PLACAR

Hurkacz domina duelo na despedida de Nadal em Roma

Hubert Hurkacz (Foto: Adelchi Fioriti/FITP)

Roma (Itália) – Dez vezes campeão do Masters 1000 de Roma, Rafael Nadal disputou uma partida no Foro Italico pela última vez neste sábado e foi eliminado ainda na segunda rodada do tradicional torneio em quadras de saibro. Jogando com ranking protegido nesta temporada que deve ser a última de sua carreira, o espanhol foi superado pelo polonês Hubert Hurkacz, número 9 do mundo, por 6/1 e 6/3 em 1h32 de partida.

Nadal não perdia tão cedo em Roma desde 2008, quando foi superado na estreia pelo também espanhol Juan Carlos Ferrero. E naquele ano, por ser cabeça de chave, ele havia entrado direto na segunda fase. Já em 2024, ocupando apenas o 305º da ATP após a lesão no quadril que comprometeu suas últimas temporadas, ele estreou vencendo o belga Zizou Bergs na última quinta-feira.

“Jogar contra o Rafa é algo especial. É apenas diferente. Principalmente no saibro, onde ele dominou nos últimos 20 anos. Ninguém jamais terá um histórico como ele. Ele transcende o esporte e inspirou muitas pessoas. Então estou muito feliz por ter tido essa experiência hoje.”, disse Hurkacz na entrevista em quadra, depois de ter enfrentado Nadal pela primeira vez na carreira. Lembrando que o polonês também foi o responsável por impor a última derrota de Roger Federer em Wimbledon em 2021.

Algoz de Nadal neste sábado, Hurkacz é mais habituado aos pisos velozes, que favorecem especialmente o seu saque. No entanto, o polonês de 27 anos conseguiu na atual temporada seu primeiro título no saibro, no ATP do Estoril. Já nos dois primeiros Masters 1000 da temporada de saibro, caiu nas oitavas em Monte Carlo e Madri.

“Tive que jogar em alto nível o tempo todo”, conta o polonês

Embora tenha perdido apenas quatro games, o polonês destacou a necessidade de manter o foco o tempo todo para não deixar Nadal voltar para o jogo e lembrou o início complicado que teve na partida. “Obviamente o placar parece fácil, mas eu sabia que tinha que estar no meu mais alto nível durante todo o jogo. Se eu tivesse caído só um pouquinho, ele já estaria de volta. Essa foi a parte realmente difícil e eu estava tentando administrar isso da melhor maneira que pude”.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

“Os primeiros games foram provavelmente os mais longos que já joguei na minha vida. Mas assim que encontrei meu saque, isso ajudou a aumentar minha confiança. Na verdade, depois daqueles jogos longos, entrei num ritmo muito bom e senti: Ok. posso continuar assim até o final do jogo”, avaliou o nono do ranking. O próximo rival será o argentino Tomas Etcheverry, algoz do número 1 do Brasil Thiago Wild por 6/3 e 7/5. O argentino de 24 anos está com o melhor ranking da carreira e vai em busca da primeira vitória contra top 10 em sete tentativas.

Partida começou com games longos, mas Hurkacz logo assumiu o controle

Os dois primeiros games da partida foram muito longos e o placar estava empatado por 1/1 depois de 26 minutos. Nadal já havia escapado de dois bbreak-points, mas perdido cinco chances de quebra. Mas não demorou para que Hurkacz assumisse o controle da partida. Com seu ótimo saque, o polonês confirmou dois games de forma bastante tranquila e seguiu pressionando o serviço do espanhol para conseguir duas novas quebras. Mesmo enfrentando um 15-40 na hora de sacar para o set, ele definiu a parcial.

Já no segundo set, Hurkacz foi implacável no saque e cedeu apenas um ponto em seus games de serviço. Sem dar muitas chances para que Nadal efetivamente disputasse os pontos, que vinham sendo definidos com poucas trocas, ele conseguiu duas novas quebras para fechar o jogo. O polonês disparou nove aces na partida, liderou a estatística de winners por 23 a 19 e cometeu apenas 10 erros contra 20 de Nadal.

Não houve nenhuma cerimônia de despedida para o espanhol em quadra, como havia ocorrido no Masters 1000 de Madri há menos de duas semanas. Mas as arquibancadas do estádio principal estavam lotadas e o espanhol foi aplaudido de pé, inclusive pelo vencedor da partida.

69 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Fernando Venezian
Fernando Venezian
8 dias atrás

Hurkacz se tornou um jogador muito versátil! Além do saque devastador, o gigante polonês troca bolas de fundo com muita tranquilidade! Rafa teria de estar no auge para batê-lo

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
8 dias atrás
Responder para  Fernando Venezian

O problema é jogar em altíssimo nível aos 38 ( Rafa faz agora em maio ) . Murray e WAWRINKA também não conseguiram . Teve um gênio que aos 38 , meteu 94 WINNERS pra cima de Djokovic, na FINAL mais longa em WIMBLEDON da história. Falta agora o Sérvio mostrar ( faz 37 em maio ) que com ele o buraco também é mais embaixo…Abs!

Jonas
Jonas
8 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

E perdeu.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
8 dias atrás
Responder para  Jonas

Como sempre em finais de Wimbledon.

Flávio
Flávio
8 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Sergio acho que Djokovic não esta preocupado com esse número que vc levantou não cara, basta ele ganhar só mais 1 slam e ser o soberano porque ele sabe que se alcançar os 25 slam, ultrapassado a lendária Court, ninguém vai superar essa marca GIGANTESCA de 25 slam, seja tênis masculino ou feminino aí ele encerra a sua carreira vitoriosa.

Lee
Lee
8 dias atrás
Responder para  Flávio

E o Djokovic pode chegar ao 25 slam agora em Roland Garros, dependendo de como o Alcaraz voltar do retorno de lesão Djokovic entra como favorito em Roland Garros.

Flávio
Flávio
8 dias atrás
Responder para  Lee

Lee acho que se não for RG, pode ser Wimbledom ou Usopen, ou seja, ele 3 3 oportunidades de alcançar a glória eterna no tênis,mas se ele ganhar mais 1 a turminha vai surtar. kkkkkkkkkkkkkk

Flávio
Flávio
8 dias atrás
Responder para  Flávio

Aliás é 3 oportunidades, e desculpa meu erro por isso estou corrigindo.

Jadir Rodrigues
Jadir Rodrigues
8 dias atrás
Responder para  Flávio

Iga Swiatet, 22 anos e arrasando!

Flávio
Flávio
7 dias atrás
Responder para  Jadir Rodrigues

E daí Jadir Ferreira, pois a polonesa esta no topo porque o nível do tênis feminino atual é limitado, mas não ouça comparar não filho porque aí vc estaria sendo injusto com as moças cobrando algo que elas não podem dar, porque a diferença de qualidade é muito grande. Iga com seu jogo reativo deve chegar no máximo a 12 slam(em chance de ganhar alguns RG e Usopen) que não esta ruim não, então fica a dica.

Flávio
Flávio
7 dias atrás
Responder para  Jadir Rodrigues

E daí cara, ela esta o topo porque o tênis feminino atual esta limitado, mesmo sedo mérito dela e aqui estamos falando de um jogador recorde e não da polonesa,

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
8 dias atrás
Responder para  Flávio

O cara perdeu 10 FINAIS de SLAM . E somente levou o segundo em 2011 aos 24 anos . É óbvio que embora difícil pode ser sim superado .Abs !

Alessandro Siqueira
Alessandro Siqueira
7 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Djokovic é de maio de 1987. Ganhou o segundo slam aos 23, em janeiro de 2011. Ainda com 24 anos, tinha 5 slams, já que levou Wimbledon e USOPEN/11 e Austrália/12, antes de completar 25 anos.

Flávio
Flávio
7 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Vai ser superado estas blefando kkkkkkkkkkkkkkk, acorda, eu hein até agora você insiste nisso pois 24 slam não é igual os 4 slam que a polonesa tem, então meu caro não é simples como você pensa, desculpa a minha sinceridade e já falei a ti ninguém deve superar isso seja homem ou mulher porque isso é um trabalho de uma vida e os 24 slam que Djokovic conseguiu deve ter sido as custas de muito sacrifício porque é muito difícil, mas se você quer comparar os feitos da polonesa tem que comparar com a lendária Steffi Grafi, que foi a última gênio do tênis feminino, porque ganhou 22 slam totalizando 107 títulos, então cara ela foi tão genial que ganhou uma marca que nem o DJOKOVIC ou o Big 3 possui que é o GOLDEN SLAM. Detalhe a Sabalenka e o Sinner têm essas chances este ano, mas acho difícil ou impossível eles conseguirem isso, mas seria fantástico se um deles ou ambos conseguirem isso porque seria histórico, mas se não conseguirem aí a chance de alguém tentar vai ficar para os próximos 4 anos junto as olímpiadas. Abraço.

Flávio
Flávio
7 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Vai ser superado zzz, acho que vc esta blefado aqui, eu hein até agora você insiste nisso pois 24 slam não é igual os 4 slam que a polonesa tem não cara, então meu caro não é simples como você pensa, desculpa a minha sinceridade e já falei a ti ninguém deve superar isso seja homem ou mulher porque isso é um trabalho de uma vida e os 24 slam que Djokovic conseguiu deve ter sido as custas de muito sacrifício porque é muito difícil, mas se você quer comparar os feitos da polonesa tem que comparar com outra mulher e citei o exemplo da lendária Steffi Grafi, que foi a última gênio do tênis feminino, porque ganhou 22 slam totalizando 107 títulos, então cara ela foi tão genial que ela ganhou uma marca que nem o DJOKOVIC ou o Big 3 possui que é o GOLDEN SLAM. Detalhe a Sabalenka e o Sinner têm essas chances este ano, mas acho difícil ou impossível eles conseguirem isso, mas seria fantástico se um deles ou ambos conseguirem isso porque seria histórico, mas se não conseguirem aí a chance vai ficar para os próximos 4 anos junto as olímpiadas. Abraço

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
8 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Djoko não quer ficar no cheirinho aos 38 em WB.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
8 dias atrás
Responder para  Paulo Sérgio

E também não gostou de ter ficado no cheirinho do FINALS 2019 , eliminado pelo Craque Suíço e perdendo o N 1 para Nadal … rsrs. Abs!

Alessandro Siqueira
Alessandro Siqueira
7 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Por falar em Finals, o que dizer de 2014? Ah, sim, Djokovic levou o título porque o oponente ficou com medo da surra na partida derradeira.

Rodri
Rodri
8 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

O servio é o mais velho num 1 da história, não precisa provar mais nada.

Willian Rodrigues
Willian Rodrigues
8 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Prezado SR, ocorre que o lado oposto da quadra havia outro gênio do esporte… Que se defende e contra-ataca absurdamente , além de ser o maior devolvedor da história. Parece-me que esses últimos fundamentos venceram naquela fatídica final de WB 2019… E na maioria dos outros embates… Abs

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
8 dias atrás
Responder para  Willian Rodrigues

Perdeu em TODAS as estatísticas naquela partida espetacular , exceto nos ENFS . Agora no AOPEN 2024 não teve nenhum Break contra SINNER. A idade chega pra todos …Abs!

Alessandro Siqueira
Alessandro Siqueira
7 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Afinal, os números importam ou não? Não parece coerente uma pessoa tão afeita a critérios subjetivos trazer números à colação.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
8 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Aposto que o gênio trocaria esses inócuos 94 winners pelo troféu!

Jansen
Jansen
8 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Sergio, Djoko sem físico é um jogador comum, zero genialidade a tendência agora é só apanhar da next gen

Paulo Almeida
Paulo Almeida
8 dias atrás
Responder para  Jansen

Os drop shots de ontem discordam de você.

Flávio
Flávio
7 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

Pois é Paulo Almeida o cara teve a coragem de escrever isso, ora Djokovic usa muita técnica nos seus jogos e acho que o Jansen quando escreveu que Djokovic não tem técnica vai ver que estava sonolento só pode, né. kkk

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
8 dias atrás
Responder para  Jansen

Qual jogador de tênis não tem físico? Qual jogador ganhou mais majors depois dos 30?

Flávio
Flávio
7 dias atrás
Responder para  Jansen

Jansen tu estas de sacanagem em falar isso, ora bolas Djokovic joga muito e tem técnica apurada usando curtas, slice, lob, smash, voleio e você vem viajar aqui, acho que nem você acredita que escreveu isso. kkkkkkkkk

José Cardoso Jr
José Cardoso Jr
8 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Sérgio Ribeiro. E esse “jeniu” que fez 94 winners ganhou o jogo do Nole. Da próxima vez, seja mais completo ao comentar essa final de Wimbledon. Fica a dica!

Marcos
Marcos
8 dias atrás
Responder para  José Cardoso Jr

kkkkkkk

Marcos
Marcos
8 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

e perdeu kkkkkk

Willian Rodrigues
Willian Rodrigues
8 dias atrás
Responder para  Fernando Venezian

Concordo Fernando! E como admirador do Nadal, eu gostaria muito que ele estivesse em altíssimo nível para despedidas dignas do que foi sua carreira até aqui. Seria magnífico assistirmos a mais uma ou duas partidas contra Djokovic no saibro. Ou, pelo menos, contra Sinner ou Alcaraz em suas versões prime.

Fernando Venezian
Fernando Venezian
8 dias atrás
Responder para  Willian Rodrigues

Willian, pelo andar da carruagem, acho que não veremos a melhor versão do Rafa em Rolanga! Acho que ele não vai suportar jogos de cinco sets. Fora que tem muita gente jogando bem no saibro. Pode ser uma despedida melancólica, infelizmente

José Alexandre
José Alexandre
8 dias atrás

Polonês impiedoso nas despedidas. Não seria surpresa se o espanhol nem for pra RG.

Flávio
Flávio
8 dias atrás
Responder para  José Alexandre

Verdade cara, agora o nível físico do Nadal esta muito abaixo e hoje dificilmente ele consegue vencer um top 20 ou top 30 sem ritmo e pude ver isso no jogo de hoje.

Marcelo
Marcelo
8 dias atrás
Responder para  Flávio

Ele venceu o De Minaur (se não me engano é top 10 ou 15!?) em Madri e jogando bem..

Flávio
Flávio
8 dias atrás
Responder para  Marcelo

Sim Marcelo, mas foi um caso a parte.

James Garcia
James Garcia
8 dias atrás
Responder para  Marcelo

De Minaur é fraco, não conta

Paulo Almeida
Paulo Almeida
8 dias atrás

Hurkacz melhorou demais no saibro. Não botava fé que fosse ganhar, muito menos passar o trator como hoje.

Flávio
Flávio
8 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

Verdade Paulo é um jogador perigoso, seja em qualquer quadra aliado ao saque, que pra mim é o maior sacador do mundo para ganhar dele precisa sacar bem e fazer com que ele se movimente mais.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
8 dias atrás
Responder para  Flávio

Sim, ele é o melhor sacador do mundo. Djoko que o diga em Wimbledon 2023.

Elias Aguiar
Elias Aguiar
8 dias atrás

Nadal está num nível muito abaixo, mas méritos do Hurcarz!

Osvaldo
Osvaldo
8 dias atrás

isso aí, Nadal ! Vamo guardar todas as energias para o último caneco em RG ! Vc vai voltar mais forte do que nunca ! rumo ao 15º RG !
#rumoaos25slams #euacredito

Marcelo
Marcelo
8 dias atrás
Responder para  Osvaldo

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Rodri
Rodri
8 dias atrás
Responder para  Osvaldo

Kkkkkk

Paulo Almeida
Paulo Almeida
8 dias atrás
Responder para  Osvaldo

Kkkkkkkk, achei que o ctrl + c ctrl + v fosse sumir hoje.

TorcedorBr
TorcedorBr
8 dias atrás
Responder para  Osvaldo

Sério mesmo, que vc acredita nisso?

José Alves
José Alves
8 dias atrás

Esse polonês nunca mais fará um jogo impecável como esse contra alguém do tamanhondo Nadal.
Rafa segue favorito pra ganhar em RG

Flávio
Flávio
8 dias atrás
Responder para  José Alves

Sei não José Alves,pois tenho dúvidas e como lá será jogos de 3 sets não sei se Nadal aguenta um top 20 assim, ou seja, com ritmo baixo,

Alessandro Siqueira
Alessandro Siqueira
8 dias atrás

Hurkacz, o agente final do INSS.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
8 dias atrás
Responder para  Alessandro Siqueira

Kkkkk

Francisco Paulo Sousa dos Santos
Francisco Paulo Sousa dos Santos
8 dias atrás

Vamos Rafa,da pra jogar RG

Marcelo Calmon
Marcelo Calmon
8 dias atrás

Nadal se jogar assim só passa da 2° rodada de Rolanga se pegar um sorteio bem favorável. Mas para ele em 2 semanas subir bastante de nível não custa nada, apesar da idade e do grande período de inatividade.
No game final do 1° set o juiz tentou dar uma ajudada, foi conferir uma bola que seria fora e inventou algo para dar dentro e dar o ponto pro Nadal. No replay em câmera lenta já deu pra ver que foi fora. Sorte do juiz que foi com o Hurkacz, se fosse o Rublev quebrava a raquete na cabeça dele.

Fábio
Fábio
8 dias atrás

Muito triste ver grandes atletas em fim de carreira. Ainda mais um tenista que nunca quebrou uma raquete. Não é um recorde isso obviamente, mas por outro lado é muito respeito ao esporte que pratica. De um lado existem números e de outro deferência.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
8 dias atrás
Responder para  Fábio

E os números definem o GOAT.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
8 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

Mais um chorão. Deve ter ficado eufórico quando Nadal ganhou RG 2022 e estabeleceu novo recorde de majors e agora vem com esse papo furado de que números são apenas números.

Walmir
Walmir
8 dias atrás

exterminador de aposentados, esse polonês é o sonho do INSS…

Alessandro Siqueira
Alessandro Siqueira
8 dias atrás
Responder para  Walmir

Eu diria que é o pesadelo, afinal ele coloca a pá de cal na atividade e joga para a aposentaria… rsrs

Luciano
Luciano
8 dias atrás

Sem esses problemas físicos, Nadal teria ganho do polonês, não tenho dúvidas disso! No tênis profissional, se o freguês não estiver 100%, fica comprometido! Torço para o Nadal jogar Roland Garros e ir o mais longe possível! Dificilmente terá outro jogador que dominou a terra batida como ele o fez!

Souza Oliveira
Souza Oliveira
8 dias atrás

Os cara torcendo pra um grande jogador não ter mais condições de jogar, pelo simples fato de babar ovo do sérvio. Não são admiradores do grande esporte chamado tênis, são apenas babadjkos que jamais será e isso e um fato que o esporte e cruel. Sérvio eterno bom jogador e é só isso kkkkk avanteee choradeira não vai mudar nada já digo…. Paz

Marcos
Marcos
8 dias atrás
Responder para  Souza Oliveira

kkkkkk aí se chora hein Souza nunca será kkkkkk

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
8 dias atrás
Responder para  Marcos

Godines o Nadal nunca será. Paz.

Souza Oliveira
Souza Oliveira
7 dias atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Como eu disse choradeira não muda nada kkkk o sérvio jamais será aceita e segue o baile…. Paz

Souza Oliveira
Souza Oliveira
7 dias atrás
Responder para  Marcos

E apenas fato… sérvio jamais será…. Paz

José Cardoso Jr
José Cardoso Jr
8 dias atrás

Coitado do Nadal. Acho que não deu nem tempo de anotar a placa do bitrem que o atropelou naquadra central. Rumo ao INSS!

José Airton
José Airton
8 dias atrás

Gosto muito do Nadal, mas nem ele acredita que ganhará agum torneio nessa turnê de despedida.

James Garcia
James Garcia
8 dias atrás
Responder para  José Airton

Da pra ganhar algum challenger no saibro

Marcelo Reis
Marcelo Reis
8 dias atrás

Amigos, sinto que a hora derradeira está chegando. Nadal não tem mostrado o nível suficiente em nenhum torneio que disputou esse ano. Espero que ele consiga, ao menos, fazer um RG decente e, quem sabe, as Olimpíadas também. Mas temo que talvez nem isso ocorra … :(

Elienki Hasamel
Elienki Hasamel
7 dias atrás

Pobre V£r£rs0m viúva! Deve tá na maior deptê! ….

Ah! Só pra lembrar. Djokovic não é GOAT, é GOOODD!!! INCONTESTÁVEL!!!

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Nadal leva público italiano ao delírio com incrível reação

Conheça o que aconteceu nos bastidores do WTA 100 de Madri

PUBLICIDADE