Guto Miguel lidera juvenis brasileiros em Porto Alegre

Guto Miguel (Foto: Luiz Candido/CBT)

Porto Alegre (RS) – A partir desta segunda-feira, o Rio Grande do Sul será o centro das atenções no mundo do tênis juvenil. De 17 a 23 de fevereiro, o estado recebe a Brasil Juniors Cup, torneio de nível ITF J300, um dos maiores do circuito. Esta é a 42ª edição da competição que, em anos anteriores, já contou com a participação de inúmeros atletas que depois se tornariam grandes estrelas do tênis, como Thomas Muster, Gustavo Kuerten, Andy Roddick, Bia Haddad Maia, Carlos Alcaraz e João Fonseca.

Neste ano, o evento acontece em três sedes no estado: na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre, com a categoria 18 anos; no clube Recreio da Juventude, em Caxias do Sul, com as categorias 14 e 16 anos; e no São Leopoldo Tênis Clube, em São Leopoldo, com as categorias 12 anos e Tennis Kids. No total serão mais de 800 jogadores e jogadoras, de mais de 15 países, e em todas as sedes os jogos são abertos ao público, com entrada gratuita.

Na categoria 18 anos, o torneio contará com a presença de jogadores do top 20 do ranking mundial, como o americano Jack Kennedy (#9), o sueco William Rejchtman Vinciguerra (#13) e a americana Kaitlyn Rolls (#17). Segundo José Carlos Ferreira Júnior, diretor da Brasil Juniors Cup 2025, esta é a chave mais forte dos últimos anos. “É uma lista de inscritos muito boa, com atletas juvenis excelentes e já muito próximos do nível profissional. É bem possível que vejamos um futuro campeão de Grand Slam jogando aqui nesta semana”, comemora Júnior.

Brasileiros na chave

O tenista goiano Guto Miguel é o brasileiro mais bem ranqueado na chave principal 18 anos da Brasil Juniors Cup 2025. Atualmente ele ocupa a 39ª posição do ranking juvenil da ITF e já vem chamando a atenção do circuito pelo seu alto nível de tênis. Guto tem apenas 15 anos, mas vai jogar na categoria 18 anos da BJC.

Além dele, estão garantidos na chave principal João Bonini, Victor Winheski, Gustavo Albieri, Pedro Chabalgoity, Guilherme Renner, Vicente Freda, Leonardo Storck França, Victor Castro Rocha e, na competição feminina, Pietra Rivoli, Nauhany Silva, Yasmin Aguirres, Vitória Redin, Clara Elkind e Beatriz Melo Rodrigues. Ainda mais brasileiros podem entrar na chave através do qualifying.

Para o presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Rafael Westrupp, o evento oferece uma ótima oportunidade aos atletas do país. “Ter competições com esse tamanho coloca o nosso esporte e os nossos atletas em evidência no cenário mundial, já que eles podem jogar em casa e com menos custos. Agradeço à Federação Gaúcha por mais uma realização e tenho certeza de que teremos competições de alto nível”, destacou Westrupp.

Calendário da Brasil Juniors Cup 2025 | Datas e sedes

Categoria 18 Anos (ITF)
Local: Associação Leopoldina Juvenil – Porto Alegre/RS
Qualifying: 15 e 16 de fevereiro
Chave Principal: 17 a 23 de fevereiro

Categorias 14 e 16 Anos (COSAT)
Local: Recreio da Juventude – Caxias do Sul/RS
Qualifying: 15 e 16 de fevereiro
Chave Principal: 17 a 22 de fevereiro

Categorias 12 anos e Tennis Kids (CBT)
Local: São Leopoldo Tênis Clube – São Leopoldo/RS
Chave Principal: 17 a 22 de fevereiro

Subscribe
Notificar
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Jorge Luiz
Jorge Luiz
5 dias atrás

E a Victória?

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.