Miami (EUA) – Houve pouca mudança no top 10 do ranking mundial feminino após a conquista da norte-americana Jessica Pegula no WTA 1000 de Toronto nesta segunda-feira. Ela manteve o sexto lugar e a única queda coube à compatriota Danielle Collins, superada por Maria Sakkari e Barbora Krejcikova por não ter participado do torneio.
Cincinnati, no entanto, verá uma luta direta entre a norte-americana Coco Gauff e a bielorrussa Aryna Sabalenka pela vice-liderança do ranking e automaticamente pela importante condição de cabeça 2 no US Open. As duas estão separadas por menos de 300 pontos e Gauff defende o dobro de pontos por ter sido a campeã do ano passado.
Também estará em jogo a oitava colocação do ranking, entre Krejcikova, Sakkari, Collins e Jelena Ostapenko, que começaram a disputa de Cincinnati separadas por 150 pontos no ranking virtual.
Após Toronto, a semifinalista Emma Navarro subiu para o 13º lugar do ranking, enquanto Liudimila Samsonova perdeu quatro postos e foi para 17º. Outro avanço significativo coube à russa Diana Shnaider, que chega pela primeira vez no top 20.
Finalista no Canadá com ótima campanha, a norte-americana Amanda Anisimova recuperou 83 posições e voltou a figurar entre as top 50, agora como 49ª colocada. Ela já foi a 21ª do mundo antes de sofrer parada obrigatória por contusão.