PLACAR

Iga cobra da WTA definição sobre sede do Finals

Foto: Mike Lawrence/USTA

Nova York (EUA) – A indefinição sobre a sede do WTA Finals é motivo de cobrança entre as principais jogadoras do circuito e a número 1 do mundo Iga Swiatek se manifestou sobre o assunto na coletiva de imprensa prévia ao US Open. A polonesa disse que as jogadoras ainda esperam por uma resposta da WTA e explica que isso atrapalha o planejamento do calendário para os últimos meses do ano.

“Nós, jogadoras, não estamos envolvidas em todas as discussões. Estou esperando o que a WTA nos dirá. Mas é muito lamentável e irritante não termos nenhuma decisão ainda”, disse Swiatek na última sexta-feira em Nova York.

“Obviamente, queremos saber porque é difícil se planejar para o que vai acontecer depois. Eu adoraria jogar as finais da Billie Jean King Cup [na Espanha, em novembro]. Não sei onde será o WTA Finals e como serão as viagens e tudo mais”, acrescentou a polonesa de 22 anos, que pretende incluir também a competição por equipes em seu calendário para o fim do ano.

Torneio entre as oito melhores da temporada, o WTA Finals está marcado para acontecer a partir de 30 de outubro, mas a entidade que comanda o tênis feminino ainda não divulgou o local. Apesar do acordo de dez anos com a Shenzhen, cidade chinesa só recebeu o evento em 2019. A edição de 2020 foi cancelada por conta da pandemia e nos últimos anos, o torneio foi na América do Norte, primeiro em Guadalajara e depois em Fort Worth, nos Estados Unidos. Há rumores de que o torneio seja transferido para a Arábia Saudita.

“Ano passado, quando estávamos em Fort Worth, eles nos garantiram que a decisão seria tomada no início deste ano. É um pouco chato, mas como jogadoras não há nada que possamos fazer. Temos que esperar as negociações da WTA. Talvez as jogadores que fazem parte do conselho saibam um pouco mais. Eu realmente não quero me aprofundar no tópico do Finals, porque obviamente é frustrante e não faz sentido analisar isso agora, mas provavelmente terei mais a dizer quando a decisão for tomada”.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Reveja os melhores lances da final masculina de Wimbledon

Momento histórico: Hewett completa o Slam em Wimbledon

PUBLICIDADE