Rio de Janeiro (RJ) – No encontro entre dois brasileiros na abertura da rodada noturna do Rio Open nesta terça-feira, João Fonseca levou a melhor sobre Thiago Monteiro e marcou as parciais 7/6 (7-1) e 6/1 em 1h33 de partida.
Esta foi a primeira vitória na temporada para Fonseca, que havia ficado fora dos torneios de Brisbane e Adelaide por lesão nas costas e perdido nas estreias do Australian Open e de Buenos Aires. O carioca de 19 anos e 38º do mundo não vencia desde o Masters 1000 de Paris, em outubro.
Cabeça 3 no Rio Open, Fonseca garante 50 pontos na ATP pela vitória e não defende resultados, já que havia sido superado na estreia do ano passado. Por ora, ele pode recuperar até duas posições. Se vencer mais uma, contra o peruano Ignacio Buse, 91º o mundo, pode voltar ao 35º lugar.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Em chave com seis brasileiros, Fonseca é o primeiro a avançar. Ainda resta a estreia do juvenil Guto Miguel, de 16 anos, contra o lituano Vilius Gaubas. Além de Monteiro nesta terça, Gustavo Heide, João Lucas Reis e Igor Marcondes haviam perdido na última segunda.
First win of 2026 🔒
Brazil’s own Joao Fonseca overcomes compatriot Monteiro 7-6 6-1 in Rio!@RioOpenOficial pic.twitter.com/t0czgm2VrD
— Tennis TV (@TennisTV) February 18, 2026
Próximo adversário de Fonseca no Rio Open, Buse está com 21 anos e teve passagem pelo circuito universitário norte-americano e joga mais perto da linha, buscando a definição dos pontos. O peruano se destacou no ano passado ao chegar à semifinal do ATP de Gstaad, que é jogado no saibro, mas com condições mais rápidas, por conta da altitude.
Ambiente respeitoso com os dois jogadores
Já Monteiro vinha de uma boa participação no quali, em que venceu o paraguaio Daniel Vallejo e o sérvio Dusan Lajovic. O cearense de 31 anos e 208º do ranking recebe 25 pontos na ATP, mas ainda vai cair para o 217º lugar, porque defendia 50 pontos no torneio.
Mesmo com a evidente maioria do público apoiando Fonseca, que joga em sua cidade natal, o ambiente no estádio foi respeitoso com os dois jogadores. Monteiro também recebia gritos de apoio e foi bastante aplaudido na entrada e saída de quadra.
Fonseca não enfrentou break-points
WELCOME TO THE JOAO CARNIVAL 🇧🇷@RioOpenOficial pic.twitter.com/yZCstM72Ct
— Tennis TV (@TennisTV) February 18, 2026
Bastante equilibrado, o primeiro set foi inteiramente sem quebras ou break-points. Foram seis aces para Monteiro contra cinco de Fonseca na parcial. Durante o tiebreak, o carioca conseguiu impor seu tênis agressivo, diante de um rival sólido do fundo de quadra, e conseguiu cinco winners para vencer o primeiro set.
Na segunda parcial, Fonseca seguiu sem ter o saque ameaçado. Ele conseguiu uma quebra logo cedo e saiu vencendo por 3/0. E a partir daquele momento, ele já estava confortável para jogar com o saque e primeira bola, confirmando rapidamente seus games. A segunda quebra na partida veio num ponto em que Monteiro teve várias oportunidades de definição, mas Fonseca se defendeu de dois smashs antes de aplicar a passada. E no game seguinte, definiu a vitória em sets diretos.











isso foi apenas um treino de luxo pro Fonseca o RIO OPEN pra ele só começa na próxima rodada, quando pegar um adversário gringo ,é bom que ele vença sua próxima rodada, caso contrário Thiago monteiro irá ficar chateado, e com a pulga atrás da orelha, olha a pressão pra cima do menino … !!!!!
Continua “só” bom saque e porrada de direita. Sofreu muito para ganhar do “quase aposentado” Monteiro.
Nada animador para o que vem pela frente.
Boa João, jogou MT, desde o primeiro set, manteve o nível, agora manter nessa pegada pra enfrentar o peruano, pra cima dele!
Bela vitória do João, meio que esperado, Monteiro jogou muito bem , mas enfrentou a jovialidade do Fonseca. Já fiz esse comentário em outro posto mas estou na bronca com ATP mesmo sabendo que dificilmente lerão esse comentário. Pegador de bola é para pegar bola e não toalha, não deveriam obrigar crianças e adolescentes a manusear toalhas que estão encharcadas de suor, meleca, talvez catarro, sequer usam luvas. Quer se enxugar ? Se enxuguem na virada do saques, simples assim. Não recordo de nenhum outro esporte onde essa prática é permitida. Já imaginaram isso no vôlei ou no basquete ????
fim do jejum! graças! ufa! desde outubro! quas meio ano! vai amassar o Busão amanhã. vamos Thiago! digo, João!!!!
Um primeiro set mais equilibrado do que eu esperava. Monteiro sacou muito bem, incomodando bastante o Fonseca no saque aberto na esquerda. Fonseca também estava bem apressado, principalmente de esquerda, com muitos erros não forçados. Mas no tie break, subiu o nível. E seguiu assim no 2° set. Diminuiu os erros não forçados, dominou sempre que o Monteiro ia pro 2° set. Thiago até tentou, mas não conseguiu manter a intensidade. Fonseca ainda tem muito trabalho a fazer. Enfrentará mais resistência contra o peruano Buse nas oitavas. Mas será o favorito. Espero que essa 1° vitória tenha sido o necessário pra destravar o João. Vamos um jogo de cada vez, mas seria fantástico um título dele no Rio de Janeiro
Bela vitória do João, meio que esperado, Monteiro jogou muito bem , mas enfrentou a jovialidade do Fonseca. Já fiz esse comentário em outro post mas estou na bronca com ATP mesmo sabendo que dificilmente lerão esse comentário. Pegador de bola é para pegar bola e não toalha, não deveriam obrigar crianças e adolescentes a manusear toalhas que estão encharcadas de suor, meleca, talvez catarro, sequer usam luvas. Quer se enxugar ? Se enxuguem na virada do saques, simples assim. Não recordo de nenhum outro esporte onde essa prática é permitida. Já imaginaram isso no vôlei ou no basquete ????
Vitamina S
Monteiro fez o que pode. Depois da primeira quebra, não teve como….. Torcer pelo Fonseca ser Campeão!
Monteiro fez um jogo bem aceitável. Saque muito firme no primeiro set, chegou a levar perigo, ao ficar a 2 pontos de fechar o set. Fonseca claramente se soltou no 2o set, passando a distribuir torpedos do forehand. Provavelmente encontrará mais problemas contra os argentinos, que fatalmente buscarão o seu backhand com bolas defensivas.
Foi um bom jogo. Vitória merecida do João.
Monteiro, jogou muito. Mantendo o volume de jogo apresentado hoje, logo retornará ao top100.
O melhor tenista brasileiro perdeu.
Jura ???. Paulinho sempre acompanhando um Circuito paralelo… Rsrsrs, Abs !
Jogo bom pro Fonseca ir calibrando seu jogo, ainda exagerando na força, tem um baita potencial. E o Monteiro, como sacou no primeiro set, nunca tinha visto assim! Dá pra pensar em melhorar a posição no ranking ainda se manter assim.
Só jogou assim pq foi contra o João. No segundo set, voltou ao normal
Sofreu até demais, no primeiro set, devolveu mal até o tie break, no tie break e segundo set ganhou fácil.
Vamos João, bora recuperar a confiança.
Tem tudo para ir longe no Rio Open.
Resultado esperado. O 1º set foi mais disputado do que se esperava. Monteiro fez um bom 1º set, e sufocou o João com um jogo de fundo de quadra muito seguro. Mas o tiebreak foi totalmente dominado pelo João.
O jogo acabou no 1º set, pois Monteiro nitidamente entregou no 2º set. Thiago não tem jogo pra vencer o João de virada. Se tivesse vencido o 1º set, o jogo mudaria de cara, porque jogaria pressão sobre o Fonseca.
Foi um bom teste pro João, que tá precisando dessa pressão pra assumir uma atitude mais enfática sobre sua carreira.
O jogo só foi válido pelo 1º set. Mas poderia ter sido um match de Oitavas, se a organização do torneio não tivesse pisado na bola com o Thiago na questão do Qualy.