Buenos Aires (Argentina) – A organização do ATP 250 de Buenos Aires anunciou que João Fonseca disputará a chave principal do torneio, que acontece entre os dias 10 e 16 de fevereiro. O evento nas quadras de saibro da capital argentina será disputado uma semana antes do Rio Open, que começa no dia 17.
Campeão do Next Gen ATP Finals no fim do ano passado, na Arábia Saudita, Fonseca vive grande fase aos 18 anos. O carioca começou a temporada conquistando o título do challenger de Camberra, além de furar o quali do Australian Open, disputando a chave principal de um Grand Slam pela primeira vez. Ele também está com o melhor ranking da carreira no 112º lugar.
A vaga de Fonseca na chave veio como parte do programa de aceleração da ATP para os Next Gen, que disponibiliza vagas para jovens jogadores até o 250º lugar do ranking. Segundo os critérios, o torneios elegíveis para essas vagas são os realizados em semanas com três eventos simultâneos da série 250. O brasileiro decidiu usar o benefício em Buenos Aires, como parte da preparação para o Rio Open.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O calendário de João Fonseca ainda prevê mais algumas competições no piso duro. Ele está inscrito para o challenger de Quimper, na França, que será na semana que vem em quadras cobertas e foi convocado para o duelo entre Brasil e França pela Copa Davis, que será em Orleans. Só então, seguirá para o saibro sul-americano.
A lista de inscritos em Buenos Aires já conta com nomes como Alexander Zverev, Holger Rune e Lorenzo Musetti, que também jogarão no Rio de Janeiro na semana seguinte. O evento também já confirmou três argentinos, Sebastián Báez, Francisco Cerúndolo e Tomás Etcheverry.
JOÃO FONSECA 🇧🇷 JUGARÁ EL IEB+ ARGENTINA OPEN 2025 🏆
El brasileño jugará el cuadro principal del torneo, ingresando como SE.
Esto se debe a un nuevo programa creado por la ATP para los Next Gen, menores de 20 años y que estén dentro del top 250 del ranking mundial.
El IEB+… pic.twitter.com/bL7zl3pbDW— IEB+ Argentina Open (@ArgentinaOpen) January 14, 2025
Boa. Tem mais é que aproveitar a gira de saibro para alcançar um ranking mais condizente com o seu tênis. Vai entrar no top 50 antes do fim do ano.
Gilvan, ele chegará a TOP 6 neste ano de 2025.
Marco, eu tambem estou empolgado, mas top 50 ja eh uma otima meta. Top 6 eh impossivel, pois apenas com grandes campanhas em M100 e ATP 500 seria possivel, e o Joao mal ira jogar todos esses torneios. Calma, vamos com calma. rs
Torcemos para isto, mas precisamos ser realistas e não queimar etapas.
Gilvan, é isso que queremos, porém acredito que isso só ocorrerá em 26 ou 27
Grande notícia! Ótima chance de faturar importantes pontos e consolidar esse crescimento.
Sendo bem otimista, até porque o João está nos dando motivos pra isso, acredito que depois do AO, Quimper, Buenos Aires e Rio Open (talvez incluindo Santiago ou Acapulco tbm) , o João vai ter ranking pro Indian Wells e Master 1000 de Miami em março, sem depender mais de Wild Card. Daí pra frente é só alegria. Chega de Challenger e Quali.
Saibro e diferente de piso duro, desgasta mais. Cansei de ver jogadores chapando bolas, fazendo pontos bonitos e mesmo assim perdendo jogos. Encarar uma gira de saibro com corpo de 18 anos não e fácil e leva ao desgaste para a gira de piso rápido, onde estão os primeiros do mundo.
Uma estatística interessante. Nos 13 últimos jogos Rublev colocou mais de 70% em 2 jogos (Derrota a Shelton e vitória contra Tabilo). Fora desses foram 3 vitórias e 8 derrotas. Já João colocou acima de 70% em 6 dos 13 últimos jogos.
Que notícia maravilhosa. Tentei por 3 anos comprar ingressos pro Rio Open e nunca consegui, eu e minha família vamos pra Buenos Aires assistir as rodadas finais. Imagina ver um jogo do João na final, seria um sonho.
Vitória espetacular do nosso querido tenista número 1 do Brasil João Fonseca!
Que maturidade. Você jantou o Rublev. Continue focado. Hoje você foi perfeito. Meus parabéns. E pé no chão que você vai chegar lá.
Se continuar desse jeito capaz que entra em Buenos Aires pelo ranking mesmo
Quimper ele pode dar off. Pelo mos a terceira rodada do Australian ele chega.
Eu acho q a realidade do João é top 20 em 2025. Sem exageros.