PLACAR

Goolagong Cawley será homenageada no AO 2024

Evonne Goolagong Cawley (WTA/Jimmie48)

Melbourne (Austrália) – A lenda do tênis australiano Evonne Goolagong Cawley será homenageada no Aberto da Austrália de 2024 para comemorar o 50º aniversário de seu primeiro título de simples no Grand Slam local em 1974, depois de ter sido campeã de Roland Garros e Wiombledon em 1971.

“Não consigo acreditar que já se passaram 50 anos desde que ganhei o título feminino pela primeira vez lá”, disse Goolagong Cawley. “Tenho tantas ótimas lembranças de jogar no Aberto da Austrália, onde sempre pude contar com o apoio da torcida. Será maravilhoso reviver essas lembranças com a família, amigos e fãs”, disse Evonne.

Como parte das comemorações, Goolagong Cawley aparecerá na moeda AO 2024, que será lançada antes de cada partida da competição e de todos os torneios australianos em janeiro. Junto com  crianças da Fundação Evonne Goolagong, ela também participará do Dia das Primeiras Nações do Aberto da Austrália, em 17 de janeiro.

A Tennis Australia colaborou com Lyn-Al Young, uma renomada artista e designer de Gunnai, Wiradjuri, Gunditjmara e Yorta Yorta para criar uma linha de mercadorias comemorativas em homenagem a Goolagong Cawley, da etnia Wiradjuri. Os designs de Young serão apresentados também em um mural na Garden Square.

“Para mim, Evonne personifica a luz do sol”, disse Young. “Ela irradia alegria, bondade e esperança e quando as pessoas virem a faixa comemorativa, espero que sintam o calor e a positividade que Evonne irradia. Além de celebrar as suas conquistas, queria homenagear quem ela é, o que ela representa, o seu espírito e a sua família”, acrescentou a artista.

Goolagong Cawley foi incluída no Hall da Fama do Tênis Internacional em 1988. Pioneira do esporte australiano, ela ganhou sete títulos de simples de Grand Slam, seis de duplas e um de duplas mistas. Ela foi premiada como Australiana do Ano em 1971, nomeada Membro da Ordem do Império Britânico em 1972 e nomeada Oficial da Ordem da Austrália em 1982.

“Evonne Goolagong Cawley é uma verdadeira lenda do nosso tênis e um ícone australiano”, disse o diretor do torneio Craig Tiley. “Ela é um nome conhecido não apenas por suas proezas no tênis, mas por sua graça, humildade e trabalho inspirador com jovens indígenas através de sua fundação”, acrescentou Tiley.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Karlovic oficializa aposentadoria e recebe homenagem da ATP

O melhor duelo entre Djokovic e Murray? Reveja Qatar em 2017

PUBLICIDADE