Indian Wells (EUA) – Em sua partida de estreia no Masters 1000 de Indian Wells, João Fonseca precisou lidar com condições bastante desafiadoras, em uma tarde de muito vento em quadra, mas conseguiu uma importante vitória em três sets. O carioca de 18 anos e número 1 do Brasil venceu o britânico Jacob Fearnley, 81º do ranking, por 6/2, 1/6 e 6/3 em 2h de partida.
Esta é a segunda vitória de Fonseca em chaves principais de Masters 1000, repetindo o resultado do ano passado em Madri. O atual 80º do ranking soma 30 pontos na ATP pela vitória e pode subir até quatro posições. Seu melhor ranking é o 68º lugar, alcançado logo após o título do ATP 250 de Buenos Aires.
O adversário de Fonseca na segunda rodada será mais um britânico. Ele enfrenta o canhoto Jack Draper, 14º do ranking, em confronto inédito no circuito. Draper sofreu com lesões no quadril entre o fim do ano passado e início deste ano, mas deu sinais de recuperação nas últimas semanas, chegando à final em Doha.
The moment Fonseca won his first-ever match in Indian Wells 🔥#TennisParadise pic.twitter.com/TLxmWMhORD
— Tennis TV (@TennisTV) March 6, 2025
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Superado por Fonseca nesta quinta-feira, Fearnley foi um dos jogadores que mais evoluíram no circuito challenger na última temporada e venceu quatro torneios do patamar intermediário do tênis profissional, que o colocaram no top 100 do ranking pela primeira vez. O jogador de 23 anos ocupa atualmente o 81º lugar.
Adaptação às condições foi fundamental
Fonseca foi superior no primeiro set e conseguiu uma quebra logo cedo na partida. Ele tentou controlar um pouco a agressividade e esperar o melhor momento para a definição dos pontos. Com isso, só precisou fazer 4 winners contra 7 de Fearnley, mas o britânico cometia mais erros, 14 contra 11, e teve mais oscilações nos games de saque, permitindo uma nova quebra no fim da parcial.
Soft hands to go along with his ferocious power 🙌#TennisParadise pic.twitter.com/Ap2rFE2WbY
— Tennis TV (@TennisTV) March 6, 2025
Fearnley reagiu no segundo set. O briânico não enfrentou break-points e cedeu apenas seis pontos em seus games de saque, sendo apenas um quando colocou o primeiro serviço em quadra. Ele também se aproveitou da instabilidade de Fonseca no saque para criar sete break-points. A pressão constante rendeu duas quebras para igualar a partida.
No começo do terceiro set, ainda ventando muito, Fearnley quebrou de novo e saiu vencendo por 3/1. Mas Fonseca devolveu a quebra em um game muito longo, depois de uma dupla falta do britânico. O brasileiro assumiu o controle da partida, enquanto o rival se perdia em escolhas ruins em quadra, acumulando erros não-forçados. Fonseca voltou a ser paciente para trabalhar os pontos e fez quatro games seguidos para abir 5/3. Sacando para o jogo, o carioca viu o rival forçar bastante as devoluções e ficou em 15-30, mas depois encaixou uma série de ótimos saques para chegar ao match-point e definiu a partida com um bom voleio.
Fearnley liderou a estatística de winners por 29 a 17, mas cometeu 45 erros não-forçados contra 34 de Fonseca. A partida teve sete quebras de serviço, 4 a 3 para o brasileiro, e 16 break-points disputados.
O nível do João é tão acima que ele pode se dar ao luxo de dormir 1 set e meio e ainda assim ganhar de caras como o Fearnley. Para o jogo contra o Draper vai ter que subir de produção, sem dúvida.
Cara, é um risco, mas ele conseguiu “acordar” a tempo. Se for possível não “dormir” na próxima fase, a gente não assusta aqui. Grande vitória.
Primeiro set perfeito.
Não se encontrou no segundo.
No terceiro teve o controle e fechou com categoria.
Fonseca será top 20 nesse 2025.
Não, ele atingirá o TOP 5, este ano.
Sonhar é bom. Não passa de um futuro Orlandiho, deu é sorte = fato
Junior, se vc jogasse tênis saberia que nem jogo de clube se ganha na sorte…mas não volte para o futebol, não, fique por aqui. Com o tempo a tendência é que vc consiga começar a entender como funciona o jogo.
Então muita Luz para o Fonseca.
Para de sonhar garoto,pois assim coloca pressão no João, eu já disse antes que se ele terminar o ano top 50 esta bom demais para o seu começo.
Incrível como tem profeta por aqui. O João vai ser top 3!!! HAHAHAH
1×3 no terceiro não é exatamente controle…
Mas ganhar 5 games seguidos é.
Achei que o primeiro set foi meio no tranco e o Fearnley também ajudou um pouquinho. No segundo, por causas desconhecidas ou atrapalhado pelo vento, colapsou. Mas venta dos dois lados e o britânico foi pra cima. Encolhida de braço monumental e a tática que ele escolheu foi imitar o grande Júlio Góes, mas um Júlio Góes nos seus piores dias. Um festival de slices no T. No terceiro mostrou o talento dos grandes vencedores, virando um set que estava bem perigoso. Ganhou sem jogar bem, o que é um excelente sinal. Contra o canhoto tem que melhorar muuuuuuiiiito.
Esse caso de vento que sopra dos dois lados, para mim, não é desculpa, pois, há os que se adaptam melhor, ou seja, o vento e o sol são para ambos, mas, há sempre quem os administra melhor.
Como exemplo, quem bate muito forte, tem que ter controle bem maior para faze-lo com vento a favor. Contra, pode soltar o braço à vontade.
A única coisa que posso comentar é: que terceiro set insano
Excelente! Firmeza mental do Fonseca para virar aquele terceiro set, com uma quebra atrás! O Fearnley também é um jogador em ascensão no circuito. Os dois tem praticamente o mesmo ranking: Fonseca no. 80 e Fearnely no. 81. Tough match!!! Próximo é Draper! Let’s go!!!
Depois do segundo set parecia que o britânico ia passar o trator, mas João conseguiu se achar, mudar seu jogo e fechou. Parabéns João!
Boa Jão
Jogo difícil em condições adversas (para os dois). Vitória importante
Primeira rodada é uma dureza, com vento então pior, mas o JF dá um jeito de ganhar, característica de grandes vencedores, uff o adversário jogou tudo que sabe, e arriscou e acertou, tanto é que fez 45 Winners, acho que 10 a mais que JF, daí você vê o quanto o garoto é especial, parabéns JF.
Um jogo bem atípico por conta do vento forte.
Uma excelente vitória, apesar da instabilidade no segundo set.
Parabéns João. Que venha a segunda vitória. Nem precisa dos susto do segundo set. Grande vitória.
Parabéns Fonseca,deu uma viajada mais voltou a tempo, próximo jogo duríssimo
Acho que cada jogo será mais difícil. Mas o João tá no páreo para isso né. Torcendo muito por mais uma vitória.
Não foi um grande jogo. Fonseca não esteve no seu melhor, mas achou uma forma de ficar no jogo e virar de 1-3 pra 6/3 no 3°set no melhor momento do britânico no jogo. Bom pra tirar a tensão da estreia e jogar mais solto contra o Draper. Apesar do Draper ser um TOP15, e vir de uma final em Doha, vejo um jogo equilibrado e com chances para o João se ele estiver no seu melhor
Jogo muito complicado, principalmente, depois que JF britânico resolveu soltar seu forhand, muito bom, diga-se passage, tanto que fez quase o dobro de pontos que o nosso JG. Mais uma vez a resiliência fez a diferença. Penso que estava muito nervoso nessa estréia, mas tomara que contra o Draper consiga jogar mais tranquilo, já que o favoritismo é do inglês. VQV!!
Ótima estreia. Agora é subir de nível para a próxima rodada.
Literalmente ser cadenciado em seus golpes não é o estilo dele!!! Claramente ele hj tentou administrar o jogo e esperar bem o adversário, e aí vimos um joao travado!!! Ele subiu um pouco o nível e conseguiu voltar a tempo pro jogo, tirando um algo positivo isso é bom pois o jogo dele é tão agressivo que creio que ele vai ter que cadenciar seu jogo contra adversários mais versáteis, e isso leva tempo mais que isso não o leve a sair da sua essência, ele é o tipo de cara que pelos golpes que tem é ele que comanda os pontos, quando dá isso ao adversário se perde um pouco e fica travado. Grande Vitória pelo mental que ele teve e subiu seu nível de jogo que convenhamos já é fácil top 50 ou 30 no seu pico de jogo!!
Excelente JF…mas tomar muito cuidado com essas oscilações. Contra top 20 é super perigoso, dificl voltar…mas acreditamos em vc JF.
Rapaz. O jogo ficou duro. Penso o seguinte, como tá num nível melhor de repente vem a impressão que vai fechar com tranquilidade e o relaxamento fica perigoso..contra o drapper poderá ser diferente porque vai ser pauleira o tempo todo.
Ganhou jogando mal.
Condição de jogo era pessima, o vento atrapalhou demais, dava pra ver claramente a bola mudando de direção na maioria dos pontos. Vitória importante demais, ganhou 5 games seguidos no terceiro
[…] estreou nesta quarta-feira em Indian Wells com vitória sobre o britânico Jacob Fearnley por 6/2, 1/6 e 6/3. Ele enfrenta na próxima o também britânico Jack Draper, 14º do ranking. Já […]
O jog do Wild e Muller foi melhor mas o vento não ajudou, entenderia se perdesse hoje porque o vento atrapalhou o jogo.
Disseram que seria um jogo fácil, só faltou combinar com o britânico, Fonseca quase se perdeu,mas reagiu a tempo e saiu com uma importante vitória.
[…] devoluções. O objetivo é buscar uma melhor adaptação às condições, ainda mais depois de jogar em um dia com muito vento em […]
Cara, se ele vencer o Draper, acho que ele engata um bom torneio! Ele e o Wildão!
Essa do vento não cola, se ele ganhou o 1° set com o mesmo vento, poderia ter ganhado o 2° set também.
Senti algo de mental ali, a pressão de “será que vou perder novamente na estreia (lembrando Rio Open)” pegou ali, mas ele é acima da média é resolveu o problema no 3° set.
pela posição do Drapper no ranking, acho q o jogo deve ser em uma quadra melhor, ou seja, sem vento, me parece que isso deve ajudar o Joao
Em uma quadra melhor? Hoje ele jogou simplesmente na quadra central, a maior e mais importante do torneio.
Fonseca adotou um estilo de jogo mais cadenciado hoje, talvez pelo vento, talvez para ter mais constância e reduzir o número de erros não forçados (o que aconteceu), porém isso foi deixando Fearnley mais à vontade e permitiu ao britânico ir ganhando confiança. João não sabe jogar cadenciado assim, o tênis dele é mesmo de ataque, felizmente. Espero que ele não se afaste de seu modo natural de jogar. Também me chamou a atenção o fato de ele não ter explorado o backhand do adversário, ao contrário, insistia em devolver no forehand do britânico, que estava funcionando muito bem. Que bom que ele acabou vencendo mesmo jogando mal, porém contra Draper ele terá que subir o nível e oscilar menos durante a partida se quiser ter alguma chance de vencer.
Vitoria maiuscula. O Fearnley jogou bem demais, voou com a direita, e valorizou muito a vitória do João. Agora sim temos bons top 100!
Diria que o João tem potencial hoje pra ser top 40, o que a meu ver com 18 anos tá bom demais.