Madri (Espanha) – Com um tênis muito solto, o carioca João Fonseca aprovou a forma agressiva com que estreou no Masters 1000 de Madri, o que lhe proporcionou vitória tranquila sobre o dinamarquês Elmer Moller, um adversário fora do top 100 mas que vinha de título no challenger de Oeiras, com as parciais de 6/2 e 6/3.
“Primeira rodada é sempre mais duro, mas estou feliz com a minha estreia”, afirmou o carioca. “Hoje foi um lado oposto para mim. Eu era o jogador mais experiente dentro de quadra e estava um pouco mais ambientado nessa condição e a esse tipo de torneio. E acho que era a primeira vez dele num estádio tão grande. Eu levei isso a meu favor, entrei em quadra um pouco mais solto e ele um pouco mais tenso”, analisou Fonseca, três anos mais jovem que Moller, porém costumeiramente escalado para as quadras principais dos torneios que tem disputado.
Ao ser lembrado de que também passou pela primeira rodada de Madri no ano passado – então seu primeiro Masters 1000 -, Fonseca listou seu histórico no torneio. “Muita coisa mudou de um ano pra cá, é minha terceira vez aqui em Madri. Vim uma vez como rebatedor, ano passado foi minha primeira vez jogando como convidado e agora a primeira vez jogando pelo ranking”.
Ele se diz muito à vontade sobre o saibro. “Depois de umas semanas descansando e treinando em casa – eu e meu time sentimos que era hora de descansar a parte mental -, começo a temporada de saibro muito bem. Eu nasci no saibro, adoro jogar nesse piso, mesmo com a altitude. Quero focar no meu saque e jogar de forma agressiva. Espero seguir assim durante a semana”.
O próximo desafio é o atual número 12 do ranking e ex-top 10, o experiente norte-americano Tommy Paul. “Estou satisfeito com a forma como encarei os meus games de saque nesta estreia, não tive nenhum break-point contra. Agora é descansar, treinar e preparar a estratégia. Tommy Paul é bem difícil. Gosta de jogar no saibro. Já treinamos juntos uma vez”. A partida está prevista para sábado, porém ainda sem horário definido.
Salve: o nosso tênis, Fonsequinha… custe: o que lhe custar!!!!!
Jogou muito bem, não aparentou nervosismo exagerado e, o melhor, parece ter lidado de forma adequada com o fato de ser o amplo favorito e o preferido disparado da torcida. O forehand é um show à parte. Terá que jogar ainda melhor no sábado.
Favorito ao título.
Menos José, menos. Se passar pelo Tommy Paul que é possível mas dificil, pode pegar um Opelka que apesar do jogo limitado pode destruir um adversario no saque. Passando pode pegar Draper, que atropelou Fonseca em IW, ou Berretini que seria super casca grossa, mas que no saibro é mais vulneravel. Passando pode pegar um De Minaur, Djokovic, Musetti, Tsitisipas. Bom é possivel ele ir ganhando e ser campeao? Até é. Favorito? Aí está exagerando
E se ele passar na final, vai ter mais alguém q ele possa pegar depois?
Não entendi o comentario, Leo. E eu nunca disse que ele não pode chegar na final ou ser campeão, somente nesse momento ele não é favorito. Se ganhar, vai ser espetacular, mas nesse momento uma vitoria em um M1000 seria uma vitoria de superação, de mostrar que ele já é uma realidade e não um prospecto de futuro, mas ainda assim, nao seria não uma vitoria em base a favoritismo.
Mais bem ranqueado n significa mais experiente.
Ele disse mais experiente nos grandes torneios, nos grandes palcos, no tamanho do hype e isso é verdade!
João Fonseca tem 18 anos e é campeão atp 250, enquanto o adversário com 21 não tem título atp e não participou de todos os últimos master 1000 e nem dos últimos slams e não viveu toda essa experiência midiática.
Pegou carne de pescoço na R2. Paul é ótimo jogador
Kkkkk gostei do seu apelido
Paul é ótimo jogador na quadra dura. No saibro é bem mediano, onde obteve 27 vitórias e 28 derrotas.
Em Madri, por exemplo, em cinco participações, nunca foi além do segundo jogo.
A responsabilidade de vencer é de Tommy Paul.
Fonseca tá livre e solto.
Fonseva, tome Paul do Paul.
Spoiler:
Fonseca 2 X 1 Rublev
Expediente? Quantas partidas de melhor de 5 sets esse moleque já jogou? Quantas finais de grandes torneios ele já perdeu e se reergueu? Quais são os rivais que batem de frente com ele e que o jogo pode ir pra qualquer lado? O Draper te mandou um abraço.
Cara, leia novamente o artigo, tenta fazer uma interpretação melhor do que foi escrito. Não sei se a vontade de criticar é maior, mas interpretação de texto faz bem pra reflexão.
Vc tem todo o direito de torcer contra ou favor de quem quiser. Mas não deixe sua torcida deturpar o que está escrito.
Em relação a ” experiência” , Fonseca se referiu especificamente ao jogo de ontem.
Leia com mais atenção.
Foi um jogo protocolar pra ir voltando ao ritmo depois da pausa. Agora, na segunda rodada, é que começa o torneio de verdade. E só vai ter pedreira pela frente. Mas, independente de quem esteja do outro lado, o João tem jogo pra fazer frente contra qualquer um do circuito hoje. Sua evolução é notável.
[…] até disse em outra entrevista que hoje eu estava um pouco mais experiente do que o outro cara. É difícil dizer isso porque eu […]