Melbourne (Austrália) – A norte-americana Coco Gauff passou com facilidade pelas suas duas primeiras partidas no Australian Open, vencendo todos os quatro sets sem dificuldades, mas nesta sexta-feira ela sofreu contra a compatriota Hailey Baptiste, que deu um susto e venceu o primeiro set, mas depois acabou levando a virada com parciais de 3/6, 6/0 e 6/3.
Antes do embate válido pela terceira rodada em Melbourne, Gauff falou sobre a dificuldade que era enfrentar uma amiga, com quem passou pelas mesmas dificuldades no circuito. “Quando eu era mais nova, não havia muitas mulheres negras jogando tênis no juvenil. Éramos apenas umas três ou quatro e tínhamos que lidar com muita coisa ruim”, disse a número 3 do mundo
Enfrentando Baptiste pela segunda vez no circuito, depois de vencê-la em Washington (2023), Gauff começou a partida com uma quebra logo no primeiro set, mas no final quem acabou levando a melhor na parcial foi a compatriota ,que devolveu o break logo em seguida e no oitavo e penúltimo game bateu o saque da rival outra vez.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Atualmente classificada no 70º lugar no ranking WTA, Baptiste não manteve o nível na parcial seguinte, foi mal nos games de saque e perdeu os três que disputou, levando um “pneu”. No terceiro set, o equilíbrio foi restabelecido e Gauff fez valer o favoritismo ao anotar uma quebra solitária no sexto game e depois a manteve até o final.
Muchova arrasa Linette
Nas oitavas de final, Gauff enfrentará a perigosa tcheca Karolina Muchova, que teve uma atuação dominante contra a polonesa Magda Linette, cedendo apenas dois games na vitória por duplo 6/1, anotada em apenas 63 minutos de disputa. A cabeça de chave 19 sacou muito e perdeu apenas oito pontos com o serviço (79% de aproveitamento).
Semifinalista do Australian Open em 2021, a tcheca de 29 anos não ia tão longe no torneio desde então, ficando de fora das edições de 2022 e 2024 e caindo na segunda rodada em 2023 e 2025. Ela enfrentará Gauff pela quinta vez no circuito e buscará uma vitória inédita.
A norte-americana e a tcheca não se enfrentam há pouco mais de um ano, com o duelo mais recente na United Cup de 2025. Gauff venceu Muchova em sets diretos naquela oportunidade, também batendo a rival sem perder set nos outros três embates, entre eles a semi do US Open de 2023, o único realizado em Grand Slam até então.













Essa foto da tal Coco ficou muito legal, estilosa. Dito isso: torço pra ela perder, sempre. Quanto menos lacradores, melhor.