Miami (EUA) – Com um de seus melhores desempenhos desde que virou profissional, João Fonseca avançou pela primeira vez à terceira rodada de um Masters 1000 ao dar uma aula de tênis em cima do top 20 Ugo Humbert. Mesmo com seu estilo agressivo, cometeu apenas nove erros em toda a partida de 70 minutos, além de ganhar 36 dos 40 lances em que sacou.
“A verdade é que comecei o jogo super relaxado”, afirmou o carioca de apenas 18 anos. “Ele parecia mais nervoso, a pressão certamente estava do seu lado. Entrei com a cabeça determinada a fazer meu jogo. Você geralmente começa a partida mais travado, mas hoje eu me senti logo muito solto e rápido de pernas. Começar com quebra foi muito importante. Fui agressivo, mostrei postura”, comemorou.
Obviamente, Fonseca ficou satisfeito com a excelente produtividade do seu serviço, a ponto de não ter dado qualquer oportunidade de quebra e de recuperação ao experiente adversário. “Tive grandes games de serviço. Ele é bom devolvedor, mas desta vez não abri portas. Temos treinado muito o saque e, como diz meu treinador, saque é como se fosse namorada, ninguém tira de nós”, brincou, referindo-se a Guilherme Teixeira.
Outro ponto forte de sua atuação, em sua própria análise, foi a segurança com o backhand. “Canhotos tendem a cruzar muito a bola e meu backhand estava muito firme, não lhe dei grandes oportunidades. Feliz como encarei o jogo na parte técnica e mental”.
Condições diferentes do 1º duelo
Para concluir, o carioca destacou novamente o apoio da torcida brasileira, o que elevou o sabor da vingança obtida da derrota recente pela Copa Davis. “Lá na França, ele jogou com a torcida. Desta vez, ela estava comigo”, afirmou Fonseca, que também destacou a diferença nas condições da quadra.
“Foi muito diferente, lá a quadra estava super rápida. Aqui, acho que fui bem no começo dos pontos, tanto no saque como na devolução, colocando mais pressão, indo para o golpe. Fui mais agressivo e coloquei ele na defesa. Na França, ele comandou os pontos, foi mais para os pontos e eu estava bem atrás da linha de base. Então essa foi a diferença hoje”, analisou.
A sensação brasileira retornará à quadra na segunda-feira para enfrentar o vencedor da partida entre Alex de Minaur e Yunchaokete Bu, que acontecerá na noite deste sábado. Ele jamais enfrentou qualquer um dos dois.
Sem sombra de dúvida o João é diferenciado. Mas acho que já está mais do que na hora de se dar um pouco mais de crédito ao Guilherme Costa e toda a equipe técnica que o acompanha. Por mais brilhante que o João seja, ninguém vence neste nível sem todo o suporte de uma equipe de primeira linha.
Sim, e se perder segunda do de Minaur aí precisa trocar de técnico e contratar um europeu. E assim vamos….
Perfeito!!!! O crédito deve ser dado a toda equipe.
Concordo que ele achou um Larry, mas o peso está muito mais do lado do talento acho, sem isso, eu não saberia da existência do Guilherme que encaixou com ele. Fazendo uma comparação, temos um diamante e um lapidador, o valor do diamante comporta um pouco o valor do lapidador, mas é a pedra que sempre acaba dando o valor em tudo, e ainda temos que não se trata de um pedra “estática” ela é “dinâmica”, vai evoluindo com ambos juntos, embora o crescimento da experiência é só dele dentro da quadra, se cair no caminho (não ficar bonita) a culpa tende a ser do lapidador, tende, pois tem o mental nisso e outras que depende do diamante dinâmico. Ontem vi ele batendo bolinha com o mastro, achei demais aquilo, não sei se outros fazem isso, mas a gente fica sonhando alto, que avance cada vez mais, vai perder algumas, o importante é ir subindo.
Errata: Guilherme Teixeira
Parabéns ao nosso João !!!
Aplausos !
Jogou muito bem. Apoiado pelo mental equilibrado, com sua parte técnica aprimorando cada vez mais e o apoio da torcida.
Isso aí jovem promessa Brasileira. Estamos juntos em torcida, competitividade, coração, emoção e oração por você cara
Parabéns João
Partida muito boa !
Vitória incontestável !
Torcida fez presença !!!
O céu é o limite, Ave João Fonseca, futuro imperador do tênis.
Bom, se entrar pra jogar todo dia desse jeito só tem jogo com Sinner e Alcaraz e talveeeez com Djoko. Qualquer outro top 20 vai ser varrido da quadra como o Humbert foi.
Tecnicamente mto superior ao Francês. Mentalmente mesmo nivel.
Contra o De Minaur é só repetir a tática usada contra o Nishikori! A única diferença é que o japonês tem mais potência nos golpes! De resto, o jogo encaixa com o do João
Fenômeno! Li uma declaração do Humbert dizendo que raramente jogou contra alguém tão rápido, só contra Alcaraz na Copa Davis e Sinner em Roma. Olha em que patamar já está sendo colocado esse menino. Esta temporada promete!
A terceira rodada acho que será menos difícil. Acho que o João passa! Em um dos posts anteriores, eu disse que o João chegaria na semifinal. Torcer.