Kitzbuhel (Áustria) – Faltou pouco para Gustavo Heide superar mais um qualificatório de nível ATP no saibro europeu. Neste domingo, ele venceu o primeiro set antes de ser batido pelo tcheco Vit Kopriva, cabeça 2 e 112º do ranking, com parciais de 3/6, 6/3 e 7/5.
Esta foi a sétima partida do paulista de 22 anos em oito dias, já que ele superou o quali de Gstaad no último final de semana, fez mais duas partidas na chave principal, onde foi eliminado na sexta-feira. Aí seguiu para a Áustria e jogou mais duas rodadas do quali de Kitzbuhel.
Cada tenista liderou com certa margem os dois primeiros sets. Os dois então trocaram quebras no começo da série decisiva e daí em diante mantiveram seus serviços com tranquilidade. Num longo 11º game, Heide teve 40-30, mas perdeu os dois pontos seguintes e foi quebrado. Ainda tentou reagir, teve chance de quebra para levar ao tiebreak, mas acabou superado.
Com a campanha de Gstaad, Heide obterá nesta segunda-feira a mais alta classificação de sua carreira, com o 155º posto, quatro acima de seu recorde pessoal anterior. Ele está inscrito para disputar na próxima semana o challenger de San Marino.
Não tem nem chance de entrar como LL?
Hoje vi o.jogo do Heide. Como é bom vê-lo nos ATPs. Sempre torcendo pra ele superar aquela Inhaca de lesões e outros traumas. Que beleza ver ele no lugar merecido pelo seu tênis.
achei que ele perderia no Q1 porque percebi que o translado de Gstaad para Kitzbuhel não é facil rs. No minimo 8hs de trem e ele já jogou em Kitzbuhel no dia seguinte da derrota em Gstaad (e acho que se ele ganhasse a QF em Gstaad rolava em SE para Kitzbuhel …). E agora no Q2 ainda bateu na trave rs. Está numa crescente o Heide.
O Heide está virando um filhote de Selvagem. Venceu o primeiro e assim q foi quebrado no segundo começou a reclamar de tudo, e nao parou mais. Desanima ver isso. Ninguem vai trabalhar o psicológico do rapaz? Pensei q fosse quebrar a raquete no match point… Mas logo vai acontecer.
Outra derrota normal, em relação ao adversário, mas dolorida da forma que ocorreu. 5×5 no 3o set, sacando em 40×30 e comete duas duplas faltas. Ou seja, tremeu, como havia tremido contra o Halys pra fechar o 2o set e levar pro 3o.
Enfim, é jovem ainda, mas tem que ter uma orientação mental para estes momentos.
Eu ia comentar justamente isso: a derrota em si faz parte mas a forma como foi fica difícil de engolir, cedeu o BP derradeiro com as duas duplas faltas, depois o tcheco, sacando para o jogo, tbm tremeu, cometeu dupla falta, n colocou um 1° saque em quadra, tbm cedeu BP e ainda assim o BR n conseguiu capitalizar para levar o jogo p/o TB..
Acho que pode ter pelo menos um LL aí. O Nuno borges acabou de ganhar seu primeiro atp, imagino que vai desistir. Para o Heide entrar, pelo critério do ranking seria preciso 3 desistências, mas no formato atual não sei dizer se ele participa do sorteio ou não.
É sempre a mesma estória: “Quem não faz… leva!!!”.
Moral da história: Não se desperdiça as oportunidades, normalmente elas não voltam.
Ousadia & Anemia
Concordo com as opiniões anteriores que tratam da questão mental do Gustavo Heide. Ele ficou mentalmente muito forte nos últimos 6 jogos, mesmo quando perdeu para o Halys, embora tenha desperdiçado chances de ganhar o 2.o set, porém, ali, forma questões de jogo mesmo (erros). Mas ontem voltou o mental, num jogo que estava teoricamente dominado, com um a zero, e uma quebra logo no 1o. game. Depois foi quebrado, e deu um bela saída do jogo. Demorou a voltar. Era jogo para 2 x 0, um adversário muito acessível. Paciência e continuidade, mas o mental embora já tenha evoluído muito, ainda precisa ser melhorado, sim. Deu um belo salto no ranking nessa semana.
Ele não tem chance DE LL? Houveram duas desistências hj…Dalcim?
Houve só um LL até agora. Ainda tem o Virtanen antes do Heide, caso surja outro.