jogo todo porque durante o primeiro set estava 5×1, fui comprar uma pizza e quando voltei ela virou o primeiro set que é inacreditável mesmo rsrsrs, como que amarelona migona Kalinskaya perde o primeiro set? Realmente o tênis feminino me diverte muito porque tem essas nuances de entregada de set ganho que não acontece nos amores(tênis masculino). rsrsrs
De novo o papo de sorte..kkkk.olha a chave da sua ídola Sabalenka….kkkkk. Bucsa nas oitavas? Kkkkk. Você está passando vergonha querida com sua inveja da melhor jogadora dos últimos 05 anos.
Também acho que não tem nada a ver esse negócio de sorte William. Méritos totais da polonesa e seu jogo excelente.
Meu caro vou ter que discorda de ti, pois pelo chaveamento foi sim porque na parte de cima ficaram Pegulla, Krejikova, Ostapenko, Andreeva, Ribakina,mesmo com todos os problemas, e Paoline, na chave da Iga só tem Gauff e talvez a Osaka que vão se enfrentar agora, ou seja, se ambas caminharem só pegaria uma top no caminho na semi, pois Kalinskaya e Alexandrova são medianas e a Anisimova é frágil emocionalmente, então cara contra fatos não há argumentos.
Amore esta dormindo rsrsrs, era um 5×1 na mão e amarelona conseguiu perder o primeiro set ganho que ninguém perde, seja justo comigo amore será que você imaginaria que a migona russa iria entregar o presente de luxo, como se fosse um fashion week de Nova York após o 5×1 assim para a Iga? Então seja sincero comigo,querido. rsrsrs.
Moça desculpa me meter no assunto de vocês,mas esses Igalovers, maioria deles, são assim mesmo porque vivem preso na bolha e não aceitam enxergar a realidade e teimam,teimam, teimam com a realidade mesmo repetidamente kkk, aliás, teve um aqui que quer teimar ao dizer que a chave da Iga não é difícil, meu Deus isso é loucura porque na chave de cima tem Pegulla, Krejikova,Ribakina,com todos os problemas é mais complicada que quase todas as postulantes da chave da Iga, exceto keys e Gauff, e ainda tinha Ostapenko, Andreeva, Paoline e eles ainda querem duvidar, realmente eles são muito alucinados. kkkkkk
A bolha a que você se refere Flávio não existe. O que existe é uma jogadora extremamente competitiva, resiliência, raçuda, técnica e com um mental espetacular. O que a levaram a conquistar seis Grand Slams com uma idade tão jovem. Me desculpe, mas contra os fatos não há argumentos.
Não? kkkk Cara, então infelizmente é bolha sim porque tem uns aqui que quer duvidar, é só ver o chaveamento e fazer uma comparação lógica porque se dizer que a chave da Iga é mais difícil que a chave de cima é questão de tratamento de realidade para eles, agora eu não referi se a atleta A ou B ou C é competitiva ou não como você se referi, pois não estou questionando isso nesse momento apenas o que esta sendo dito é que a Iga teve uma chave menos difícil que é fato, veja bem sei que sorte faz parte da vida de qualquer esportista seja quem for, Sabalenka em ocasiões já teve chaves mais tranquilas assim como o lendário big 3 ou Alcaraz e Sinner também já tiveram, mas os Igalover ficam duvidando sempre da realidade e não aceitam reconhecer aí não dar,né, claro não são todos que agem assim por isso não posso generalizar, mas a maioria deles passam do limite do desconexo da realidade.
Cara,a acorda filhão a chave da Iga é mais fácil comparada as duas melhores rankeada será que quer duvidar ainda? Veja o chaveamento porque a Iga só tem a Gauff tinha a Keys e talvez a Osaka que é uma jogadora complicada de quada dura, na outra chave tem Krejikova, Pegulla, Ribakina que mesmo tendo um ano fraco por causa do seu mental horrível, mas pode dar trabalho, tinha Andreeva e Paoline que são superiores a Kalinskaya, Alexandrova e Anisimova, então cara o chaveamento não deixa mentir, parece que a maioria dos Igalover vive em Nárnia porque querem duvidar da realidade.
Meu caro…a Chave da Sabalenka poder ter entre aspas jogadoras melhores mas a Sabalenka só vai encarar algumas delas a partir das quartas. Elas também jogam entre elas gênio. Qual jogadora boa a Sabalenka pegou ou vai pegar até às oitavas? Kkkkkk. Fala aí…..
E esse papo de sorte da Iga pq a Kalinskaya amarelou: problema é dela..a Iga jogou o jogo dela e a outra não foi competente para vencer. Isso é tênis. O que me admira de vocês invejosos, é que parece que esses argumentos só valem para a Iga, pq se fosse a Sabalenka que tivesse esse “sorte ” não ia aparecer ninguém aqui para falar isso. Vocês perseguem a polonesa de pura inveja . Você principalmente pq é fã da Barty , que hoje não está mais nem no mesma prateleira da Iga..e pode chorar a vontade.
Ok,é fato que pode encarar algumas melhores sim nas quartas ou semi ou final, mas o questionamento é o chaveamento que esta nítido aí e não tem como contradizer o que é mostrado, eu sou contra chaveamento desequilibrado seja pra quem for porque perde um pouco a essência da disputa. Agora você disse que sou invejoso kkk, estas louco cara ou melhor blefando aqui, pois não me levo a essas infantilidades porque não passo pano para ninguém e você sabe disso, pois baseio na coerência com imparcialidade e sendo juto que os Igaloves, consegue ser mais delirantes do que a turma da Sabalenka, não conseguem enxergar assim desvincula o senso de realidade, respeito quem é fã como você é, porém vocês precisam ter um pouco senso de realidade que sempre deixam a desejar aqui, acorda meu caro usa pelo menos uma vez o senso crítico, pois a Iga nem sabe que você existe e ser fã dela ou de qualquer outro é normal, mas ficar nessa de devoção ou não aceitar um simples questionamento que é fato, como falar da facilidade do chaveamento para alguém, é desconexo da realidade.