Repentigny (Canadá) – O juvenil goiano Guto Miguel chegará ao US Open em ótima fase. Ele conquistou nesta semana os títulos de simples e duplas no ITF J300 de Repentigny, um dos torneios preparatórios mais tradicionais antes do Grand Slam norte-americano.
Guto, de 16 anos e 31º do ranking juvenil, superou neste sábado o norte-americano Gavin Goode na final por 7/6 (7-3) e 6/2. Este foi seu segundo troféu de simples em torneios J300, o primeiro havia sido no mês de maio, na Bégica. Ele acumula quatro conquistas no circuito da ITF.
Ao longo da semana, Guto cedeu apenas um set, diante do norte-americano Sean Grosman na estreia. O atleta da Rede Tênis também eliminou o eslovaco Ziga Sesko, principal cabeça de chave, na semifinal da última sexta-feira.
“Foi uma semana muito especial para mim, consegui jogar em alto nível tanto em simples quanto em duplas e isso me dá bastante confiança para chegar forte no US Open. Agora é recuperar bem e focar no próximo desafio”, disse Guto Miguel, que estreia no US Open contra o alemão Niels McDonald, número 9 do ranking e finalista de Roland Garros.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O brasileiro também havia sido campeão de duplas na sexta-feira à noite, ao lado do eslovaco Ziga Sesko. Principais cabeças de chave, eles venceram o porto-riquenho Yannick Alvarez e o norte-americano Ryan Cozad por 6/1 e 6/2. Com isso, Guto chega a dois títulos de duplas na carreira.
O torneio no Canadá vale 300 pontos no ranking mundial juvenil para o campeão de simples e 225 pelo título de duplas. A classificação considera os seis melhores resultados de simples e mais 25% da soma entre as seis melhores campanhas nas duplas. A projeção para o tenista, que tem 90 pontos a descartar é de que ele se aproxime do top 20.
O técnico Santos Dumont destacou a evolução do pupilo durante a semana no Canadá: “O primeiro jogo foi duríssimo, a bola estava lenta e ele demorou um pouco a se adaptar, mas foi ganhando confiança a cada rodada. Venceu adversários que já tinham levado a melhor sobre ele em torneios anteriores, jogou uma semifinal de altíssimo nível e uma final nervosa, em quadra cheia. Também lidamos com mudanças de quadra aberta para coberta, o que exigiu bastante adaptação. Ele mostrou maturidade e terminou a semana de forma brilhante, com dois títulos. Agora é descansar e se preparar para chegar inteiro em Nova York”.
Assisti ao jogo em Repentigny e tive o prazer de ver de perto o jovem promissor Luis Guto Miguel!
Logo nos primeiros games do primeiro set ele apresentou uma dor no adutor esquerdo, o que o impossibilitou de sacar eficazmente… em vários momentos ele sacou até mesmo por baixo… e acabou errando vários serviços.
No intervalo após o primeiro set ele recebeu atendimento do fisioterapeuta e voltou muito bem. Felizmente esse desconforto não atrapalhou sua potência e controle nas trocas de bola!
Agora é seguir pro Us Open!
Parabéns pelo grande feito, e boa sorte no US Open! O garoto começa a realmente chamar a atençao.
E como o Brasil e todos nós precisamos de mais atletas de ponta pois ele deverá chegar lá. Vejo o Guto, Livas e Chabalgoyty promissores para top 100. Bonini, storck, Albieri e muitos outros devem TB se destacarem.
Acho muito otimismo. Acho que o Guto tem potencial pra TOP100. Os demais não acredito. Livas precisamos aguardar um pouco mais
Parabéns, Guto é muito promissor,vai pegar o número 9 do mundo na estreia? que sorteio indigesto, também se avançar…
Campanha absurda do Guto lá no Canadá. Como ele está jogando bem.
Pegou um sorteio ingrato no US Open mas o alemão é quem tem que se preocupar, rsrs
Guto Miguel com mais uma baita campanha, mostrando que assim como o João, joga bem em todos os pisos, uma baita campanha, conquistando o título de simples e duplas.
Um problema ele é Brasileiro, e no Braziu o pessoal não tem paciência nem com o João, imagina com os outros…
Na torcida pelo Guto Miguel, ele vem evoluindo torneio após torneio, lembrando ele terminou o Cosat 14 anos, atrás do Emílio Camacho, recentemente apenas que o Camacho entrou no top 100, hj é 93
Na final do Wimbledon 14U perdeu a semifinal para Mark Ceban, jogador alto com bom saque, já foi 56, hj está fora do top 100
O Guto Miguel já era uma promessa, porém evoluiu muito após sair de Goiânia e ir treinar com o Dumont e o Kike Granjeiro em Brasília, lá ele conta com uma equipe completa e de alto nível que o acompanha
Com essa campanha ele deve aparecer como 20 do mundo juvenil ou próximo de
Na torcida para ele fazer uma boa campanha no US Open JR
Dalcim, algum problema nos meus comentarios nesse post e no da Eduarda Gomes?
Nenhum, mas a redação está ocupadíssima com a rodada e então os comentários por vezes demoram um pouco mais para serem lidos e liberados.
Tá bom, obrigado Dalcim