Perth (Austrália) – Os Estados Unidos começaram com uma importante vitória no Grupo A da United Cup. Neste sábado, a equipe norte-americana saiu atrás no confronto, mas conseguiu a virada sobre a Argentina graças ao brilho de Coco Gauff, que venceu tanto o jogo de simples quanto a partida de duplas mistas, ao lado de Christian Harrison.
Com o resultado, os atuais campeões do torneio assumem a vice-liderança da chave, que também conta com a Espanha. Mesmo com a derrota, a Argentina segue na ponta, já que havia derrotado os espanhóis por 3 a 0 na rodada de abertura. No momento, os argentinos somam quatro vitórias e duas derrotas nos confrontos individuais.
Na última rodada, marcada para segunda-feira, a definição do grupo passa pelo duelo entre Estados Unidos e Espanha. Para avançar como líder, a Argentina precisará torcer por uma vitória espanhola. Já os norte-americanos dependem apenas de um triunfo para assegurar a primeira colocação e a vaga nas quartas de final. Apenas os seis líderes de grupo e os dois melhores segundos colocados avançam à próxima fase.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Embalada pelo triunfo na estreia sobre a Espanha, a equipe argentina começou com tudo o duelo diante dos EUA neste sábado. Na primeira partida do dia, Sebastian Baez surpreendeu o número 6 do mundo, Taylor Fritz, com uma virada por 4/6, 7/5 e 6/4 e aproximou os sul-americanos da classificação.
No entanto, coube à estrela do dia, Coco Gauff, mudar a história do confronto e ajudar seu time a buscar a reação. Primeiro, ela não teve grandes dificuldades para superar Solana Sierra por duplo 6/1. Pouco depois, retornou à quadra ao lado de Christian Harrison para bater a dupla de Maria Carle e Guido Andreozzi com parciais de 6/4 e 6/1.
Job done ✅@CocoGauff and Christian Harrison seal victory for defending champions Team USA against Team Argentina. pic.twitter.com/UnyXO0p7GF
— United Cup (@UnitedCupTennis) January 3, 2026
Austrália se recupera após derrota de De Minaur para Ruud
Os australianos levaram um susto da Noruega diante de sua torcida em Sydney, mas conseguiram a primeira vitória nesta edição da United Cup. O dia começou com uma vitória de Storm Hunter em sets diretos sobre Malene Helgo, parciais de 6/2 e 7/6 (7-3).
A resposta dos noruegueses veio com seu principal jogador, Casper Ruud, que não se intimidou com a pressão contra e bateu Alex de Minaur por duplo 6/3, levando a definição do confronto para o terceiro e último jogo.
Inicialmente escalada para as mistas, Ruud acabou dando lugar para Viktor Durasovic, que se juntou à especialista Ulrikke Eikeri. Eles até começaram melhor e venceram o primeiro set, mas não sustentaram a vantagem e acabaram derrotados por Storm Hunter e John Patrick Smith, ex-parceiro do carioca Fernando Romboli, por 4/6, 6/1 e 10-4.
Com isso, a Austrália assume a liderança provisória do Grupo D, que ainda tem a Tchéquia para fazer sua estreia diante da Noruega na segunda-feira. No dia seguinte, encerram as disputas da chave contra os donos da casa.
We love a mixed doubles thriller 😍
Australia come back from a set down to win this #UnitedCup match-up 2-1 👏 pic.twitter.com/Y2fdO5CPCV
— United Cup (@UnitedCupTennis) January 3, 2026












Gauff tem um tênis formidável de um modo geral. Mas, TB tem algumas deficiências para o seu nível. Ela é novinha ainda. Tomará que um dia chegue ao número 1