Fonseca segura cabeça, vence 7ª seguida e faz quartas em Camberra

Foto: Pete Staples/USTA

Camberra (Austrália) – Depois de atropelar um ex-top 40 sua partida de estreia no challenger de Camberra, João Fonseca precisou se segurar na parte emocional depois de perder dois match-points e conseguiu vaga nas quartas de final do torneio de US$ 200 mil, que acontece sobre quadra sintética. O carioca de 18 anos e 145º do ranking venceu nesta madrugada o croata Duje Ajdukovic, que ocupa três postos a sua frente, por 6/1 e 7/5, em 75 minutos de partida, depois de sacar com 5/3 e 40-15 no segundo set.

Esta é a sétima vitória seguida para Fonseca, que foi campeão do Next Gen ATP Finals há dez dias, na Arábia Saudita. Ele também chega a 30 vitórias em torneios de nível challenger na carreira, com um título em Lexington e um vice em Assunção no ano passado. No geral, já soma seis passagens por quartas de final de challenger, tendo também as semifinais em Lyon e Buenos Aires.

Com a vaga, Fonseca também garante 16 pontos na ATP. Provisoriamente, o atual número 3 do Brasil está subindo para o 140º lugar do ranking mundial. Além disso, já fez mais pontos neste torneio do que em todo o mês de janeiro de 2024, quando somou 14 em challengers na Argentina, dando uma boa margem de crescimento para as próximas semanas.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

O adversário de Fonseca nas quartas será o francês Harold Mayot, 116º do ranking, que derrotou pouco antes o colombiano Daniel Galan, 126º colocado, com parciais de 7/6 (7-5) e 6/4. Eles se enfrentaram uma vez, com vitória dp brasileiro no challenger de Madri em 2024. Uma possível semifinal em Camberra renderá 35 pontos na ATP e aí ele poderá ir a 138º. Em sua estreia na temporada, Fonseca cedeu apenas quatro games ao norte-americano Mackenzie McDonald, ex-top 40 e atual 131º do mundo, em jogo com 53 minutos de duração.

Primeiro set excelente

Assim como fizera dois dias atrás contra McDonald, Fonseca fez um primeiro set praticamente perfeito, mesmo tendo acertado 67% do primeiro serviço numa tarde de forte ventania. No entanto, levou a melhor em todos esses 10 pontos e ainda só perdeu dois lances nas cinco vezes que precisou do segundo saque. Com tamanho volume de jogo, Ajdukovic, que vinha de vitória sobre o cabeça 2 e 79º do mundo, o argentino Facundo Diaz, não teve um break-point sequer.

Ao mesmo tempo, o brasileiro foi muito agressivo com a devolução, especialmente com o forehand, e nas poucas trocas de bola que permitiu ao croata impôs um ritmo muito veloz e com bolas profundas. Isso deu a Fonseca 12 de 19 pontos de devolução do primeiro serviço e 7 em 14 com o segundo, obtendo um total de seis break-points e três quebras.

Croata se desespera e dá trabalho

A falta de alternativas em quadra deixou Ajdukovic irritado ao final do primeiro set e inconformado ao longo da segunda série, em que novamente perdeu o saque de forma precoce. Fonseca mostrava sempre volume de jogo superior, com mínimas falhas da base. No terceiro game, um forehand longo deu o único break-point ao croata na partida, que o carioca evitou com ace.

Um raro game impreciso de Fonseca deu ânimo ao adversário. O primeiro saque não funcionou bem, o croata ajustou melhor a devolução e perdeu a pressa, o que permitiu reação e empate por 3/3. Novamente, Fonseca mostrou cabeça firme e confiança. Segurou o importante saque do sétimo game, voltou a devolver com profundidade e, com nova quebra, sacou para a vitória.

Veio então o game mais longo da partida. Fonseca abriu 40-15, o croata se soltou nos match-points e conseguiu tirar o serviço na segunda chance. Diante de novo empate, o brasileiro caprichou no primeiro serviço, acertou seu quarto ace e voltou a ficar à frente. Uma deixadinha brilhante lhe deu 30-30, devolução firme no pé o levou ao terceiro match-point e um backhand descalibrado do croata selou a vitória.

Subscribe
Notificar
guest
69 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Tadeu
Tadeu
2 dias atrás

Rapaz João devolveu muito, mas sentiu o cansaço. Saque caiu! Felizmente menos de 21 games. Craque

José Nilton Dalcim
Admin
2 dias atrás
Responder para  Tadeu

Talvez mais do que o cansaço, o forte vento atrapalhou bastante os sacadores.

Paulo A.
Paulo A.
2 dias atrás
Responder para  Tadeu

Com 18 anos, saudável e bem treinado, vai estar cansado? Não mesmo.
Mais uma brilhante atuação do JF.
Começo a pensar que bem pode vir uma final, a 1a de muitas no ano…

Fernando S P
Fernando S P
2 dias atrás
Responder para  Paulo A.

É bem possível que seja uma final Next Gen (contra o Landaluce).

Fernando S P
Fernando S P
2 dias atrás
Responder para  Paulo A.

Acredito em título de ATP este ano (no Rio 500, ele já vai causar estrago na chave). Uma temporada parecida com a do Alcaraz em 2021 (segunda rodada no AO, terceira em RG, quartas no US Open, e título do 250 em Umag).

Alcaraz terminou o ano em 32.

Adriano T
Adriano T
2 dias atrás
Responder para  Fernando S P

Não é nada utópico esperar isso do João.

Jonas
Jonas
2 dias atrás

O piá é demais!

Adalberto
Adalberto
2 dias atrás
Responder para  Jonas

Monstro! Kk…

Fernando S P
Fernando S P
2 dias atrás

Depois do 3/0 no segundo set, parece que o croata conseguiu ler melhor o saque do João. Fiquei preocupado quando ele perdeu dois match points no 40/15 (o nome do adversário lembra Djokovic… hehe). Mas ele não demonstrou nervosismo em nenhum momento. Uma ótima qualidade.

Walter
Walter
2 dias atrás
Responder para  Fernando S P

Tb tive essa impressão. João parou de ganhar pontos com o saque

Tadeu
Tadeu
2 dias atrás
Responder para  Walter

Em entrevista ele mesmo reconheceu q estava cansado. E sua maior derrota foi contra o Leão Navone. O clima seco acaba com a Garotada. Mas foi excelente e resistiu.

Leandro
Leandro
2 dias atrás

Fonseca já enfrentou este francês no Challenger de Madrid do ano passado.

Cláudio Teixeira Maia
Cláudio Teixeira Maia
2 dias atrás

O jogo estava em massacre até os 3×0 do segundo set. Depois o jogo igualou, porém João sempre a frente. Até fechar com uma deixada e uma devolução para finalizar.

Lucas Miranda Faria
Lucas Miranda Faria
2 dias atrás

Menino de ouro… com certeza!!!!!

Leandro
Leandro
2 dias atrás

Cansaço aos 18 anos…difícil. Deu uma voada mesmo. O legal deste garoto é que ele é tão bom que não fico nem nervoso quando ele bobeia, porque só depende dele fazer as coisas acontecerem.

Leonel
Leonel
2 dias atrás
Responder para  Leandro

O atleta tem tantos recursos “e sabe utilizá-los” e é aí que passa segurança pro torcedor. O que já não acontece com nossos outros atletas. Qdo tem técnica, não tem o mental. Ou tem o mental mas não tem “garra” fome de bola. Assisti vários tenistas com menos recursos mas que ” tem garra, fome de bola” isso da gosto de ver. João tem tudo isso e o principal “fome” e o garoto trabalha muito pra ser número 1.

Sergio Ricardo
Sergio Ricardo
2 dias atrás

Grande vitoria do Joao, manteve a cabeça fria depois das perdas de oportunidades. Ta mostrando maturidade.

Ademir Azzi Junior
Ademir Azzi Junior
2 dias atrás

O duelo contra o Mayot não é inédito, João enfrentou ele na segunda rodada do CH100 de Madrid ano passado e levou a melhor.

André Borges
André Borges
2 dias atrás

No 6×5 do segundo set João devolvendo quase dentro da quadra já. Impossível o Duje não entregar, mal acabou de fazer o movimento de saque já volta uma bola no pé.

Nelson Sakuma
Nelson Sakuma
2 dias atrás

Infelizmente não consegui assistir o jogo todo, pelo cansaço, mas as estatísticas demonstram outra vitória segura, porém, com algumas derrapagens, como a perda de match point no 5 a 3, nao se abateu e chega às quartas de final contra um francês. Sinceramente, não vejo qualquer problema em chegar à semifinal quando, possivelmente, pegará o Eubanks. Continuamos na torcida!!

Leonel
Leonel
2 dias atrás
Responder para  Nelson Sakuma

Sim. Eubanks é o único que pode efetivamente ganhar do João. Lógico que depende do João não jogar o melhor dele. Acho que o melhor do João ainda não é páreo pro melhor de Sinner,Alcaraz,Djoko e Zverev mas vai chegar lá.

Marcos
Marcos
2 dias atrás
Responder para  Leonel

Eubanks vai perder do Fearnley

Marcos Roberto Veiga Cabral
Marcos Roberto Veiga Cabral
2 dias atrás

Notamos que o João e sua equipe estão priorizando o piso duro ao saibro que demanda mais esforço e desgaste fisico.
Este estilo de jogo, buscando Winner já a partir do segundo shoot faz se necessário para quem almeja chegar entre os primeiros mas não tem tanta eficácia no saibro, devido as variações e desníveis proporcionados pelo saibro.
Até nisso eles acertaram.Penso que Roland Garros e demais torneios na terra batida não terá domínio de um único atleta como vimos no passado.

Rodrigues
Rodrigues
2 dias atrás

Nada a ver isso ! Mas nada a ver mesmo . Calendário ajustado em função do Next Gen , do AO e da Davis . Só isso . Nem tem torneio no saibro ou grama agora . Vamos inventar menos ?

Paulo
Paulo
2 dias atrás
Responder para  Rodrigues

Exato. O calendário de torneios é planejado de acordo com os Grand Slam. Óbvio que antes do AO ele vai focar em quadra rápida, próximo de Roland Garros o foco vai ser saibro, antes de Wimbledon o foco vai ser grama e antes do US Open quadra rápida de novo e assim por diante.

Última edição 2 dias atrás by Paulo
Marcos Roberto Veiga Cabral
Marcos Roberto Veiga Cabral
2 dias atrás

Não ficaria surpreso se o Fonseca trocasse o piso duro do México pelo saibro do rio open, mesmo defendendo pontos importantes no rio.
Tudo deve depender dos resultados alcançados na Austrália.

João Caetano
João Caetano
2 dias atrás

Impossível! Mesmo que o jogo dele encaixe melhor no Hard…não jogar no Rio cidade natal dele, e toda a repercussão da mídia em cima dele….não faz o menor sentido.

Leonel
Leonel
2 dias atrás
Responder para  João Caetano

Com certeza. Virou embaixador do Rio Open. Imagina só, João e Wild serão nossos melhores e “capazes” de ganhar o Rio Open. Nos últimos anos o Rio era pra festa dos gringos. Agora são reais nossas chances de copar no Rio com Big João e Wild. E também acredito na vitória sobre a França na Davis com essa dupla magnífica. torço TB que eles escalem o Fils. Kkkk. Dá-lhes João.

Paulo Rocha
Paulo Rocha
2 dias atrás
Responder para  Leonel

Wild com chances de ganhar o Rio Open? Da onde você tirou um absurdo desses?

Fernando S P
Fernando S P
2 dias atrás

Um brasileiro nunca iria desprestigiar o único ATP do país. É o torneio mais importante no calendário dele a curto prazo e ele já disse isso publicamente.

Rodrigues
Rodrigues
2 dias atrás

Meu Deus ! Vai deixar de jogar em casa , no maior torneio da América Latina , para toda família , amigos e patrocinadore/apiadores , além de toda a torcida ?????
Faz assim amigão : aposte sua casa nesta maluquice ! Pronto ! Se acertar vai ficar rico e sumir . E se perder vai ficar pobre e sumir também .
E vc não acompanha muito não é ? Não viu que Fonseca afirmou que seu piso preferido é o saibro ?

Danilo Jeolás
Danilo Jeolás
2 dias atrás

Se Fonseca não jogar no Rio de Janeiro, a cerca de quatro quilômetros de sua casa, pode extinguir a humanidade e começar outra vez.

Henrique Soares
Henrique Soares
2 dias atrás

Que atuação! Foi incrível. Deu uma bobeada no 2o set, coisa que acontece.

Ricardo Ortegal
Ricardo Ortegal
2 dias atrás

Assisti a reprise da partida agora de manhã. Na minha opinião, não achei que foi uma partida que exigiu muito do emocional como foi destacado na matéria. Acho que o nível do João caiu um pouco no segundo set por causa das condições de vento mesmo e pelo fato do adversário ter ido pro tudo ou nada. Mas no geral, João manteve a calma mesmo após as quebras que sofreu.

Luis Vanderley Santana
Luis Vanderley Santana
2 dias atrás

Vamos voltar aos melhores momentos do tênis brasileiro,se Deus quiser

Marcelo Costa
Marcelo Costa
2 dias atrás
Responder para  Luis Vanderley Santana

Bia fez semifinal de gs, foi top 10, esses estão sendo momentos memoráveis não acha

Antônio Luiz Júnior
Antônio Luiz Júnior
2 dias atrás

João Fonseca on fire, 7ª vitória consecutiva, cansou um pouco no final, espero que consiga se recuperar a tempo, para o difícil compromisso da semifinal. Vamos joão !!!

Gilvan
Gilvan
2 dias atrás

Tá voando. Pena que vai ter de jogar o quali na Austrália.

Kario
Kario
2 dias atrás

Assisti o jogo hoje de manhã em VT, sem saber o resultado, e tirando os dois vacilos no segundo set, achei – mais uma vez – que o João está muito sólido. Acho q ele pode ter tirado proveito dos erros no segundo set e continuar a evoluir. O jogo de hoje é as 23:30, vou ver amanhã tb, e dá pra levar. Boa sorte, carioca!

Antonio
Antonio
2 dias atrás

Fonseca muito bem!
Falta um pouco de equilíbrio emocional para evitar tantas oscilações, como ocorreu no segundo set. Mas ele é novo e, com certeza vai aprender.

Rodrigues
Rodrigues
2 dias atrás
Responder para  Antonio

Pronto ! Ja temos os primeiros gênios a criticarem o Joao . Aquela incapacidade de simplesmente curtir um momento maravilhoso do cara !

Valdomiro Xavier
Valdomiro Xavier
2 dias atrás

Vamos com calma, o menino precisa muito da parte física, bastante falha.
Mas os potentes forhand o tiram do buraco.

Rodrigues
Rodrigues
2 dias atrás
Responder para  Valdomiro Xavier

Perdeu colega ! O cara de cima foi o 1o a achar pêlo e ovo no João . Vc foi só o 2o !!!!
“Parte física falha ” ???? De onde tirou essa , meu ?

Carlito Salvatore
Carlito Salvatore
1 dia atrás
Responder para  Rodrigues

Vai ficar rebatendo todo mundo que tem opinião contrária a sua? Se liga

Haroldo
Haroldo
2 dias atrás

Quando saem os convites para AO, Fonseca merecendo um. Parabéns mais uma vez. Mental perfeito pra idade dele. Acima da média.

NFdS
NFdS
2 dias atrás
Responder para  Haroldo

Já saíram. João vai jogar o quali.

Fernando Romero
Fernando Romero
2 dias atrás

Depois de um passeio com 6×1 e 3×0 no segundo ele parece que pirou. Perdeu uns 9 ou 10 pontos seguidos, inclusive sendo quebrado de zero, tudo com erro não forçado. Será que foi o tal do vento? Pra fechar o jogo foi meio no tranco, o que é bom sinal, ou seja, ganhar jogando abaixo do normal.

Paulo Rocha
Paulo Rocha
2 dias atrás

Jogou pro gasto e ganhou em 2 sets. Impressionante como o moleque é bom.

Flavio
Flavio
2 dias atrás

Dalcim, feliz 2025, com muita saúde e sucesso.
Você acha que podemos pensar seriamente em Fonseca e Wild na Davis, afastando definitivamente o Monteiro?

José Nilton Dalcim
Admin
2 dias atrás
Responder para  Flavio

Sim, a menos é claro que o Monteiro faça um excelente Australian Open. A meu ver, as vagas de Wild e Fonseca já estão certas.

Felipe Pires
Felipe Pires
2 dias atrás

Bom dia! No APP da ATP consta um confronto em Madrid entre o Fonseca e o Mayot com vitória do brasileiro por 6×2 3×6 e 6×3.

Eduardo Luís Coelho
Eduardo Luís Coelho
2 dias atrás

Que começo de ano maravilhoso no esporte!
No Tênis para ganharmoscessa alegria desse tenista João Fonseca.
Nossa esperança de duas melhores com certeza chegou.

Leonel
Leonel
2 dias atrás
Responder para  Eduardo Luís Coelho

Levantar as mãos pro céu. Um anjo desceu pra triste situação que enfrentávamos no tênis. Que desça uma anja agora.kkk porque a Bia tá chegando no limite. Socorro.

Jorge Luiz
Jorge Luiz
2 dias atrás

Menino de ouro

Juscelino Pinho
Juscelino Pinho
2 dias atrás

Sete vitórias consecutivas. Isso é um grande feito até pra quem está no topo. Pra João Fonseca, isso é espetacular. Torço pra que essa sequência se prolongue por um bom período.

Walter
Walter
2 dias atrás

Não está jogando tão firme quanto no Next Gen. Erros não forçados que ele não cometeu naquele torneio quase complicaram o jogo de ontem. Mas, ainda assim está em um nível bem superior aos adversários

Paulo Cezar
Paulo Cezar
2 dias atrás

Gostaria muito de assistir os jogos do Fonseca. Onde posso assistir?

Vinicius
Vinicius
2 dias atrás
Responder para  Paulo Cezar

No chalenger tv todos os jogos de torneio chalenger são transmitidos lá de graça.

NFdS
NFdS
2 dias atrás
Responder para  Paulo Cezar

Challenger TV, site da ATP.

Fernando Henrique
Fernando Henrique
2 dias atrás
Responder para  Paulo Cezar

Challenger TV, o link aparece no horário do jogo.

Clayton 88
Clayton 88
2 dias atrás

Bom, o que podemos ver é que o João Fonseca é um Jogador diferenciado, claro que temos que ter calma e menos vislumbre, porém as atitudes dentro e fora da Quadra, faz pensar que terá, oi melhor teremos muitas alegrias, coisa que não temos há duas décadas…

Rodrigues
Rodrigues
2 dias atrás
Responder para  Clayton 88

Isso depende muito do tal padrão de felicidade , mas principalmente o de “infelicidade” que cada um tem . Se vc só é feliz se tivermos o No 1 do mundo , isso não é um padrão de felicidade ! Isso é receita certa e infalível de como ser infeliz . Eu sou muito feliz e agradecido por ter a oportunidade de assistir a uma brasileira top 20 fazendo semi de GS , final de WTA 1000, e copando WTAs 500 e 250 de vez em quando . Se o Fonseca chegar perto disso , já será o 2o melhor jogador masculino de todos os tempos . E terei muito orgulho do moleque !

GPL
GPL
2 dias atrás

Tem futuro, mas vamos com calma.

Fabrício Moura de Farias
Fabrício Moura de Farias
2 dias atrás

Dalcin alguma chance de convite pro AO para o João?

José Nilton Dalcim
Admin
Jose
Jose
2 dias atrás

O menino tem a cabeça ótima. Se fosse outro brasileiro tinha pirado no 5 a 5. Ele se manteve firme e despachou o adversário. Que delícia ver esse garoto jogar. Que Deus o abençoe e que não tenha lesões. Se isso pode para lo.

Adalberto
Adalberto
2 dias atrás
Responder para  Jose

Vdd!
Não tem adversário que não surta!
O Duje ficou sobre a rede observando o João de afastar naquele ponto em que foram à rede, no 2ºSet, início do 2ºGame! kkk… O que o cara ficou pensando? Extraterrestre??
VQV JOÃO!

Fernando
Fernando
2 dias atrás

Vamos com calma, garoto é bom tem que aprimorar mais seus golpes. Ainda tem muito caminho pela frente. Se continuar evoluindo pode chegar no final de 2025 entre os 50 primeiros do ranking da ATP vamos esperar para ver. Tênis pra isso ele tem vamos devagar se não vamos criar outro Marcelo Saliola.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.