Fonseca será o brasileiro mais jovem no top 100 da ATP

Foto: Corinne Dubreuil/FFT

Londres (Inglaterra) – A próxima atualização do ranking da ATP terá um marco histórico para o tênis brasileiro. João Fonseca será o jogador mais jovem do país a figurar entre os cem melhores do mundo.

O carioca, que completou 18 anos em agosto, vai superar uma marca de Gustavo Kuerten. Tricampeão de Roland Garros, Guga entrou no top 100 aos 19 anos e 11 meses em agosto de 1996.

Segundo a projeção oficial da ATP, Fonseca está saltando do 112º para o 99º lugar. E entre os concorrentes da semana, que estão jogando torneios de nível challenger, apenas o sérvio Laslo Djere poderia ultrapassá-lo, caso vença oo challenger de Qiumper na França. Assim, na pior das hispóteses terminará a semana como número 100 do mundo.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

No início da temporada, Fonseca era apenas o 145º do mundo, mas deu um bom salto no ranking depois de conquistar seu segundo challenger da carreira, em Camberra na primeira semana de janeiro. Na sequência, passou pelas três rodadas do quali e ainda venceu o russo Andrey Rublev, número 9 do mundo, na primeira rodada da chave principal do Australian Open, o que rendeu mais 80 pontos no ranking para ele.

Outros tenistas que estavam em atividade em challengers desta semana não conseguiram a pontuação suficiente para entrar no top 100, casos do norte-americano Christopher Eubanks e do português Jaime Faria, que jogavam em Oeiras, e do veterano francês Adrian Mannarino em Quimper.

Brasil pode ter três tenistas no top 100 na próxima semana

O Brasil pode terminar a semana com três tenistas no top 100. Isso porque o cearense Thiago Monteiro, que furou o quali de Melbourne, mas perdeu para Kei Nishikori em cinco sets na estreia da chave principal, está provisoriamente subindo do 105º para o 100º lugar. O número 1 do país é o parananese Thiago Wild, que ocupa o 79º lugar e pode ganhar até três posições, mesmo sem ter vencido na Austrália ou em Quimper, devido aos descontos de seus concorrentes mais próximos.

Subscribe
Notificar
guest
6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Jorge Luiz
Jorge Luiz
3 horas atrás

Fonseca é o futuro

samuel
samuel
2 horas atrás
Responder para  Jorge Luiz

Ainda quero ver um confronto djokovic vs Fonseca. Seria sensacional

Federer eterno GOAT
Federer eterno GOAT
1 hora atrás

esse garoto vai longe… terminará a carreira como 3º maior da história, abaixo apenas de Federer e Alcaraz

Alvaro
Alvaro
1 hora atrás

E o Wild perdendo em primeira rodada de challenger.

José Carlos
José Carlos
36 minutos atrás

Ele defende vários pontos no Rio e será perfeitamente normal dar uma oscilada para baixo caso o sorteio não lhe seja favorável. Mas tem amplas condições de, quem sabe, entrar direto nas chaves de Roland Garros e Wimbledon caso mantenha a boa fase. Para Indian Welles e Miami a tendência é ter que disputar os qualis.

Renato
Renato
24 minutos atrás

Grande notícia. João no top 100 é merecido, o garoto tem os pés no chão e joga muito. Parabéns e que essa temporada ainda traga muitas alegrias e que suba muitos degraus nessa escada que é o ranking.

plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.