Melbourne (Austrália) – Depois de conquistar o segundo challenger da carreira em Camberra, João Fonseca segue para o quali do Australian Open e conheceu neste domingo o caminho para tentar uma vaga na chave principal de um Grand Slam pela primeira vez.
Fonseca, que ainda ocupa o 145º lugar do ranking, mas vai subir para a 113ª posição na segunda-feira, ficou longe dos principais cabeças de chave e estreia na terça-feira contra o argentino Federico Gomez, cabeça 29 do quali e 137º do mundo. Gomez venceu o único duelo anterior, disputado no ano passado, em Santiago.
Se vencer, o carioca de 18 anos pode enfrentar o cazaque Dmitry Popko ou Colemon Wong, de Hong Kong. Já para uma eventual fase final, o adversário de melhor ranking é mais um argentino, Thiago Tirante, 117º colocado. Mas o britânico Jan Choinski é um concorrente forte. Outros possíveis rivais seriam o austríaco Jurij Rodionov e o francês Titouan Droguet.
Monteiro terá rival experiente na estreia
Enquanto Foseca tem argentinos pelo caminho, Thiago Monteiro terá australianos experientes na chave. Cabeça 6 do quali, o cearense estreia na madrugada desta segunda-feira, por volta de 0h30, contra contra Jason Kubler, de 31 anos e que já foi campeão de duplas em Melbourne, mas com histórico de lesões no joelho. Ex-top 70 e atualmente apenas no 638º lugar do ranking, Kubler disputou poucos torneios ano passado.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O caminho de Monteiro ainda tem outro atleta da casa, Marc Polmans, que enfrenta o francês Valentin Royer. Para uma eventual terceira rodada do quali, o número 2 do Brasil tem como cabeça de chave mais próximo o monegasco Valentin Vacherot. Canhoto de 30 anos, Monteiro já jogou a chave principal em Melbourne cinco vezes e avançou uma rodada em 2021.
Meligeni e Heide buscam vaga inédita em Melbourne
Os paulistas Felipe Meligeni e Gustavo Heide já furaram qualis de Slam recentemente, mas tentam chegar à chave de Melbourne pela primeira vez. Heide será o primeiro a entrar em quadra, neste domingo às 20h (de Brasília) já enfrenta um cabeça de chave, o sérvio Laslo Djere, e tem alguns sul-americanos no caminho como o chileno Cristian Garin e o boliviano Hugo Dellien. Há chance de duelo com o alemão Maximilian Marterer na terceira roadada. Já Felipe Meligeni estreia na terça contra o francês de 23 anos Clement Chidekh. Seu caminho ainda tem nomes como o holandês Tim van Rijthoven, que já venceu torneio da ATP na grama e gosta de pisos mais velozes e o jovem taiwanês de 23 anos Chun-Hsin Tseng.
Chave dura para os brasileiros. Fonseca deve passar
Fonseca vai passar. Monteiro R2, Heide R1, Meligeni R2.
Passa os 2 brasileiros, chaveamento mamão com açúcar
Monteiro pegou o caminho mais fácil porque tem o melhor ranking e é cabeça de chave 6, gênio. Imagina o eco que não faz nessa sua cabecinha para escrever uma asneira dessas sobre algo lógico e esperado.
Sobre o Fonseca, “não dá para saber como ele vai chegar, mesmo estando em grande fase”? Incógnita? Ele pode até perder no Q1, porque tênis não é matemática, mas chega como absoluto favorito depois de dez vitórias seguidas e dois títulos expressivos. Imagino o pessoal que está na chave dele, devem estar muito felizes de ter essa incógnita pela frente…
Mais um hater metido a entendido de tenis
Exato, na verdade, levando o ranking em conta, quem pegou o melhor chaveamento foi o Meligeni(e esse sim, n realizou qlqr preparação para o AOpen e nunca realiza..)
Heide pegou o pior sorteio disparado dentre os BRs..
João Fonseca pegou uma chave acessível, jogando seu tênis é favorito, na torcida. Chave mais tranquila é a do Monteiro, torcer para o Heide surpreender, acho difícil mais quem sabe
O Fonseca é favorito pelo potencial e pelo q vem jogando recentemente mas, cabe salientar q perdeu os únicos confrontos disputados contra os 2 argentinos na sua chave(e ambos estao longe de jogarem como saibristas classicos argentinos, sao jogadores perigosos com quadrad rapidas)..
São perigosos sim, mais o melhor João Fonseca contra o melhor dos argentinos João sobra, sabemos que cada jogo é um jogo, a história é outra
Contra o Tirante, ele venceu o primeiro confronto em São Leopoldo, em 2022.
Parabéns para o excelente trabalho do técnico Guilherme Teixeira e toda a sua equipe técnica!
Boa chave do Fonseca. Ele amanhã será 113 mundo, portanto a frente dos adversários do quali. Rodadas ascendentes dos adversários em níveis de dificuldade. O primeiro ele leva vantagem no piso, o segundo se for o jovem Wong, duelo da geração e o terceiro argentino mais tarimbado ao piso, mas deve atropelar pelo momento atual. Pode até perder, pela inexperiência de entrar num torneio desse porte já, mas tudo indica que a cabeça está preparada.
113 no ranking e após AO e o challenger de Quimper 125 no dia 20 deverá chegar no top 80 já em janeiro. Que maravilha.
Calma cara, sem consultas á bola de cristal.
Bom dia a todos. Que bom acordar e ver essas chaves formadas dando o ponta pé inicial para o AO. Gostei do chá chaveamento. Alguns nossos atletas parecem bem saibristas e não.curtirem tanto a quadra dura. Acho que na ordem tem mais chances Fonseca, Monteiro, Meligeni e Heide. Lógico que todos podem mais “se” mental melhor, preparação mais adequada e aí vai. Agora é “curtir” e “torcer” pelos.nossos sem.muitas cobranças. Sempre digo que “a gente não sabe da realidade e luta se cada um” e então procuramos amenizar as críticas. Quanto aos argentinos do Fonseca acho que são saibristas e aí facilita um pouco ou muito a vida do Fonseca. Bora apreciar e ser feliz. Ótimos jogos a frente.
Penso igual a vc na ordem das chances de cada um!
O Chaveamento foi bom para o Fonseca, só tem o britânico que ele ainda não conseguiu vencer na chave,mas pelo momento que vêm vivendo dá pra sonhar com essa vaga sim,em relação aos demais brasileiros,as maiores chances ficaram com o Monteiro,boa sorte a todos e vamos a luta!!!
Fonseca é amplo favorito mas, longe de ser favas contadas esse chave: além do britânico q o venceu nos 2 confrontos prévios, ele tbm perdeu os 2 jogos anteriores contra os argentinos na chave(e ambos performam bem em quadras rapidas- o Gomez inclusive avançou no forte Qualy de Brisbane nessa semana)
Bem lembrado.
Verdade, este povo é sem noção, estão contando com o ovo antes de sair da galinha. Numa quadra é um contra o outro, cada um com uma raquete, uma rede separando e uma bolinha voando, então tudo pode acontecer. Estatística, ranking e torcida não ganham jogo. Vamos esperar pra ver o que vai acontecer, deixem os jogadores fazerem o trabalho deles, se não tiverem sucesso, é do jogo.
Chaves bem possíveis para Fonseca e Monteiro, ainda que eu não creia no Thiago vencendo três partidas consecutivas . Caminho tortuoso para Heide e Meligeni Alves é uma zebra total no seu rol de confrontos,
Fonseca e Monteiro tem chances, os outros não.
Fonseca terá um bom teste em lidar com a pressão por ter ganhado dois títulos seguidos e repetir o bom desempenho.
Monteiro tem chave acessível, mas sabemos que ele se enrola com jogadores piores, então tudo pode ocorrer.
Eu só descartaria o Heide msm(e só pq realmente pegou uma chave muito espinhosa)
Meligeni apesar de ter sido o único q n fez qlqr preparação para o torneio, pegou de longe a chave mais acessível dentre os BRs e tem bom histórico nessas disputas de Qualys..
Com relação ao Fonseca, tem o desafio extra de ter 3 jogadores dentro do seu chavemento para quem ele perdeu os jogos anteriores..
4…perdeu pro Popko tb
foi um bom sorteio pra ele argentino não se dá bem nesse tipo de pisso
Gustavo posso até errar na minha observação. Esses argentinos top 100 tá bem escrito na testa deles(gracias ao saibro) porque no hard são top 200. salva aí o F. Cerundolo e o Etcheverry.
Me sinto bastante otimista em relação a esse AO, principalmente devido ao João, mas acredito que a Bia e o Wild podem surpreender também. Os outros já acho mais complicado, mas gostaria bastante de ver o Heide na chave principal, estarei na torcida. Bora brazucas!!
Acho o Heide um jogador com mais possibilidades em subir mais um degrau na carreira. Esse degrau é o top 100. Tem pegada porém precisa achar alguém que leva ele junto e TB que ele queira subir esse degrau.
Heide foi dentre os tenistas top 300 BR oq menos disputou torneios a o passado(isso pq n teve nenhum problema osteo-muscular durante 2024).. só os fora de série conseguem furar top 100 jogando tão pouco..
Wild tá voltando de cirurgia agora, eu n teria muitas expectativas nesse momento e a Bia iniciou 2025 com os piores problemas apresentados em 2024..difícil o torcedor animar..
onde vai ter transmissão
Dinsey+
Disney e ESPN.
Monteiro tem chave bem favorável, mas precisa estar numa semana inspirada. João precisa tomar muito cuidado com o Choinski, é a maior ameaça. Heide, Meligeni e Pigossi é só o cheque mesmo.
Talvez último qualy de Grand Slam do João Fonseca (Espero que de toda uma longa e vitoriosa carreira). Continuando a evolução e não tendo lesões, expectativa de que em Roland Garros já deve entrar por ranking. Os outros tenistas brasileiros também podem furar esse qualy. Vou torcer.
Analisando apenas os adversários da primeira rodada, começando pelo Monteiro. Brasileiro é favorito. Kubler ficou quase 2024 inteiro inativo. Voltou no final do ano com final de ITF no hard em novembro. Monteiro venceu o australiano no Master 1000 de Miami em 2023. Mas é um jogo traiçoeiro. Kubler é adepto da quadra rápida e tenista da casa. E o Monteiro adora se complicar em jogos assim. Gustavo Heide pegou talvez o melhor tenista, o experiente Laslo Djere. Mas vejo um jogo aberto. O sérvio não teve um ano bom em 2024, apesar de terminar o ano fazendo semifinal no hard em ATP na Sérvia. Mas Djere é mais adepto do saibro. Quem sabe o brasileiro surpreende. Fonseca pega um bom argentino, Federico Gomez, que vive seu melhor momento da carreira, com 3 títulos de Challenger em 2024, vencendo inclusive o brasileiro ano passado em Santiago. Mas Gomez é do saibro. E pela fase do Fonseca, brasileiro é favorito. Meligeni pega o francês Chidekh, que apesar de pior ranking que o brasileiro é jogador de quadra rápida, inclusive fez 2 finais e ganhou 1 título de Challenger ano passado no hard. Jogo aberto também. Em resumo, Fonseca e Monteiro favoritos, Meligeni jogo aberto, Heide azarão, mas com chance de surpreender. Na torcida para os brasileiros avançarem.
Que comentário tosco. É incrível como não há como impedir haters de despejarem seu veneno contra os tenistas brasileiros…
Monteiro (e não “Morteiro”) pegou uma chave acessível porque é cabeça de chave. E é cabeça de chave porque fez um bom 1º semestre em 2024.
Fonseca é uma “incógnita” mesmo vencendo dois torneios seguidos? Então não sei o que ele ore isa fazer pra ser reconhecido como um ótimo tenista.
Hater é dose…
Será um bom teste para o Fonseca jogar contra um passa bolas
a ESPN podia transmitir
O Monteiro fez um bom 2024. Por isso a chave dele é menos difícil (aparentemente). Por quê não acredita que o nosso Monteiro possa passar?
Provavelmente só o Fonseca irá passar,na torcida para que todos passem
Heide foi o que se deu pior! Pegou o caminho mais complicado
Acho que furam o Fonseca e o Monteirão da Massa. A ver.
É, acho que ninguém passa. Infelizmente.
Perguntinha básica: Alguém aí vai virar a noite assistindo a Pigossi?
Tem que ter muita coragem rsrs
vou é dormir
Nao se enganem. Esse argentino Federico Gomes é casca de ferida. Passou no quali de Brisbane vencendo Dusan Lajovic e perdeu na 1a rodada para o gigante americano Reily Opelka por 6/4, 7/5 . Opelka ganhou depois do Djoko e so foi perder a final por desistencia.
Pessoal alguém tá conseguindo assistir o quali no Disney+? Para mim não está aparecendo
Está chovendo em Melbourne e nenhum jogo foi iniciado.