Gstaad (Suíça) – Um dia depois de causar grande surpresa e eliminar o número 18 do ranking, o paulista Gustavo Heide mostrou falta de energia e caiu nas quartas de final do ATP 250 de Gstaad, disputado sobre o saibro, ao perder do francês Quentin Halys, com parciais de 6/1 e 7/5. Ainda assim, ele chegou a sacar para fechar o segundo set, com 5/3, e falhou.
Com a campanha inédita em sua curta carreira para torneios de primeira linha, o tenista de 22 anos avançará 24 posições e alcançará na próxima segunda-feira sua mais alta classificação no ranking internacional, com o 154º lugar, cinco acima de sua melhor marca anterior.
Heide está inscrito para o qualificatório do ATP 250 de Kitzbuhel, que começa já neste sábado, assim como aconteceu em Gstaad. Ele tem vaga direta para o challenger de San Marino na semana seguinte.
Primeiro set sem energia
O desempenho com o primeiro saque definiu o primeiro set. Apesar do baixo índice de acerto, com 47%, Halys venceu a maioria dos pontos sem esforço ou logo na segunda bola, chegando a perder apenas dois desses lances, vendo o adversário muito recuado no fundo de quadra. Ao mesmo tempo, Heide acertou 62% do primeiro serviço, mas só ganhou 38%, com muitos erros da base.
How on EARTH 🤯
From the floor @QuentinHalys hits one of the shots of the year…@SwissOpenGstaad #ATPGstaad pic.twitter.com/Wti4EPBvQW
— Tennis TV (@TennisTV) July 19, 2024
O brasileiro mudou de postura e ficou bem menos apressado no segundo set e isso lhe garantiu equilíbrio nos seis primeiros games. Halys perdeu qualidade na devolução e, forçado a trocar mais bolas, cometia erros. Quando o saque não funcionou, permitiu a quebra no oitavo game e viu Heide sacar para o set com 5/3, mas aí foi a vez de o brasileiro falhar seguidamente em bolas fáceis e de forehand, incluindo dupla falta no 15-40.
Halys aproveitou a sobrevida, virou para 6/5 e ainda permitiu uma oportunidade de reação do brasileiro, com 30-40, mas aí jogou firme com o forehand e se safou com um winner. Heide ainda salvou um match-point com avanço à rede, mas não foi o bastante para impedir a vitória do ex-número 61 do ranking.
Infelizmente não é toda hora que tem pão quente
Que jogo Ridículo do Heide, cara morto em quadra .. ele conseguiu deixar o cara ganhar Deprimente
Perder faz parte, mas do jeito q foi é triste. Entrou em quadra apático, sem energia. Sacou para fechar o set e mandou dois forehands fáceis no pé da rede. Péssima movimentação. Agora vamos aguardar mais umas 5 semanas para ver ele
Joga novamente.
Parece em alguns jogos entra no modo ‘Didi com dor de barriga’. O tempo todo com pessima linguagem corporal. Perdeu pra um cara fraquisismo.
com uma apatia assim tão evidente não seria melhor consultar um psicólogo? o torneio deve disponibilizar.
Vale o mesmo comentário que fiz no jogo do “esforçado e dedicado canhoto cearense”.
Esse aqui provavelmente deve ser CEO de empresa … só pode.
Sempre esculachando quem é médio e esforçado.
Então, na minha profissão, eu sou muito melhor que os tenistas brasileiros em suas situações atuais. Eu entrego resultado sempre dando show. Eles, só naquela enroleba.
CEO ruim, diga-se de passagem, porque um bom CEO valoriza quem é médio e esforçado, os quais constituem a maioria dos trabalhadores de qualquer boa empresa. O indolente, médio ou talentoso, é que não têm vez.
5/3 no segundo set, 15/0. Deu pane. Perdeu quatro pontos grotescos, perdeu o game. Perdeu mais tres pontos grotescos – sete seguidos ao todo – e eu desliguei, pq vi q o rapaz estava pirado. Monteiro tb perdeu, Mateus Alves ta levando uma virada, e o mesmo está acontecendo com o Dutra Silva. Depois de uma quinta feira mágica, uma sexta feira de cinzas. Espero q o Nadal salve o tenis hoje.
Infelizmente aconteceu oq se temia: euforia pela grande vitória prévia + uma percepção de favoritismo p/ esse jogo= ao Heide atuar num nível mtooooo abaixo da partida prévia..
Derrota doida mas, ao contrário do Monteiro, é jovem e ainda tem btt tempo para tirar aprendizados desse momento.
E fico feliz do rapaz estar inscrito p/ + 2 semanas seguidas de torneios, ao menos agora está mostrando disposição para encarar a puxada rotina do circuito profissional..
Agora é se recolher e voltar daqui ums dois meses… rsrs
Heide e Thiago monteiro só serviram para uma coisa essa semana , tirar grana dos apostadores esportivos 2x incrivel ontem um bateu um top10 e o outro um top20 que venhamos e convenhamos perder ali ok … hoje os 2 de vdd eram favoritos e conseguiram pipocar a do monteiro ainda acho que foi pior ainda era a oportunidade de ouro da vida dele de fazer uma possivel semifinal contra o Nadal e até mesmo buscar a final esse atp da suecia estava bem a disposição …
O Gustavo não era o favorito, as casas de apostas pagavam 2,21 para ele enquanto o adversário tinha cotação de 1,66.
Ele vem demonstrando melhoras claras, o ranking vem escalando, mas é nítido pra mim em muitos jogos uma apatia, parece q cansa rápido e/ou o desgaste no dia anterior ele não consegue voltar ao nível de competir no dia seguinte, desconcentra facilmente e demonstra isso ao adversário
Bora p o próximo, pouco a pouco vem escalando o ranking.
Só mais um brasileiro em ação
Gastou tudo no jogo de ontem.
É inacreditável
Mesmo com todas as circunstâncias da derrota, vejo uma semana super positiva pro Heide. Se antes da semana começar, alguém me falasse que o Heide furaria um quali de ATP, chegaria as quartas de final vencendo um TOP15, eu diria que a pessoa estaria sonhando. Foi uma boa campanha. Obviamente todos os pontos comentados sobre a apatia e movimentação são válidos, porque são fatos e precisam ser melhorados se ele quer ser um profissional de sucesso. Existe potencial no Heide. Precisa de dedicação e vontade para querer evoluir. Bora pra próxima
Jogador comum de nível comum e resultados comum, não me surpreende em nada não é nenhum fora de série então não sei porque as pessoas ficam decepcionadas. Decepção a gente tem com atleta de elite que não tem consistência, jogadores comuns não se espera nada e tá tudo bem
Abaixo do top 50, todos são comuns.
Acabou a energia,bora pra próxima!
Derrota normal, considerando uma sequência de quatro jogos e onze sets.
Heide depende muito do seu (bom) saque.
Quando não entra, fica difícil.
Heide é jovem ainda, mas situações como essas vão criando uma casca necessária! Sua postura parecia a de um jogador que terminou o torneio mentalmente depois de ganhar do Ugo Umbert! Foi um jogador totalmente inferior ao da partida anterior e isso se refletiu no resultado! Mas ele tem apenas 22 anos e terá seu melhor ranking segunda! E vamos para mais…:)