Fonseca vence dois tiebreaks e estreia com vitória no US Open

Foto: Mike Lawrence/USTA

Nova York (EUA) –  Como já havia acontecido nos outros três torneios do Grand Slam em 2025, João Fonseca estreou com vitória no US Open. O carioca de 19 anos e número 1 do Brasil superou nesta segunda-feira o sérvio Miomir Kecmanovic, 42º do ranking, por 7/6 (7-3), 7/6 (7-5) e 6/3 em 2h26 de partida.

Esta é a sexta vitória em chaves principais de Grand Slam na carreira de Fonseca, que derrotou o top 10 Andrey Rublev na Austrália e chegou às terceiras rodadas de Roland Garros e Wimbledon. Seu próximo adversário será o tcheco Tomas Machac, 22º do ranking, que derrotou no último domingo o italiano Luca Nardi por 6/1, 6/1 e 6/3.

Nesta semana, Fonseca aparece no 45º lugar do ranking, uma posição abaixo da melhor marca da carreira, alcançada na semana passada. A vitória na estreia rende 50 pontos na ATP ao jovem tenista, que poderá chegar ao top 40, de acordo com as projeções oficiais, mas ainda com possibilidade de várias mudanças durante as duas semanas do US Open. Se ele vencer mais uma, receberá 100 pontos para chegar à 37ª colocação.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Disputado sob forte calor, acima de 30ºC, o jogo exigiu bastante do físico. Fonseca chegou a ser atendido pela equipe médica do torneio e recebeu um comprimido durante o terceiro set, mas não chegou a ter o atendimento protocolar de três minutos. Mesmo depois de passar mal, o carioca voltou à quadra e continuou a partida até o fim.

Superado por Fonseca na estreia, Kecmanovic tem dois títulos de ATP, um deles na atual temporada em Delray Beach. O sérvio de 25 anos tem como melhor ranking da carreira o 27º lugar, alcançado há duas temporada e tem cinco vitórias contra top 10.

Reação nos dois primeiros sets e batalha física no terceiro

Nos dois primeiros sets, Fonseca teve que reverter situações desfavoráveis no placar. Após um início de jogo com domínio dos sacadores até o 2/2, Kecmanovic conseguiu sua primeira quebra e chegou a liderar o set inicial por 5/2. Fonseca devolveu a quebra no momento em que o rival sacava para fechar e foi superior no tiebreak, vencendo três pontos nas devoluções.

O segundo set começou com uma quebra para cada lado, mas depois Fonseca sacou muito bem. Ele disparou 10 aces na parcial, terminando a partida com 14 no total. O brasileiro chegou a ter um set-point quando liderava por 6/5, mas o sérvio manteve o game de saque. Pouco depois, Kecmanovic teve 5-2 no tiebreak, mas Fonseca reagiu com quatro winners seguidos. No set-point, venceu uma disputa na rede.

Já no terceiro set, Fonseca chegou a passar mal em quadra. Ele recebeu atendimento médico na virada de lado quando perdia por 3/2 e chegou a paralisar a partida, mas conseguiu manter o game de saque depois e ainda quebrar o serviço do sérvio. Sentindo-se melhor na reta final da partida e forçando um pouco mais as devoluções, especialmente no segundo saque do sérvio, ele voltou a quebrar com uma dupla falta do rival no match-point.

Subscribe
Notificar
guest
42 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Luiz Fernandes
Luiz Fernandes
3 horas atrás

Jogo duro, Kecmanovic é consistente e regular. Parabéns!

SDR
SDR
2 horas atrás
Responder para  Luiz Fernandes

Isso aí, vitória “suada”, jogo duríssimo.

Luis Vanderley Santana
Luis Vanderley Santana
3 horas atrás

Ótima vitória

Fonsequismo fonsequisado
Fonsequismo fonsequisado
3 horas atrás

Aí sim, esse é o João Fonseca que eu conheço, indo pra cima e acertando, não errando. Vamo que ainda dá pra avançar mais no torneio

Tribunal do US Open
Tribunal do US Open
2 horas atrás

Sentindo cheiro de GS?

Leonardo Sousa
Leonardo Sousa
2 horas atrás
Responder para  Tribunal do US Open

kkkkkkkkkk”
João por mais que jogue bem algumas partidas. Sequer passou pras 8 de final.
Fora que a chave dele e complicadíssima.
João ainda nao esta na altura dos tops 30.
Precisa ter regularidade!

Marco Aurelio
Marco Aurelio
21 minutos atrás
Responder para  Tribunal do US Open

Semifinal estaria muito bom, acho.

André Barbieri
André Barbieri
3 horas atrás

É nítido que a presença da torcida brasileira mexe com o garoto. Hoje jogou muito melhor do que nas semanas anteriores… pra cima do Machac agora!!

Juscelino
Juscelino
3 horas atrás

Grande Vitória. 3 sets a 0, não significa que foi fácil. Jogo duro, aliviou no terceiro set.
João, é o presente e futuro do tenis brasileiro.

SANDRO
SANDRO
2 horas atrás
Responder para  Juscelino

Lógico que não foi fácil, foi uma partida duríssima que exigiu muita resiliência e concentração, principalmente nos tie breaks!!! João está de parabéns pelo excelente resultado!!!

Última edição 2 horas atrás by SANDRO
Jose
Jose
3 horas atrás

Ganhando experiência e rodagem no circuito vamos pra cima.joao

Tribunal do US Open
Tribunal do US Open
3 horas atrás

Grande Vitória do Fonseca. Jogador de GS, aposto nele nas oitavas, apesar da realidade ser R3.

Diego
Diego
3 horas atrás

Boaaaaaaa,agora ss,jogou bem e teve uma vitória convincente
Agora terá que subir um pouco o nível

Flavio
Flavio
3 horas atrás

Excepcional vitória !!!!!!

Fernando Romero
Fernando Romero
2 horas atrás

Foi muito bem, apesar do backhand sofrível. Se conseguisse melhorar neste quesito, o que deve ser difícil no curto prazo, iria longe. A inconsistência do backhand não deixa o Fonseca ficar no ponto quando mais trocas de bola são necessárias.

Anderson Silva
Anderson Silva
2 horas atrás
Responder para  Fernando Romero

Exatamente isso cara, só ajustar isso, ele já tem uma potência absurda nos seus golpes, veja a esquerda dele sólida e consistente hoje, é so diminuir um pouco a pancadaria e trocar mais bolas …

Rockton
Rockton
1 hora atrás
Responder para  Fernando Romero

Esse é um dos 3 “furos” no jogo dele. Primeiro é a devolução de saque, segundo movimentação e terceiro backhand.
Lógico que isso é falando em Top 50.
Mas está indo muito bem, tem tempo para evoluir nos pontos citados e subir ainda mais.

Carver
Carver
2 horas atrás

Belo jogo. João esteve longe de ser perfeito, mas segurou as oscilações, foi firme quando precisava ser. Próxima rodada é pedreira, mas dá pra levar. Na torcida aqui, sem pachequismo nem complexo de vira-lata. Que ano de estreia desse garoto. 2026 promete.

SANDRO
SANDRO
2 horas atrás

Uma vitória realmente “maiúscula” em uma partida extremamente mental e difícil!!! João Fonseca está de parabéns pelo excelente desempenho nos 2 “tie breaks”!!!

Gustavo
Gustavo
2 horas atrás

Vamos João! 3×0 sem sustos, show de bola. Agora vamos pra cima do Machac, que se julgar pelos últimos campeonatos, tá meio em má fase, dá pra surpreender!

Thiago
Thiago
2 horas atrás
Responder para  Gustavo

Sem sustos??? Como assim??

scoreboard
scoreboard
2 horas atrás

tudo dentro da normalidade …sempre fazendo milagre em uma primeira rodada de Grand Slam, vide o que fez com Rublev no Ao e em outros torneios de mesmo porte… o problema é que ele vai perdendo intensidade física para encarar melhor de 5 sets.. e com isso costuma cair em terceiras rodadas , se até lá não encarar um tenista top 10 pode ser que ele quebre esse tabu … mas será bem complicado considerando que o próximo será um top 30 ,, terá que entregar tudo em quadra se quiser vencer ,, vejamos os próximos capítulos deste torneio …na torcida !!!!!

Gustavo
Gustavo
2 horas atrás
Responder para  scoreboard

Concordo, mas todo jogo é emoção, chegar em 3a rodada de Slam não é nada fácil, muita gente de nível alto. Olha o Medvedev perdendo na 1a rodada de 2 slams seguidos pro Bonzi kkkk

Leonardo Sousa
Leonardo Sousa
2 horas atrás
Responder para  scoreboard

melhor comentário!
no mínimo o mais sensato.
E torcer pra que ele chegue ao menos nas 8 ou quartas.
Ja seria um feito incrível.

Marcelo Calmon
Marcelo Calmon
2 horas atrás
Responder para  scoreboard

Qual milagre que foi feito ? Adversário bem normal. Os dois com dificuldade de movimentação e resolvendo mais na pancada. Fonseca errou menos e ganhou. Como estreia foi bom, mas o jogo foi de um nível técnico baixo. Talvez o calor tenha contribuído para isso.

Leandro Schulai
Leandro Schulai
2 horas atrás

É isso que a torcida espera dele. Consistência, bom mental. O resto vem naturalmente. Ngm aqui está exigindo título de GS, super campanhas, mas apenas consistência. Acredito que tem jogo pra ganhar do Machac, mas uma derrota não será nenhum motivo para críticas, desde que jogue com essa consistência.

Kleber
Kleber
2 horas atrás

Uma grande vitória do João Fonseca.
Foi muito agressivo nos pontos decisivos e mostrou resiliência ao reverter um 2×5 no primeiro set.
Superou o trauma dos TB, vencendo as duas disputas.
E, mesmo debilitado no terceiro set, com 3×3, conseguiu manter o serviço e caminhar para a vitória com duas quebras.
Cometeu muitos erros no backhand e precisa melhorar para ter chances contra o Machac.
De toda forma, está de parabéns por mais uma vitória em estreia de Grand Slam.

Marcos Antonio Vargas Pereira
Marcos Antonio Vargas Pereira
2 horas atrás

Jogo consistente hoje, tomou umas quebras em momentos ruins mas conseguiu reverter. Muitos winners, bom saque, se mantiver está pegada tera boas chances contra o Machac.

Anderson Silva
Anderson Silva
2 horas atrás

Hoje jogou no seu nível abitual, mais errou muitas bolas , bora João é so achar a bola média, não precisa espancar a bola todo ponto, apenas encontre sua força média de jogo e use mais seu arsenal,pois tem todos os golpes e não precisa toda hora correr risco e ir para winers arriscando tudo.O saque hoje estava afinado, só precisa de mais um pouco de regularidade, que pra mim o jogo do João já bate de frente tranquilamente contra um top 20 ou até top 15…apenas deixe o adversário errar tbm rsrrsrss..

Foger Rederer
Foger Rederer
2 horas atrás

Essa vitória foi importante contra um cara cascudo no tour. Agora o Machac vai ser pedreira.. Vamos, João!

Davidson Daniel
Davidson Daniel
2 horas atrás

Excelente vitória. Kecmanovic não largou o osso até o final do 3°set. JF manteve a cabeça durante todo o jogo, embora, em alguns momentos, tenha ficado.ansioso para definir. Melhorou a movimentação e constância em relação ao último jogo

Guilherme ES Ribeiro
Guilherme ES Ribeiro
2 horas atrás

Infelizmente não pude ver o jogo, mas muito bom vencer em 3 sets contra um bom tenista como o Kecmanovic. E pelo jeito teve foco para ficar na partida quando esteve atrás no placar no 1° set e no tie break do 2°. Jogo duro contra o ótimo Machac, que apesar de não estar no seu melhor momento na temporada já venceu um ATP no hard este ano e é adepto do piso, com 58% de aproveitamento de vitórias no piso em partidas de ATP. Na torcida para o João surpreender

Jorge Luiz
Jorge Luiz
1 hora atrás

Grande Fonseca

Beto
Beto
1 hora atrás

Já deve ter um tempo que um brasileiro não ganha pelo menos uma partida em todos os grand slams do ano, mas tem gente que acha que isso é pouco para um garoto de 19 anos e vai cair matando se ele perder na próxima rodada.

Marcos Antonio Vargas Pereira
Marcos Antonio Vargas Pereira
23 minutos atrás
Responder para  Beto

O último foi o Bellucci em 2010, se não me engano o Saretta em 2003 e o Guga.

Rockton
Rockton
1 hora atrás

Que bela vitória!
Adversário duro, muito consistente.
Só pedrera daqui para frente.

João
João
1 hora atrás

Esse sérvio naqueles circuitos Vat 69 dos anos 80 e 90 não passaria uma rodada…

Ernani chaves
Ernani chaves
1 hora atrás

Hoje, Joao teve paciência, nao se afobou e mesmo com problemas, soube superar as dificuldades e vencer!

Tom França
Tom França
1 hora atrás

João ganhou como “gente grande”! Me lembrou alguns jogos do Djokovic, onde os comentaristas ja davam como certa a derrota e o “Nole”, como sempre deu a volta por cima. Soube “sofrer” na hora certa e ganhou de 3×0. Não é fácil ganhar nem de 3×2, avalie sem perder sets?

Rafael
Rafael
54 minutos atrás

Adicionem os melhores momentos do vídeo da ESPN, teve uma direita que ele marretou, meu amigo… kkk

Kario
Kario
25 minutos atrás

Não vi o jogo todo, mas gostei muito do q vi. Não vi o João errando tanto, nem tão longe da quadra ou no pé da rede como em alguns jogos. Fico mais animado! Grande vitória.

Marco Aurelio
Marco Aurelio
22 minutos atrás

Torcendo muito para que nosso João Fonseca chegue às oitavas, quando pegará (provavelmente) o Fritz. Vou delirar: nas quartas, pegar e passar pelo (provavelmente) Djokovic, e chegar à semifinal, enfrentando o Alcaraz….. pronto, não consigo delirar mais… enfim, que nosso JF seja, pelo menos, o Atmane deste US OPEN… não sei se comentaram acima, mas… muito bom o saldo de 14 Aces….

plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.