Pequim (China) – Pelo terceiro ano consecutivo, a norte-americana Coco Gauff avançou para as quartas de final do WTA 1000 de Pequim e com isso manteve viva a chance de chegar ao bicampeonato. Para isso, no entanto, precisou de difícil virada em cima da suíça Belinda Bencic, com parciais de 4/6, 7/6 (7-4) e 6/2, em partida de 2h29.
Com a campanha, Gauff também garantiu-se matematicamente no WTA Finals, sua quarta classificação seguida para o torneio que encerra temporada, juntando-se à bielorrussa Aryna Sabalenka e à polonesa Iga Swiatek.
Sua adversária agora será a alemã Eva Lys, 66ª do ranking, que continua a surpreender em Pequim e tirou desta vez a norte-americana McCartney Kessler, 39ª colocada, por 4/6, 6/1 e 6/2.
O primeiro set parecia tranquilo, quando Gauff abriu 4/1, mas as coisas mudaram repentinamente. Bencic não apenas ganhou cinco games consecutivos para ganhar o primeiro set, como ainda obteve uma quebra precoce na série seguinte. Houve uma breve discussão quando a suíça liderava a parcial por 3/2 e se queixou da equipe da norte-americana, que conversava durante seu movimento de saque.
Depois de muitas chances perdidas, a terceira do ranking conseguiu a quebra e o empate por 4/4, o que permitiu levar a definição ao tiebreak. Novamente, Bencic obteve quebra antes da norte-americana, mas não sustentou a diferença e perdeu o set com uma dupla falta.
Por fim, Gauff assumiu o controle da partida, com duas quebras, e manteve sua ótima marca nesta temporada em jogos de três sets, com 12 vitórias em 14 partidas. Com isso, Gauff superou Bencic pela terceira vez em quatro confrontos nesta temporada e aumentou o placar geral para 4 a 2.
“Foi um jogo muito duro”, definiu Gauff. “Tive chances de concluir o primeiro set, mas no geral estou feliz com minha capacidade de lutar o tempo todo. Ela foi realmente agressiva”.