Griekspoor e Darderi decidem o título no saibro de Marrakech

Tallon Griekspoor (Foto: Grand Prix Hassan II)

Marrakech (Marrocos) – Principal cabeça de chave da competição, o holandês Tallon Griekspoor continua fazendo valer a condição de favorito e vai decidir o título do ATP 250 de Marrakech. Na semifinal deste sábado, a atual número 37 do mundo superou o polonês Kamil Majchrzak, apenas 122º colocado no ranking, com uma vitória apertada por 7/5 e 7/6 (7-3), em 1h47 de partida.

Dono de dois títulos no circuito, Griekspoor volta a disputar uma final após duas temporadas e vai em busca da sua terceira conquista. Campeão no piso duro de Pune e na grama de ‘s-Hertogenbosch em 2023, o holandês também foi vice-campeão nas quadras rápidas de Washington naquele mesmo ano. Esta será, portanto, sua primeira decisão no saibro.

Aos 28 anos de idade, ele se torna o sétimo holandês na Era Aberta a disputar finais no saibro, na grama e no sintético, repetindo os feitos dos compatriotas Tom Okker (26 no saibro, 17 no sintético e 7 na grama, além de 17 no carpete), Richard Krajicek (12 no sintético, 4 na grama e 2 no saibro, além de 8 no carpete), Sjeng Schalken (8 no sintético, 2 na grama e 1 no saibro, além de 1 no carpete), Jan Siemerink (6 no sintético, 1 no saibro e 1 na grama, além de 4 no carpete), Raemon Sluiter (2 no saibro, 1 na grama e 1 no sintético) e Jacco Eltingh (1 no saibro, 1 na grama e 1 no sintético, além de 1 no carpete).

Curiosamente, Grieskpoor é o primeiro cabeça 1 a chegar à final em Marrakech desde o título do suíço Stan Wawrinka em 2010, o quando o evento ainda era disputado na cidade de Casablanca, também no Marrocos.

Darderi supera finalista das últimas duas temporadas

O adversário de Tallon Griekspoor na decisão de domingo será o italiano Luciano Darderi, que na primeira semifinal do dia teve um grande desafio pela frente. Ele enfrentou o espanhol Roberto Carballes Baena, campeão do torneio em 2023 e vice no ano passado, mas conseguiu uma vitória contundente por 6/3 e 6/2 após 1h32 de duelo.

Campeão no saibro de Córdoba em 2024, Darderi disputará a segunda final da carreira e sonha em voltar ao top 50. Atual número 57 do ranking, ele está subindo provisoriamente para o 51º lugar e pode alcançar a 48ª posição em caso de triunfo sobre Grieskpoor. No entanto, o italiano precisará superar o retrospecto negativo de 2 a 0 diante do holandês, que nunca perdeu sets para o rival, tendo levado a melhor na segunda rodada de Roland Garros e na estreia do Masters 1000 de Paris, ambas no ano passado.

Luciano Darderi é o sexto italiano finalista no Marrocos, igualando Renzo Furlan (campeão em 1994), Andrea Gaudenzi (campeão em 1998), Daniele Bracciali (campeão em 2006), Potito Starace (vice em 2011) e Matteo Berrettini (campeão em 2024). Ele também se junta a Jannik Sinner, campeão do Australian Open, e Flavio Cobolli, finalista em Bucareste também neste final de semana, como os representantes da Itália a disputarem uma decisão no circuito masculino em 2025.

Subscribe
Notificar
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.