Plantation (EUA) – O paranaense de 18 anos Gustavo Almeida disputará nesta semana o último torneio de sua carreira juvenil. Ele joga o tradicional Orange Bowl, nas quadras de saibro de Plantation, na Flórida.
Almeida é o único brasileiro na chave e estreia contra o convidado local Jack Secord. Em caso de vitória, pode enfrentar o francês Nathan Trouve, cabeça 14, ou o suíço vindo do quali Luc Wieland.
Integrante da equipe brasileira campeã da Copa Davis Junior em 2022, ao lado de João Fonseca e Pedro Rodrigues, Almeida disputou no último domingo a primeira final de sua carreira profissional. Ele se mudou recentemente para a Argentina, onde estabeleceu sua base de treinamento, mas também considera a possibilidade de seguir para o tênis universitário nos Estados Unidos.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Ao todo, sete brasileiros tentaram o quali do Orange Bowl, mas não conseguiram avançar: Luiz Felipe Silva, Lucca Acioly, Juan Pedro Etchecoin, Thomas Brandão, João Lago, João Marcos Angelico e Luiza Eidelvein.
Realizado desde 1947, o Orange Bowl tem uma respeitável galeria de campeões, inclusive com os nomes de Maria Esther Bueno em 1957 e Thomaz Koch em1963. Grandes campeões como Bojrn Borg, Ivan Lendl, John McEnroe, Jim Courier, Andy Roddick, Roger Federer e Dominic Thiem já venceram a competição. No cenário recente, jogadoras como Sofia Kenin, Bianca Andreescu e Coco Gauff venceram o Orange no juvenil e foram campeãs de Slam no profissional.