PLACAR

Fonseca leva convite para a chave principal do Rio Open

Joao Fonseca (Foto: Divulgação/Fotojump)

Rio de Janeiro (RJ) – O Rio Open confirmou mais um nome para a décima edição do torneio. Aguardado pela torcida brasileira, a jovem promessa João Fonseca recebe o segundo convite da chave principal do ATP 500 carioca, que acontecerá entre os dias 17 a 24 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro. O terceiro convite e os convites para o qualificatório serão anunciados nos próximos dias.

O carioca fez a sua estreia em torneios ATP justamente na última edição do Rio Open e, desde então, não parou de surpreender o mundo com o seu talento e os seus feitos. Antes de fazer a sua transição para o profissional no fim de 2023, o último torneio juvenil que disputou foi justamente o US Open, no qual conquistou o título e foi o primeiro brasileiro em cinco anos a conseguir o feito.

Destaque absoluto do circuito juvenil em 2023, Fonseca foi nomeado pela ITF como o campeão mundial juvenil daquela temporada ao terminar o ano como número 1 do mundo, se tornando o primeiro brasileiro a receber o prêmio na categoria juvenil na história. Disputando mais torneios profissionais nos últimos meses, João conseguiu vitórias contra o 120º do mundo na época, o norte-americano Aleksandar Kovacevic no challenger de Brasília e também chegou à semifinal do challenger de Buenos Aires há poucas semanas, derrotando nomes como Felix Gil e Gianluca Mager pelo caminho. O brasileiro é o atual 651º do mundo e vem em ascensão no circuito.

“Estou muito feliz mesmo com essa chance de jogar o Rio Open, é um torneio muito especial pra mim. Foi o primeiro ATP que eu assisti na minha vida e é na minha cidade, o Rio. Eu tenho uma conexão diferente com o torneio. Já fui para ver, para treinar, para ter uma experiência jogando no ano passado e agora quero ir com tudo, dando o meu melhor para aproveitar muito essa oportunidade”, disse João Fonseca, contente com a chance de disputar um dos maiores torneios de saibro do mundo.

Fonseca se junta a nomes como Carlos Alcaraz, número 2 do mundo, o atual campeão Cameron Norrie, o campeão do US Open 2014 Marin Cilic, o três vezes campeão de Grand Slam Stan Wawrinka, o também convidado Gustavo Heide, campeão da Maria Esther Bueno Cup , na chave principal do maior torneio de tênis da América do Sul, que completa 10 anos de história em 2024. Os jogos da chave começarão a ser disputados no dia 19 de fevereiro, com a final ocorrendo no dia 25 e o quali acontece nos dias 17 e 18.

“O João é um dos meninos da nova geração que se inspirou assistindo o Rio Open. Os resultados dele no circuito juvenil o colocam como uma das grandes promessas do circuito da ATP. Torcemos para que ele aproveite ao máximo mais essa oportunidade e siga se desenvolvendo para um dia trazer muitas alegrias para os fãs do tênis brasileiro,” disse Luiz Carvalho, diretor do torneio.

10 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Leonel
Leonel
5 meses atrás

Que presente pra nós fãs do tenis. Ter Wild e Fonseca(campeões do Uas Open juvenil), ter o Heide,Monteiro,Meligeni no Rio Open vai ser show. Bora lá fazer bonito.

Refaelov
Refaelov
5 meses atrás

Esse convite era pedra cantada, uma vez q o Fonseca n participou da Maria Esther Bueno Cup.. O último convite pra chave principal, por ranking e momento, deveria ir pro Monteiro, a ver na prática..

Os dois convites restantes pra chave do Qualy n tem ninguém fzd muito por merecer mas, eu os daria para Pucinelli e João Lucas: foram semi finalistas na MEB cup e foram 2 dos 3 BRs com SF de CHL em 2024.. se quiserem privilegiar algum juvenil, o Kohlmann é oq está em melhor momento..

Bukele
Bukele
5 meses atrás

Nada contra o Fonseca, torço pra ele virar n.1 do mundo se possível, mas tem 99% de chance da notícia sair assim: “Fonseca toma duplo 6/1 e é eliminado pelo jogador Tal”. O Fonseca não tá aguentando nem Challenger ainda, que dirá ATP 500. Pelo ranking o Monteiro devia ganhar convite (n.1 do país por 5 anos seguidos e é o atual n.2, já fez QF nesse torneio, já eliminou top 10 nesse torneio), agora vamos ter que torcer pra ele furar o qualy. Querem dar um prêmio em dinheiro pra ajudar na carreira do Fonseca, é?

Refaelov
Refaelov
5 meses atrás
Responder para  Bukele

Acho q tem mais um convite em aberto amigo, imagino q irá sim para o Monteiro, salvo uma oportunidade de trazer um jogador graúdo n inscrito..

Bricio Cunha Fagundes
Bricio Cunha Fagundes
5 meses atrás
Responder para  Bukele

Bukele, em todo país que organiza torneios é muito comum dar convites pra jovens promissores locais, às vezes até juvenis. Não é pro cara ganhar o torneio, mas pra se testar contra jogadores de alto nível. É importante na formação dele. Concordo que o Monteiro deveria receber convite também

fernando
fernando
5 meses atrás

Convite está em boas mãos, pena essa história misteriosa dos ingressos que esgotam mas as arquibancadas sempre com bastante cadeira disponível.

NFdS
NFdS
5 meses atrás

Tem que ter convite pro Monteiro também, pelamor, organização!!!

Thiago
Thiago
5 meses atrás

Não tem como o outro WC não ir para o Monteiro. Nosso tenista nº1 por anos a fio, representou muito na Davis.

Paulo A.
Paulo A.
5 meses atrás

Torço para que não esqueçam do Thiago Monteiro. Foi o herói da Davis e fez por merecer também um convite.

Marcelo Takahashi
Marcelo Takahashi
5 meses atrás

Acho o Fonseca uma realidade que vai incomodar muita gente no topo do ranking. Está sendo preparado para isso. Mas nas atuais circunstâncias, ele precisa de mais rodagem nos challengers para, aí sim, começar a pegar uns ATPs com mais gente cascuda.
Hoje, para mim, o WC deveria ser para o Thiago Monteiro. Teve boas participações aqui no Rio e fez uma boa Davis contra a Suécia…

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Wimbledon seleciona os melhores backhands de 1 mão

Os históricos duelos entre Serena e Venus em Wimbledon

PUBLICIDADE