Iga faz sete games seguidos e reencontra Pegula nas quartas

Foto: Dustin Satloff/USTA

Nova York (EUA) – Campeã do US Open em 2022, Iga Swiatek deu mais um passo em busca do segundo título em Nova York e do sexto Grand Slam da carreira. A número 1 do mundo venceu a russa Liudmila Samsonova, 16ª do ranking, por 6/4 e 6/1 em 1h28 de partida nesta segunda-feira. A polonesa segue sem perder para Samsonova, liderando agora o histórico por 4 a 0.

Swiatek enfrenta nas quartas a número 6 do mundo Jessica Pegula e lidera o histórico de confrontos contra a norte-americana por 6 a 3. Elas já haviam se duelado na mesma fase da campanha para o título há duas temporadas. O confronto mais recente foi na decisão do Finals em Cancún, em que Swiatek dominou e fez 6/1 e 6/0 para ser campeã.

Aos 23 anos, Swiatek faz sua quinta participação no US Open e já melhora a campanha em relação ao ano passado, quando perdeu para Jelena Ostapenko nas oitavas. Vencedora de cinco torneios na temporada, em Doha, Indian Wells, Madri, Roma e Roland Garrros, a número 1 do mundo havia perdido nas terceiras rodadas do Australian Open e de Wimbledon.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Depois de ter escapado de alguns set-points na estreia contra Kamilla Rakhimova, Iga não correu mais riscos no torneio, passando pela japonesa Ena Samsonova na segunda rodada e pela russa Anastasia Pavlyuchenkova nas oitavas. Ela ainda não perdeu sets neste US Open. Já Samsonova, de 25 anos, igualou as melhores campanhas da carreira em Grand Slam, oitavas de Wimbledon em 2021 e em Nova York em 2022.

Após primeiro set equilibrado, Iga passou a dominar

Em um primeiro set muito equilibrado, Swiatek teve ótimo desempenho no saque. Ela não enfrentou break-points e cedeu apenas oito pontos nos games de serviço. Confirmando rapidamente os saques e sempre colocando a rival sob pressão no placar, a polonesa teve duas chances de quebra ainda no começo da partida, mas Samsonova ainda equilibrou as disputas até o 4/4, com seu jogo de muito peso de bola.

Quando Swiatek liderava por 5/4, ela testou a paciência da russa e teve sucesso. A solidez da polonesa nos ralis de fundo e sua facilidade para mudar a direação da bola e tirá-la do meio da quadra fez com que Samsonova cometesse muitos erros não-forçados. E assim, a número 1 do mundo fechou o primeiro set.

A vantagem no placar deu muita confiança para Swiatek, enquanto Samsonova parecia ter sentido a oportunidade perdida e baixou a intensidade no começo do segundo set. Sem conseguir suportar o volume de jogo da polonesa no começo da segunda parcial, a russa sofreu duas quebras muito rápido e logo se viu perdendo por 5/0. Só depois de ter permitido sete games seguidos à número 1 do mundo é que Samsonova saiu do zero no placar, mas a vantagem construída pela polonesa era confortável para que ela definisse a disputa em dois sets.

4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Valentina
Valentina
2 meses atrás

Meus amores vi quase todos os jogos das oitavas do feminino exceto Sabalenca x Mertens e Badosa x Wang e vi o grande joga do nossa Bia hoje, agora a Sansonova era muito fraquinha para a Iga e não dava não gente porque tem uma direita muito ruim, e depois que perdeu primeiro set se entregou. Acho que as quartas vai ser jogo duro pra elas. Parabéns para a Iga, Muchova e principalmente para a Bia que me deixou emocionada o que vocês acharam?

João Sawao ando
João Sawao ando
2 meses atrás

Vamos Pégula

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
2 meses atrás
Responder para  João Sawao ando

Até tu caro ando ? . Aquela figura parece que contamina todo mundo por aqui . Iga jogou 57 partidas na Temporada e venceu 51 . Não é N 1 atoa . Sabalenka no USOPEN pode bate-la . Pegula difícil…Abs!

Luis Ricardo
Luis Ricardo
2 meses atrás

a Iga não jogou bem , alias , não vem jogando bem, porque andou lendo os comentários aqui vertidos pelos “grandes” analistas e ela está quase entrando em “depré” por causa disso. Eu liguei pra ela (sim , porque eu tenho o wazap dela) e disse-lhe para não leer mais , então acho que pode melhorar nos próximos jogos…….bom , eu acho né !”!!

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.