PLACAR

Grupos do Roland Garros Junior Series estão definidos

Pietra Rivoli (Foto: Marcello Zambrana/DGW)

São Paulo (SP) – A edição 2024 do Roland Garros Junior Series by Renault começa nesta quarta-feira, na Sociedade Harmonia de Tênis, em São Paulo, com uma diferença em relação aos principais torneios: ao invés de uma chave eliminatória em que o vencedor avança e o derrotado se despede da competição, a primeira fase será no formato de grupos, que serão compostos por quatro jogadores em cada.

Nesta primeira fase, que será disputada entre os dias 3 e 5 de abril, os tenistas de cada grupo jogam entre si e o melhor classificado de cada grupo avança para a semifinal da competição, que será disputada no sábado, dia 6, também na Sociedade Harmonia de Tênis.

“Nossa ambição é posicionar o Roland Garros Junior Series como uma referência e, ao mesmo tempo, apoiar a próxima geração de jogadores latino-americanos. Portanto, tomamos a decisão de adotar esse formato este ano para garantir que cada juvenil jogue pelo menos três partidas”, explicou Aymeric Labaste, diretor de Desenvolvimento Internacional da Federação Francesa de Tênis (FFT).

A definição dos grupos

Finalistas da edição 2023 do Roland Garros Junior Series, a argentina Sol Larraia Guidi, que se sagrou campeã, e Pietra Rivoli, vice-campeã, voltarão a participar desta edição. A argentina, que defende seu título, está no Grupo A, enquanto a brasileira está no Grupo B e as duas só poderão se reencontrar na final, já que a vencedora do Grupo A enfrentará a vencedora do Grupo C, enquanto a do Grupo B enfrenta do Grupo D.

Já na chave masculina, impreterivelmente, haverá um novo campeão já que João Fonseca, campeão em 2022, não pertence mais à categoria e o colombiano Alejandro Arcila, campeão em 2023, não participará desta edição também por exceder a idade limite. A missão de manter o título em mãos colombianas está com Lucas Velasco, que está no Grupo D.

Só que, diferentemente da chave feminina, o vencedor do Grupo D entre os meninos encara o vencedor do Grupo A, que conta com o brasileiro Guto Miguel e o argentino Faustino Boffelli, que ganhou acesso graças ao wild card que Juan Martín Del Potro, embaixador do torneio,  concedeu. Já o vencedor do Grupo B enfrentará na tarde de sábado, dia 6, o vencedor do Grupo C.

Confira a composição de cada grupo:

Masculino
Grupo A – Luis Augusto Miguel (BRA), Nicolas Baena (PER), Faustino Boffelli (ARG) e Benjamin Pérez (CHI);
Grupo B – Dante Pagani (ARG), Emilio Camacho (ECU), Pedro Dietrich (BRA) e Alvaro Frutos (PAR);
Grupo C – Mauricio Schtulmann (MEX), Alejandro Bejarano (BOL), Washington Matos (BRA) e Leonardo Storck (BRA);
Grupo D – Lucas Velasco (COL), Guilherme do Val (BRA), Felipe Vásquez (URU) e Thomas Miranda (BRA)

Feminino
Grupo A – Sol Larraya (ARG), Isabeli Andreola (BRA), Sofia Barbosa (URU) e Nauhany Silva (BRA);
Grupo B – Pietra Rivoli (BRA), Sabrina Balderrama (VEN), Micaela Moro (PER) e Viktoria Monge (EQU);
Grupo C – Candela Vázquez (ARG), Valery Sumoya (BOL), Sofia Albieri (BRA) e Zoe Doldan (PAR);
Grupo D – Hannne Estrada (MEX), Agustina Soto (CHI), Maria Jose Sanchez (COL) e Alicia Reichel (BRA).

Transmissão na ESPN e Star+

O Roland Garros Junior Series contará com a transmissão da ESPN e do Star+. Na emissora, os jogos serão transmitidos diariamente das 16h às 19h, enquanto no Star+ os jogos serão exibidos a partir de 11h30, na quarta e quinta-feira, e 11h na sexta-feira.

Já no sábado, dia das semifinais, o Star+ inicia a transmissão às 12h30 e a ESPN entra no ar às 16h. No domingo, na final, ESPN e Star+ estarão no ar simultaneamente a partir de 14h30. O Star+ levará as partidas do Roland Garros Junior Series para 18 países de três continentes diferentes.

9 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Guilherme ES Ribeiro
Guilherme ES Ribeiro
20 dias atrás

Cadê o Pedro Chabalgoity? Ele tinha idade para participar

Maurício
Maurício
20 dias atrás
Responder para  Guilherme ES Ribeiro

Dalcin informa o motivo da ausência do Chabalgoity ele seria cabeça de chave inclusive e um dos favoritos ao lado do Guto Miguel e do pagani

Mário Sérgio Cruz
Editor
20 dias atrás
Responder para  Maurício

O Pedro se retirou do torneio por lesão nas costas.

Maurício
Maurício
20 dias atrás
Responder para  Mário Sérgio Cruz

Obrigado, uma pena era um dos favoritos, agora nos resta torcer para o Guto Miguel no masculino e Nauhany Silva no feminino, tem a Pietra tmb mais torço mais para Nauhany e ela caiu em um grupo super difícil, e tem jogo duríssimo amanhã com a cabeça 1.

Guilherme ES Ribeiro
Guilherme ES Ribeiro
20 dias atrás
Responder para  Mário Sérgio Cruz

Obrigado pela informação. Uma pena.

Pedro
Pedro
17 dias atrás

Não existe uma tabela onde se possa acompanhar os horários das partidas após cada dia de jogo? (por exemplo: qual o horário da semi com a Nauhany Silva?)

Última edição 17 dias atrás by Pedro
José Nilton Dalcim
Admin
17 dias atrás
Responder para  Pedro

Assim como acontece em qualquer torneio de tênis, Pedro, a programação do dia seguinte só é definida quase no final da rodada do dia anterior pelo árbitro geral. Dessa forma, você tem de acompanhar o noticiário dia a dia para verificar horários.

Pedro
Pedro
17 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Certo, José Nilton, estou ciente disso. Mas não encontrei nenhum “noticiário” com isso organizado, apenas informações vagas. Pode me indicar algum?

José Nilton Dalcim
Admin
17 dias atrás
Responder para  Pedro

Temos noticiado sempre no final do dia sobre como foi a rodada e a programação seguinte, Pedro.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Veja como foi a espetacular vitória de Fonseca sobre Sonego

Nadal pode ter feito seu último jogo oficial em Barcelona

PUBLICIDADE