Helsinque (Finlândia) – O jovem carioca João Fonseca amargou uma dura virada nesta quinta-feira no challenger de Helsinque. Enfrentando o britânico Jan Choinski pela segunda rodada do torneio, ele largou com tudo e aplicou um “pneu” no primeiro set, mas depois venceu apenas mais três games e acabou eliminado com parciais de 0/6, 6/1 e 6/2.
Esta foi a segunda vez que Fonseca e Choinski se enfrentaram e a segunda vez que o britânico saiu de quadra vitorioso. Em abril deste ano, ele derrotou o brasileiro de apenas 18 anos também em três sets, na primeira rodada do ATP 250 do Estoril.
Atual 185 do mundo, o britânico de 28 anos ainda não sabe quem será seu próximo adversário no piso duro e coberto da capital finlandesa. Choinski espera pelo vencedor da partida entre o italiano Luca Nardi, cabeça de chave número 5, e o dinamarquês August Holmgren, que se enfrentam mais tarde.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Beneficiado com a desistência do croata Borna Coric, que seria seu adversário na estreia, Fonseca superou a primeira rodada contra o holandês Jelle Sels e começou com tudo em sua segunda partida no torneio, dominando Choinski no set inicial. Com 68% de aproveitamento no saque e 63% na devolução, ele anotou três quebras seguidas e não perdeu um game sequer na primeira parcial.
Choinski venceu seu primeiro game no começo do segundo set e a partir de então foi ele que dominou as ações. Ele viu o desempenho de saque do carioca de 18 anos despencar para apenas 47%, aproveitou a situação para anotar duas quebras seguidas e empatou o jogo.
A partida seguiu no mesmo ritmo na terceira parcial, em que Fonseca novamente sofreu com o serviço e não passou de 50%de aproveitamento com o saque. Com uma quebra no terceiro game e outra no sétimo, o britânico foi firme no serviço, venceu 80% dos pontos disputados, cedendo apenas quatro ao rival, e concretizou a virada para se garantir nas quartas de final.
Vai virar freguês do britânico mesmo?
claro que nao; eles vão parar de se enfrentar quando o Fonseca começar a jogar com mais frequência torneios ATP 500+ .
Já virou
É óbvio que faz parte do aprendizado e derrotas assim mostram como o circuito é feroz e traiçoeiro.
Aguardar as explicações para saber se houve alguma questão física que contribuiu.
O Fonseca depende muito da pancadaria das bolas dele. Isso força o brasileiro a buscar limites, tanto em velocidade da bola quanto a procura da proximidade das linhas. Para ter sucesso ele precisa estar muito confiante. Se não houve algum problema físico, e parece que não houve, o jogo foi embora junto com a confiança que desapareceu a partir do segundo set. Aí é erro atrás de erro! Consta que o sábio Paulo Cleto já dizia que o maior bem de um tenista é a confiança.
Bom, ja sabemos que o fonseca nao sera um alcaraz, um djoko ou um murray pq o aproveitamento na mesma idade ja ta bemmm inferior
Uma coisa não tem nada a vê com a outra…completamente sem embasamento algum essa tua teoria
Ele é bom jogador mas não tem como comparar com Sinner Alcaraz, isso é fato.
E pra quê comparar…
É claro que não vai ser um desses que citastes, até porque são verdadeiros fenômenos. Acredito que pode ser um top 50 consistente em dois anos.
E porque esperar que tenhamos um como eles. Para ser feliz assistindo tênis basta apreciar o esporte torcer para que tenhamos qualidade de jogo independente de nacionalidade.
Não é para comparar, mas ganhar mais de 600 posições no ranking em 1 ano, é para poucos, e isso com 18 anos.
Que loucura, comparações e expectativas totalmente descabidas. Esse tipo de “torcedor” nenhum atleta merece.
Fonseca ainda é muito jovem e oscilações são normais, mas ganhar o primeiro set por 6/0 e depois tomar 6/1 6/2 de um adversário sem muita expressão é muito estranho.
Xiiii… Até Fonseca entrou pro time brazuca de manchetes com “dura virada”? Que tristeza, fio… que tristeza…
E as “duras viradas” são sempre contra nois, nunca a favor, pô!
João beeeem abaixo hj. ENFs, escolhas ruins, mental ruim, reclamações após erros bobos, quando piscou já tinha tomado 6×1 e estava quebra abaixo no terceiro. Dá uma grande pena quando vejo jogadores talentosos num dia ruim mentalmente perdendo jogos bobos pra caras infinitamente inferiores tecnicamente. Me lembra muito as derrotas do Federer pro Djoko, mesmo sentimento.
Ainda falta muita experiência. Normal para idade. Depois do primeiro set, “trouxe” o adversário de volta para o jogo com inúmeros erros não forçados. Vida que segue
Concordo. Trouxe o adversário pro jogo. Ele caiu em.rendimento e o outro subiu. Pelo menos se tivesse trazido o outro pro jogo e mantido o nível dele também era partida pra 2×0. Faz parte algumas oscilações. Ganhou por pneu o 1 set. Aí pode vir o.perigo de relaxar um.pouco e então….
É, daqui a cinco anos a ladainha vai ser a mesma (“falta experiência”). Vai ser um bom leão de Challenger, não mais que isso.
Cara heim caricatura de desenho dos anos 80. Agora vc foi longe no comentário.
Bom, já que você sabe o que vai acontecer daqui a 5 anos, agradeço se puder me informar os números de qualquer das loterias da semana que vem. Qualquer uma serve. Grato desde já.
Alguns comentários seus são coerentes. Em muitos anos, JF é o mais talentoso que surge no Brasil.
Andy Schmid deve ser melhor que Djokovic e Federer
Perdeu? E quem nunca perdeu? Djko já levou pneu do Belucci.
Mas no final quem ganhou foi o Djoko. O que adianta dá pneu e perder o jogo?
Vai estudar garoto
Ainda dá tempo
Para, não viaja… o moleque já tem contratos milionários com XP, Rolex… e vc vem falar de college?
Fonseca >>>>>>>>>>>>> Sell
Não vai chegar perto nem do Bellucci, quiçá do wild ou monteiro.
average demais
Atuação ruim. Ele não soube “ficar” no jogo quando o saque e o nível geral baixou. Isso é uma característica de jogadores top. Saber se manter no jogo quando as coisas começam a ir mal. Pela forma que ocorreu (depois de um 6/0 no primeiro) e pelo adversário que pegou (jogador mediano que já o derrotou há pouco tempo) essa foi a derrota mais preocupante do Fonseca para mim até agora.
Preocupante no sentido de quem enxerga nele potencial para voos mais altos (top 10, títulos de ATP e até Masters 1000, quartas e semis de GS etc). Se o parâmetro é o Monteirão da Massa e o tênis brasileiro masculino pós-Guga, então tá tudo dentro do script.
Complementando: Choinski tem 28 anos, seu melhor ranking é 126, está em 185 agora e tem somente 2 vitórias em nível ATP na carreira inteira, uma delas sobre o próprio Fonseca. Um tenista top, mesmo jovem, não pode perder duas vezes seguidas para um tenista veterano, mediano e que não está em sua melhor fase. O tenista jovem top aprende a ler na primeira derrota para o mediano, não se conforme e o vence na segunda. É assim que funciona. Todo jogador tem o seu nemesis no circuito, mas um jogador com potencial top 10, 20 tem o seu nemesis em um top 60, 70. Não um top 200 veterano e em baixo. Fonseca deveria ter vencido esse jogo. Enfim, bola pra frente.
é amigos, endeusam demais o mlk….vai navegar num TOP 30 a 50, se conseguir chegar lá.
Espero estar errado e volta aqui para concordar com muitos.
Evoluiu bem no ranking, rapidamente, mas agora a subida no ranking vai ser bem mais lenta, abaixo do 100 a briga é intensa e forte!
Inacreditável como a galera já está queimando o moleque. Realmente, é a torcida do imediatismo.
Isso se chama carência de ídolos.
A torcida do tênis brasileiro está sedenta para que surja um novo ídolo nesse esporte, que dispute coisas grandes. Ninguém aguenta mais sofrer.
Não dá pra entender. Difícil digerir essa virada.
Placar c estranhíssimo mas vamos lembrar que tem apenas 18 anos!
Acho incrivel os comentarios da galera por aqui. Quando ganha jogando bem é um fenomeno, quando perde de forma mais dura já duvidam de seu futuro e qualidade. Como primeira temporada no profissional e com 18 anos, entendo que estar entre os 150 do mundo é uma grande conquista e acredito vai subir muito mais no ranking já a partir da proxima temporada.
Bom, Fonseca esta no caminho certo, e como diz a boa e velha musica da legião urbana “temos nosso próprio tempo” que diz muito ao esporte. Uns explodem primeiro do que os outros no cenário mundial. Não adianta ficarmos prevendo coisas, isso o tempo dirá!
Voces acham que ele vai estar pronto para ganhar qualquer partida ou challenger, por isso que os jovens tenistas no brasil não rendem, muito imediatismo. Por que talento tem de sobra.