Fonseca se orgulha de feito em Wimbledon e destaca sua mentalidade

Foto: AELTC

Londres (Inglaterra) – O brasileiro João Fonseca, 18 anos, superou os momentos mais complicados da sua segunda rodada contra o norte-americano Jenson Brooksby, venceu por 3 a 1, com parciais de 6/4, 5/7, 6/2 e 6/4 e se tornou o tenista mais jovem a chegar à terceira rodada de Wimbledon desde Bernard Tomic em 2011, após uma atuação em que ficou satisfeito com a sua mentalidade e baixa quantidade de erros.

“Eu acho que posso me orgulhar disso. É um grande feito. Também estou orgulhoso com a maneira como joguei. Estar na terceira rodada é incrível. Muito feliz que eu me desenvolvi nesta superfície, estou evoluindo. Foi um jogo difícil. O Brooksby é um jogador muito esperto e jovem, muito bom na grama, então estou feliz com a forma como encarei a partida, cometendo poucos erros, sendo agressivo nos pontos importantes. Fiquei feliz com a maneira como encarei a partida mentalmente, focado em todos os pontos. Mesmo quando ele conseguiu jogar melhor no segundo set e acabou ganhando eu comecei muito bem o terceiro. Foi muito bom ter essa mentalidade”, disse.

A mentalidade é exatamente o que ele acha que mais melhorou desde que se anunciou no circuito masculino vencendo o torneio Next Gen Finals em dezembro de 2024. “Eu vim dos juvenis, é meu primeiro ano completo como profissional. A mentalidade do jogador profissional é muito diferente. Às vezes você jogará seu melhor tênis e perderá a partida porque o outro jogador consegue encontrar um caminho, consegue encontrar os pontos importantes. Às vezes você ficará um pouco mais travado nos pontos importantes. Então, é, eu acho que o que eu mais melhorei foi a mentalidade”, afirmou.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

“Muitas coisas mudaram depois do Next Gen, consegui meu primeiro título em Buenos Aires, era 150 do mundo, agora sou 50. Estou muito orgulhoso de mim mesmo. As pessoas me conhecem mais, há mais expectativas. Ao mesmo tempo, estou amando disputar o circuito, novos torneios, grandes torneios, enfrentando jogadores muito bons e evoluindo. Isso é o mais importante, evoluir como pessoa e atleta” completou.

Ele demonstrou essa mentalidade porque chegou a estar perdendo por 0/40 sacando em 5/4 no quarto set e se recuperou para ganhar o game, o set e a partida. “É bom que eu me senti calmo. Obviamente estava nervoso, mas sabia que precisava manter uma boa postura, continuar positivo, que eu poderia ir ponto a ponto com meu serviço. Fiz isso muito bem. Estou sacando bem aqui em Wimbledon. É bom salvar os pontos importantes com o serviço. É importante acreditar e continuar positivo quando as coisas estão mais apertadas e você tenta aproveitar a oportunidade”, explicou.

Seu próximo adversário será o colega sul-americano Nicolás Jarry, do Chile, atual 143º do mundo, mas que ainda no ano passado chegou ao top 20. “Conheço os torcedores chilenos. Eles também são barulhentos. Os brasileiros são barulhentos. Será legal. Nico é uma pessoa legal e também um bom jogador. Ele tem um serviço muito bom. Ele está jogando bem na grama. Será uma nova experiência. Estou na terceira rodada, vou tentar apenas aproveitar, jogar meu melhor tênis e espero chegar à quarta”, encerrou.

Subscribe
Notificar
guest
13 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Ademir Azzi Junior
Ademir Azzi Junior
16 horas atrás

Só não entendi essa do é meu primeiro ano completo como profissional, ele já começou a jogar challengers em janeiro de 2024, e não disputou nenhum torneio juvenil em 2024.

Luiz
Luiz
13 horas atrás
Responder para  Ademir Azzi Junior

Cara..challengers são torneios menores para os menos ranqueados. E como ele não disputou torneios juvenis? Ele ganhou o next gen que era só para atletas juvenis. Entrou no Australian Open pelas classificatórias.

Artur
Artur
10 horas atrás
Responder para  Luiz

Nao amigo. Next gen não é um torneio de juvenis. é para os profissionais melhores ranqueados até 21 anos. Vc precisa ter pontos no circuito atp pra classificar

Ramon Silva
Ramon Silva
14 horas atrás
Responder para  Ademir Azzi Junior

Ele não disputou grand slan ano passado..e nem todos os grandes torneios…era isso que ele se referia como primeiro ano completo como profissional .

Andre Borges
Andre Borges
15 horas atrás
Responder para  Ademir Azzi Junior

Completo, correndo o circuito de janeiro a dezembro jogando torneios como qq outro jogador.

Emílio
Emílio
15 horas atrás
Responder para  Ademir Azzi Junior

Acho que ele quis dizer que é o primeiro ano completo no circuito ATP, jogando os grandes torneios, a maioria pela primeira vez.

Gustavo
Gustavo
11 horas atrás
Responder para  Emílio

Desenha

Leonardo
Leonardo
15 horas atrás
Responder para  Ademir Azzi Junior

2024 foi um ano de transição em que ele basicamente jogava challengers e alguns torneios como convidado, mas cada um encara de uma forma. Não faz diferença, ele ainda tem 18, beirando 19 e com resultados muito sólidos para a idade, e grande potencial a futuro.

André
André
15 horas atrás
Responder para  Ademir Azzi Junior

Até completar 18 anos ele é considerado juvenil

Fernando Venezian
Fernando Venezian
14 horas atrás

A grama destravou todo o arsenal de golpes do João! Nunca tinha visto ele dar tantos slices e curtinhas! Talvez esse piso venha a ser sua melhor superfície

Julio Marinho
Julio Marinho
14 horas atrás

É prematuro mas não custa sonhar em um confronto contra Alcaraz nas 4as. Seria incrível, não? Com Bellucci, Norrie e Jarry no caminho, é a chance mais real que ele tem de colocar a cara lá frente e ter um jogo que todo o mundo do tênis vai parar pra ver e ele pode tentar jogar super solto. Não é que seja o grande favorito do setor, mas tem chance maior que o Belucci e mais ou menos iguais ao Jarry e Norrie. Hora de dar aquele grau a mais na evolução. Tomara!

Kleber
Kleber
14 horas atrás

Concordo com a auto análise do João Fonseca, ganhar os pontos decisivos é fundamental para vencer as partidas mais difíceis contra os jogadores mais experientes.
Espero que ele mantenha essa mentalidade e atitude positiva contra o Jarry. Esse pode ser o caminho para mais uma grande vitória.

Evandro
Evandro
10 horas atrás

Custou chegar nessa materia… sabia que existia, mas aparecia a da Sabalenka sobre a queda de favoritos quando queria acessar. Enfim, consegui quando cliquei em Notícias.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.