Madri (Espanha) – A abertura das quartas de final do WTA 1000 de Madri não poderia ser mais movimentada, com uma partida cheia de alternativas no duelo entre a polonesa Iga Swiatek e a norte-americana Madison Keys, que fizeram o primeiro jogo desta quarta-feira na quadra central da Caixa Mágica.
Depois de um começo muito ruim de partida, a cabeça de chave número 2 do torneio mostrou resiliência e força para buscar uma grande virada, batendo Keys com o placar final de 0/6, 6/3 e 6/2, depois de 1h44 de confronto. A vitória de Swiatek foi uma revanche da derrota sofrida nas semifinais do Australian Open, quando ela saiu na frente e acabou levando a virada.
Primeira semifinalista no saibro madrilenho, Iga espera agora pela vencedora do confronto entre a jovem russa Mirra Andreeva e a norte-americana Coco Gauff. Ela leva a pior contra Andreeva, que venceu dois dos três embates anteriores, mas tem ampla vantagem sobre Gauff, contra quem já jogou 14 vezes e triunfou em 11.
you can NEVER count her out 🤯
defending champion @iga_swiatek fights back to defeat Keys 0-6, 6-3, 6-2!#MMOPEN pic.twitter.com/0wGBekTtdQ
— wta (@WTA) April 30, 2025
Keys tem início arrasador
O começo de partida foi terrível para a polonesa, que parecia não estar sentindo bem a bola e por isso errou demais em todos os âmbitos, começando pelo saque. A número 2 do mundo colocou apenas 47% das primeiras bolas em quadra e teve aproveitamento sofrível com o serviço, vencendo somente cinco dos 17 pontos que disputou (29%).
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Do outro lado, Keys estava muito firme e cometeu só dois erros não forçados em toda a parcial. A discrepância de ambas dentro de quadra se refletiu no placar. A norte-americana dominou Swiatek, conquistou 24 dos 33 pontos disputados (73%), converteu três das quatro chances de quebra que teve a seu favor e fechou o set com um imponente 6/0 construído em menos de meia hora de jogo.
Fato raro na carreira de Iga
“lovely” 💫@Madison_Keys | #MMOPEN pic.twitter.com/yaAyyZl6cz
— wta (@WTA) April 30, 2025
Craque em aplicar “pneus”, Iga levou um para casa, apenas o 11º da carreira. Ela não perdia um set por 6/0 desde junho de 2021, quando perdeu para a russa Daria Kasatkina na grama de Eastbourne. Foram 625 games jogados até voltar a terminar um set sem vencer um game sequer, sendo que neste período aplicou 70 “pneus” a seu favor. Ao todo, a polonesa soma 94.
No saibro, Swiatek não sofria um revés assim em um set desde Roland Garros 2019, na derrota para Simona Halep nas oitavas com o placar de 6/1 e 6/0. Foi apenas a quinta vez em toda sua carreira que ela perdeu um set desta forma em seu piso favorito. Curiosamente, a polonesa venceu três dessas partidas de virada.
Resposta contundente no 2º set
A troca de raquete no final do primeiro set e a pausa para ir ao banheiro na virada fizeram muito bem para a polonesa, que voltou outra na segunda parcial. Muito mais assertiva, ela melhorou em todos os quesitos, sacou melhor, cometeu menos erros e conseguiu pressionar bem mais a rival norte-americana, que amargou duas quebras seguidas e por pouco não perdeu por 6/1.
Swiatek chegou a sacar para o set em 5/1, mas Keys lutou e devolveu uma das quebras, diminuindo a desvantagem no placar para 5/3. Contudo, na segunda chance que teve para fechar a parcial, a vice-líder do ranking não a deixou passar e garantiu o empate no segundo set-point que teve a seu favor no nono game.
Volta por cima da polonesa
Depois do susto no começo e da resposta no segundo set, Iga manteve o ritmo no terceiro e acabou premiada com a virada. Keys não conseguiu manter o mesmo nível, baixou o ritmo no momento de decisão da partida e não resistiu. O saque da norte-americana foi perdendo desempenho e ela acabou levando duas quebras seguidas.
As adversárias chegaram empatadas até o 2/2, quando a polonesa arrancou para a vitória. Com quebras no quinto e sétimo games, ela venceu cinco games seguidos e assim garantiu uma grande vitória, a quinta em sete jogos contra Keys.
Meldels… Iga tomando pneu, aquela que tinha uma confeitaria de bagels…
Pois é, esta tendo dificuldade no saibro que é o seu habitat e olha que não enfrentou a Ostapenko9 que não teve condições físicas se disputar o torneio) porque se tivesse enfrentado teria perdido antes, como teve dificuldade contra Keys, que não tem paciência no saibro porque se tivesse não teria perdido, então certamente se fosse a Ostapenko teria perdido de novo pra ela.
Das 22 conquistas de Swiatek, 12 foram fora do Saibro, com direito a USOPEN, meu caro. Ela está numa Semi de WTA 1000 e bateu uma jogadora , que tem dois Títulos na terra batida. Quem não tem paciência e não gosta do Esporte é o parceiro. Jamais vi alguém pegar gratuitamente no pé de uma ATLETA tão vencedora, como faz com IGA . Lamentável! . Abs !
Fanzoca (Sergio Ribeiro) será que entendeu o que eu disse? Ou tem tanta dificuldade para interpretar? Se você tem essa dificuldade e distorce coisas, então me desculpe porque não sou letrado em ensinar português a alguém porque minha profissão(engenharia) é outra, então cara procure um bom profissional de letras para o fazer enxergar isso, pois além de distorcer fatos confunde cada opinião com viagens. Abraço!
Não estou falando das virtudes ou das glórias dela não rapaz, apenas analisando o jogo ou a sua campanha, então aprenda a interpretar filhão.
Como comentarista de Tênis és um ótimo Engenheiro. Sem essa de erro de interpretação. Iga Swiatek é muito mais que uma Saibrista. E suas conquistas falam por si só, és um sujeito que não sabes ler o Esporte. Tens dificuldade com o básico. Madison não é somente impaciente no Saibro ( levou Torneios pra cima de Wozniak e Collins) , joga bem na superfície, mas longe da Polonesa . Fique calminho , meu caro. Abs !
Tá vendo filhão continua viajando, então e daí que aKeys já venceu 2 torneios de saibro porque isso não muda em nada , pois o que importa é a partida de hoje, portanto pegue o taipe aí e analise com parcimônia como foi o jogo porque até a sua ídola disse que ou melhor sugeriu que contou com erros da Keys devido a falta de paciência dela, então cara pegue o taipe para enxergar como foi. Agora não se preocupe porque estou calmo e jamais ficarei bravo com alguém, pois este não é o meu perfil só que não vou deixar de ser justo naquilo que acredito ou vejo. Outro abraço!
Hoje a Iga provou do próprio veneno que foi tomar um pneu. Mas o importante foi o resultado final, conseguiu se recuperar e virou o jogo.
É, mas só ganhou porque a Keys com a sua cabeça de vento ajudou,né amigo, pois ela não tem paciência no saibro, agora vamos ver como vai ser contra a freguesa Gauff, agora se ela não conseguir defender os pts no saibro terá enormes dificuldades de se sustentar como número 2.
Toda vez para o Flávio a Iga só ganha de sorte…e nessa ela segue tendo a melhor porcentagem de vitórias X derrotas do circuito em todos os pisos (menos na grama).
Você entende bem de tênis, ó iluminado.
Estou sendo sincero seu fanzoca viajante( Willian),será que você não enxerga não cara? Realmente vocês adeptos a alguém, seja quem for, não aceitam que falem verdade de um determinado atleta, seja os fãs da Sabalenka, Iga, Nadal, Djokovic ou qualquer outro e preferem viver no fanatismo exacerbado que acaba fugindo da realidade, na maioria das vezes, eu não ajo assim prefiro ser coerente. Agora peque o taipe do jogo e analise com coerência aí filhão, sem fanatice, para aprender a enxergar a realidade atual.
Você muitas vezes perde a oportunidade de ficar em silêncio. Já ouvi dizer que o silêncio, em muitas situações, é sinal de sabedoria. No seu primeiro comentário nesta página e agora na sua resposta ao meu comentário, você usa muito a expressão “se” que é uma expressão de condição (conjunção condicional). Se a Ostapenko tivesse condições físicas, se a Keys não tivesse cabeça de vento. Você tembém usa o recurso de desvalorizar e desmerecer as adversárias daquelas que você critica, neste caso a Iga Swiatek. A Ostapenko perdeu na chave de simples mas está na semifinal da chave de duplas, tendo ganho da dupla da Bia hoje. A Keys tem alguns bons resultados no saibro, tendo chegado na semifinal de Roland Garros em 2018. Então, os seus argumentos contra a Iga Swiatek estão perdendo cada vez mais força e você está ficando cada vez mais incoerente quando faz comentários sobre a melhor jogadora polonesa da história. Conforme diz a matéria nesta página, a Iga já aplicou 94 pneus na carreira, isso com 23 anos e 11 meses, sendo que o último foi nesta semana, e tem tudo pra ultrapassar a Serena Williams nesse quesito.
Tá vendo como você as vezes viaja aqui, de fato, lembro que você falou umas coisas sem sentido outrora,mas é um direito seu e isso eu respeito embora discordo de algumas análise suas que até aí esta tudo certo, agora o que eu disse foi fato cara porque será que você vai duvidar também da verdade, mesmo sendo fanzoca da IGA? Olha aí cara, então ela tomou um pneu (que não tomava há muito tempo) que foi no saibro (seu habitat) e estava meio sem reação ou desesperada hoje no jogo, basta ver o taipe, mas aí a Keys a trouxe pro jogo de forma atabalhoada que se você não quer enxergar isso aí esta sendo incoerente, então os vacilos da Key, com excessos de erros estúpidos não forçados, a trouxe de volta, tanto é que a mesma Iga disse isso que preferiu pôr só as bolas em quadra de forma inteligente para evitar o risco porque confiou ou sabia que a Keys não iria trabalhar a bola devido a falta de paciência que foi isso mesmo que aconteceu durante o segundo set ou pior no terceiro set, por isso que eu disse se fosse a OSTAPENKO (que é seu fantasma) ou talvez uma outra boa jogadora de mais força no saibro teria vencido hoje, aliás, a própria polonesa esta oscilando demais no saibro que sabemos que seu jogo simples e burocrático funciona bem no saibro, que só falta você e os fãs dela insistir em duvidar aqui, mas se as suas adversárias vão aproveitar a sua oscilação no saibro, exceto a OSTAPENKO, eu não sei, mas que esta dando margem para isso atualmente ela esta.
Oscilações fazem parte do jogo. Todas as jogadoras oscilam. Pra justificar as suas opiniões você sempre desvaloriza e desmerece algumas jogadoras, como se fosse fácil jogar contra a Iga. O jogo tem três sets e o que vale é o resultado final. Concordo que a Iga tem que treinar outras habilidades pra melhorar o seu jogo, mas se não treinou ainda é porque achou que não precisa. Tomar pneu pode acontecer com qualquer um. Acredito que não tenha jogador na história que tenha passado a carreira sem tomar um pneu em algum momento. O Nadal tomou pneu do Dominic Theim no US Open 2018, o Federer tomou pneu do Hubert Hurkacz em Wimbledon 2021 e o Djokovic tomou pneu do brasileiro Thomaz Bellucci no Master 1000 de Roma 2016. O tabu da Iga contra a Ostapenko pode ser quebrado a qualquer momento. O Sinner tinha 0x6 contra o Medvedev e hoje o histórico dos confrontos está 9×7 para o Sinner. Se a Ostapenko e a Iga se enfrentaram 6 vezes no circuito até agora é muito mais por culpa da letã do que da polonesa. A Iga chega nas fases finais na maioria dos torneios. Poderiam ter se encontrado neste WTA 1000 de Madri, só não se encontraram porque a Ostapenko não fez a parte dela. Dizer que a Swiatek tem medo da Ostapenko é a sua opinião, eu discordo. E esquece essa história de dizer a sua opinião pessoal e falar que está dizendo a verdade. Isso é uma grande pretensão.
A keys não pode reclamar das chances, pois teve várias que bastava controlar IGA só que a sua lerdeza e falta de mobilidade ajudou a IGA, o que aconteceu no AO ganhando da Sabalouka parece que foi na sorte porque a miga é muito lerda, jesuis. Parabéns para a polonesa que soube aproveitar só que por pouco não dar vexame hoje, rsrs
Pois é moça , então não pode falar a verdade não porque os fanáticos da IGA não aceitam, aliás, os fanáticos exageradamente seja de quem for tem um senso fora da realidade mesmo.
As adversárias precisam entrar com uma máscara da Ostapenko, pra ver se conseguem bater a Iga! A polaca é enjoada no saibro!
Boa essa,hein cara, aliás, faltou você completar que precisa entrar com a máscara dela no saibro aí é fato. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk