Estoril (Portugal) – Apesar da grande expectativa do público da casa e também dos vários brasileiros que vivem em Portugal, João Fonseca não passou da rodada de estreia do challenger do Estoril. O número 1 do país e 65º do mundo foi surpreendido nesta quarta-feira pelo holandês Jesper de Jong, 93º do ranking, que marcou as parciais de 6/2 e 7/5 em 1h15 de partida.
Este foi o segundo torneio que Fonseca disputou na temporada de saibro na Europa. O carioca de 18 anos atuou no Masters 1000 de Madri e avançou uma rodada antes de ser superado pelo norte-americano Tommy Paul, número 12 do ranking, em dois tiebreaks no último sábado. Ele agora segue para a disputa do Masters 1000 de Roma.
Algoz de Fonseca na rodada de estreia em Portugal, De Jong está com o melhor ranking da carreira aos 24 anos e só entrou no top 100 no final de março. O holandês enfrentará o espanhol Bernabe Zapata Miralles, que venceu o português Jaime Faria por 6/3 e 7/6 (7-2).
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O início de partida foi o melhor possível para De Jong, que conseguiu uma quebra logo cedo e saiu vencendo por 3/0. O holandês não enfrentou break-points e, apesar das condições mais lentas e pesadas da quadra, conseguiu impor um tênis agressivo, tirando o tempo do brasileiro, e sacou muito bem. Ele cedeu apenas três pontos em seus games de serviço na parcial e voltou a quebrar.
No segundo set, De Jong saiu vencendo por 3/0. Fonseca reagiu na partida jogando um ótimo game, distribuindo os pontos com seu forehand. O carioca conseguiu buscar o empate e tornou a disputa mais equilibrada. Mas De Jong não correu mais riscos em seus games de saque, fez bom uso das curtinhas para chegar ao match-point e definiu a disputa em sets diretos. Ele fez 17 a 11 nos winners e cometeu 14 erros não-forçados contra 25 de Fonseca.
Derrota constrangedora! Postura muito ruim hoje. E incrível como alguns jogadores do circuito viram o Federer contra qualquer brasileiro
Constrangedora por quê ? O João fez algo que o constrangesse ?? que coisa……
Constrangedora pq parecia que estava com a cabeça em outro lugar não em quadra. Mensik nadando de braçadas e não recebe o hype que esse tão colocando nesse rapaz
Teve muitos erros ..mais o mérito total é do Holandês…cara não errou quase nada…sacou muito…é como o Fino falou ..dias assim é cumprimentar o cara no fim do jogo e partir pra proxima
Sim. O holandês aceetou tudo e dominou o jogo, no melhor estilo JF, marretando a bola.
Derrota constrangedora…
Fala sério!!!
Pior partida do João em muito tempo. Tirou 1 mês de descanso e voltou bem abaixo do nível que apresentava antes das “férias”.
Tremendo choque de realidade aos desavisados qie acreditavam que o João já era favorito em Madri e também venceria RG. Outras derrotas como essa podem voltar a acontecer. Fazem parte do processo de amadurecimento de um garoto como ele…
Acho que está ficando igualzinho
ao Wild.
Tá se achando o bam bam bam e vai se lascar. Que pena.
Ou ponha a cabeça no lugar ou….
Kkkk
ainda bem q é só achismo…errrrrou!
Kkkk. Não existe verbo “ponhar”
Vc tem toda razão….ele é um ruim tenista pior que o Wild…muita badalacao para um fracote
Tu é bom, né
É, primeiro jogo no ano que João perdeu para um jogador pior rankeado. Bom pra entender que pausas longas neste circuito difícil custa um preço.
Dava para passar,mas levou um vareio mesmo hein,do 93 do mundo,tem que melhorar
Fica pra próxima!!!
Sim fica pra próxima até ganhar e todos acharem que é um Federer da vida…menos menos
Que coisa.
rapaz, parece que os jogadores já pegaram as manhas do jogo do joão
Deu ruim para o nosso FENONIMO..kkk..Enquanto não pararem com esse OBA, OBA, encima dele ele não vai desenvolver…Ele ainda não é o que muita gente acha que ele é…No futuro pode ser…Mas hoje ainda não…É muito jovem tem muito que aprender ainda…O circuito hoje em dia tá muito mais difícil…Vários jogadores aparecendo…Não ganhando torneios mais ou menos que prova que jogador tá pronto ou não…As vezes o jogador faz uma semana ou outra fora da curva ai o pessoal coloca como fenômeno…Mas na prática não é bem assim…Tá na hora de volta pra realidade abaixar um pouco a bola…Parar com o OBA, OBA…
leitura perfeita !!
Fenômeno? Vc entende ou assiste torneios de Tenis
me deu a impressão de que o DE JONG estudou a partida anterior do JOÃO contra o PAUL e fez uma cópia tática desse jogo contra o João , evitando trocas de fundo de quadra, variando o jogo de rede , antecipando a movimentação ,por outro lado, João não começou bem o primeiro set e fez um jogo bem melhor no segundo ,mas não foi o suficiente … praticamente uma cópia do jogo anterior essa partida !!!! acho q daqui pra frente ele vai ter q fazer o mesmo tipo de variação dos seus oponentes e se antecipar nas variações é o que vai acontecer sempre se ele não buscar o jogo de rede ou tirar o peso da bola ..tá na cara q todo mundo vai evitar ficar trocando bola por causa da potência de seus golpes !!! no mais tem muito potencial pra evoluir !!! agora e buscar as ferramentas certas acumular experiência e partir pra próxima !!!
O holandês fez o dele e levou. Joãozinho agora que trate de ajustar o jogo, porque Roma tá logo ali e o nível só sobe.
Uma pena. Está evoluindo mas a passos bem mais devagar do que alguns imaginavam. Haviam pessoas já colocando ele no top20, top10 nesse ano. Tenham muita paciência…
“Este foi o segundo torneio que Fonseca disputou na temporada de saibro.”
E os sul americanos, não conta como saibro?
Acho que a questão aqui é que eles não quiseram dizer “na temporada do João é o segundo jogo do João no saibro”, mas sim que na conhecida “temporada do saibro (depois dos masters americanos), foi o segundo torneio do João”. Mas sim, fica dúbio. Abraço!
Daí não entender nada lá no Blog rs . Leia de novo Sr L F 2 . E veja se não está bem claro a palavra Europa… rsrs. Abs !
Temporada “de saibro NA EUROPA”. Está escrito assim.
Nossa, foi amassado!
Foi tão amassado que nem teve chance de jogar. Um atropelo monstro. O holandês aproveitou o momento, sem pressão e obrigação de ganhar e soltou o braço a vontade, fora os drop shots ganhadores. Fica a lição. De fato o oba oba coloca peso nas costas do Fonseca, mas ele vai ter que aprender a lidar com isso. Nesse quesito, o aprendizado está na estaca zero. O que preocupa é o histórico. Monteiro, Wild e Fonseca tiveram campanhas no juvenil bastante semelhantes. O Monteiro não conseguiu desabrochar. O Wild está andando pra trás. Que o Fonseca mude o curso da história! Ou como diria minha mãe: “será o benedito”?
O holandês atacou e não deixou o joão atacar, abusou das curtas e errou quase nada, principalmente no primeiro set. Estudou bem como jogar conta o brasileiro e teve todos os golpes pra isso…
Derrota difícil, incontestável. O holandês propôs e impôs o seu jogo. Agora é o João se preparar e entrar firme e forte em Roma. Fácil nunca será, mas o João joga muito e vai encontrar o caminho das vitórias e dos títulos logo logo.
Ele estava muito cansado, devido ao excesso de jogos dos últimos 40 dias. Vai poder descansar até o início do aberto de Roma.
Final do aberto de Roma:
Fonseca 2 X 0 Sinner.
Uai, ele acabou de tirar uns dias de férias. Acho que a questão é que o De Jong jogou melhor e ganhou. Mas isso faz parte, o outro também é um bom jogador, em um bom momento, subindo no ranking. Quanto à “final” do aberto de Roma que você previu, torcerei para que aconteça.
Ô Renato, foi fina ironia. Sou fanzaço do João, mas ele deixou a bola quicando… as curtinhas do holandês deixaram ele louco. Fui joke…
Fonseca 2×1 Sinnner… o Peccador vai conseguir tirar um set do Joãozinho.
Kkķkkkkkķkkk, só se o Sinner abusar das curtinhas… igual o holandês….
É brincadeira,né
Of course, my friend!!! Mas, e falando sério, foi um acidente, para mostrar ao nosso querido João o quanto ele tem que se preparar…
Rapaz, até o JF está colecionando haters kkkk, essa geração dele vai sofrer muito com a internet.
Eu não assisti ao jogo, fiquei sabendo que o João errou demais. De qualquer forma, Fonseca é um dos tenistas com mais potencial do circuito, mas é claro que precisa passar pelo processo e infelizmente isso envolve perder jogos para corrigir erros.
A minha torcida é pra que consiga suportar a pressão externa, a parte mental é essencial pra um tenista brigar no topo. Só talento ou bater bem na bolinha não ganha campeonato.
Eu não diria “haters” mas sim torcedores mais Realistas e que enxergam que tem de criticar também e não só passar a mão na cabeça.
Existe uma linha tênue entre criticar uma atuação e meter o pau em um atleta, como se ele tivesse a obrigação de ser um Alcaraz ou o novo Guga. O JF só tem 18 anos. Até então mostrou talento de sobra e venceu alguns títulos, mas nada que o credencie a ser o fenômeno do século.
Exato. Basta ver Mensik apenas 1 ano mais velho, e agora sim , se aproximando do TOP 20. JF bateu o Theco num grande jogo no ATP FINALS Next Gen. A maioria que comenta aqui ultrapassa essa linha tênue. Infelizmente. Abs !
E veja que o Mensik não tem hipe nenhum, ele não está sendo endeusado como o Fonseca. O tcheco já venceu masters 1000 e vem jogando cada vez mais solto.
Djokovic chamou atenção para o Mensik, justamente dizendo que além do João, havia outros jogadores jovens para se prestar atenção.
Mas o guri so tem 18 anos o fisico ainda em construcao, o mental e tudo mais tem muito ainda o que evoluir!!!
Eu sendo técnico dele, iria “proibi-lo” de ter redes sociais ou usá-las ao mínimo e com muita cautela. Ou que alguém as administrasse. Melhor coisa pra tenista jovem brasileiro em ascensão, especialmente depois da invenção do smartphone (2007), é ficar bem longe das redes sociais e da mídia brasileira. É muito ódio.
É claro que alguns em situação semelhante lidam bem com elas, mas via de regra nossos compatriotas não são bons nisso.
Em um dos meus vínculos, trabalho com cerca de 1.100 adolescentes e garanto com conhecimento de causa que as redes sociais (e seu uso excessivo) estão estragando eles. E olhe que nem famosos eles são.
Enfim, não quero atribuir às redes a culpa de tudo, lógico, mas uma parcela de culpa elas têm. E esse hype todo faz mais mal que bem ao João. É assim que enxergo.
Continuarei torcendo para que ele seja um rapaz maduro e lide bem com as pressões.
Infelizmente jogador brasileiro é mais emotivo via de regra, e isso é péssimo… No tênis, quanto mais frio o tenista consegue ser em situações de pressão melhor.
Como o JF é extremamente talentoso, a ponto de ser comparado a Alcaraz e Skinner, porém brasileiro… tb acho que a melhor coisa seria ele nem ter rede social, pelo menos até entender essa quantidade de gente que ama ele um dia e no outro odeia.
Foi o que eu escrevi a pouco, precisa ser “blindado”! Antes que seja tarde demais, e ele se torne mais um dos “thiagos” da vida!
Sinner*
Concordo em quase tudo o que disse, Marcelo. É muuuuito ódio mesmo na internet e essa linha não é tênue, é bem grossa. Só atravessa para o lado mal da crítica quem quer. João vai saber vencer os haters porque é muito focado no propósito de crescer no tênis e na vida.
Essa derrota talvez tenha vindo em hora certa. Muitos holofotes em cima do garoto. Excesso de badalação. Não só dos brasileiros, mas todo o mundo do tênis. Colocam o menino na quadra principal e em horário nobre num master 1000! Não é pra isso. Parece que querem queimar o cara logo.
Vamos “esquecer” um pouco ele e baixar as expectativas.
Ótima derrota!
Amigo, fui isso que escrevi, mas com outras palavras, alguns comentários acima. Fui brincalhão com nosso querido João Fonseca, mas sou super fã dele
O problema é que estão endeusando o João. Parte da imprensa disse que ele será melhor que o BIG3. Vamos dar tempo ao tempo. João ainda tem muito o que aprender. Ele tem futuro? Sim, ele tem, porém se ele for um fora de série, somente o tempo dirá.
Tem uma certa razão aí, mas se for mesmo um fora de série, logo logo começa a ganhar. E mesmo que seja, derrotas fazem parte.
Melhor que o big 3 ? Onde voce leu isso ?
Tem que parar com esse “oba-oba” de atribuir a João Fonseca, favoritismo em todos os torneios que ele disputa, inclusive com atletas de top 20. Deixem o moleque respirar! Por mim, ele seria “blindado” para a imprensa. Já não acham pouco ficarem comparando ele com o Guga. Ele e muito educado, porque se fosse um Medvedev da vida, já tinha dado uns bons carões nessa imprensa ufanista.
Renato Maurício prado arrotando que fonseca é melhor que Guga. Essas coisas acabam destruindo alguém com potencial para crescer. A imprensa precisa deixar o Fonseca em paz
O Renato Maurício Prado entende mesmo é de torcer pro Flamengo. Metido a “sabe tudo” é uma negação como comentarista esportivo. Em futebol é um fracasso. Na formula 1, fracasso maior ainda. O Galvão Bueno, que também não é flor que se cheire, botou o Maurício Prado pra correr na Globo.
Fino tambem disse. Como disse que a Bia poderia ser numero 1. É cada coisa. O Fonseca mal iniciou a carreira e os profetas estao ai.
Eu penso que ele pode ser melhor que o Guga, pq ele nao é tão dependente do saibro.
Mas PODE SER, está muito longe de ser.
Se continuar o oba oba pode cravar: FLOP
O pessoal estuda o jogo do João e já sabe seus pontos fracos, não tem mais nimguém bobo, olha a dificuldade do Djoko, abaixou um pouco passam por cima. Espero que ele não se abale e nos de alegrias.
Boa noite!
Resultado normal! Está no caminho do crescimento!
Muito holofote e mídia pra pouco tênis, a verdade é essa.
“pouco tênis”… é cada uma…
Muito pouco meu.Os holofotes e o oba oba totalmente fora de lugar.Totalmente sobrevalorizado.Olha o Fils top 15,olha o Mensik ganhando Master 1000.Por favor o Fonseca ganhou o que ATPzinho de Buenos Aires??
Pouco tênis ? Aí não parceiro , ele é 70 do mundo aos 18’, joga demais , mas vai perder pro 118 , pro 90 e endurecer com o 12 !
É parelho amigo …
Concordo! Ainda não mostrou nada, assim como o Tien… Mensik é o único que vem se destacando da nova safra.
Desde quando jogar mal é ser ” surpreendido “? Já passou da hora de acabar com esse entusiasmo exagerado da imprensa pelo Fonseca. Deixem o menino evoluir em paz.
Muito afoito em vários pontos. Bolas flutuando no T jogadas longe. Tenis às vezes é jeito e não só força. O tempo vai ensinar.
Na minha humilde opinião, o De Jong fez a melhor partida da vida dele e não deixou o João jogar. Marretou e deu as curtas inteligentemente em outros pontos. Lógico que João errou mais, mas muito mais pela pressão de estar sempre atrás no placar e os erros sendo advindos de grandes jogadas do De Jong. Aqui no Brasil é assim mesmo. Levantam o cara (João) lá em cima e as mesmas pessoas jogam o mesmo cara para baixo, caso o mesmo não atue bem ou vença sempre. Comentaristas oportunistas… Obrigado Fino, Dalcin, dentre outros, por existirem e comentar realmente o que é nesse mundo fantástico, mas duríssimo e ingrato que é o tennis.
Vc assistiu todos os jogos do De Jong ?
Precisa descansar com urgência
Ele não joga ainda tudo que o povo fala
Já vimos esse filme inúmeras vezes, meu povo! Tanto alarde pra nada. Mais um brazuka pra coleção… Aconteceu quando Bellucci deu um pneu em Djokovic, quase aplicou outro em Nadal em Wimbledon, assim como quando Wild derrotou Medvedev em Roland Garros e Monteiro quando ganhou do Tsonga na Costa do Sauípe! Tudo em vão! Guga e Maria Esther foram únicos… ponto final.
Pior tipo de espectador tu és, já está até acusando o time do João se estar trabalhando errado, se recolha rapaz, se não tem nada que agregue cala-se!
Senti meio desmotivado, ou cansado, talvez não, foi surpreendido talvez, será que o apagão (energia) contribuiu pra o apagão (quadra)?! desde quando foi para Estoril, acho que não queria jogar lá qdo saiu de Madri sem avançar tanto, pretendia ir pra Roma apenas, não foi como no challanger nos EUA, cabeça em outro lugar não funciona, enfim que continue se preparando para RG, esse será o palco, e avançar um pouco mais em Roma, já estaria de bom tamanho, a expectativa da maioria é grande, mas tem que dar tempo a ele para ficar mais cascudo e diminuir um pouco a ansiedade, difícil, pois colocam ele como favorito, gera muita expectativa em cima.
Vejam a diferença do Mensik… tem algo muito errado no time do João
Bola frente e segue o jogo.
Nada mudou aqui para nenhum de nós!
Pela segunda vez meu comentário foi reprovado. Creio que é proibido falar do comportamento da imprensa. Lamentável.
Reprovado? Maria é muito polida.
Assisti mais de 90% dos jogos do Fonseca desde o Rio Open 2024 e afirmo sem pestanejar que hoje foi a pior atuação dele desde então. Mesmo em alguns jogos que ele esteve mal em challengers ou qualifiers ano passado (contra Billy Harris, Moro Cañas, Mikhail Kukushkin, Benjamin Bonzi, Jan Choinski, Calvin Hemery etc), pelo menos ele teve momentos bons. Hoje, somente um lampejo rápido no 2o set quando saiu de 0x3 para 3×3. De resto, nada. Parecia que ele não estava a fim de estar ali. Saque ruim, lento na movimentação, devolução vacilante e falta de repertório para achar saída contra um tenista mediano que estava num bom dia. Grande feito da carreira do De Jong foi ganhar um set do Alcaraz em Roland Garros. Hoje vimos uma involução. É normal? Sim. Mas também é normal levantar dúvidas sobre onde ele pode chegar este ano e qual é o seu teto para o futuro. Hoje, o potencial que eu vejo nele é de top 15 com picos de 10. Um Musetti, um De Minaur, um Berrettini etc. Talvez até um Ruud ou um Rublev. Todos são grandes tenistas e isso já é muita coisa. Mais do que isso eu ainda não consigo enxergar. O tempo e a evolução dirão. Agora é levantar a cabeça e bora pra próxima.
O adversário estava inspirado, é verdade. Porém, um grande jogador sabe ganhar jogos assim, encontra maneiras p/ isso. João Fonseca ainda não é esse cara, tem flashes, tem armas p/ ser, mas ainda não é.
Fonseca é um tenista em formação, quando ninguém conhecia (o modo de jogar) o jovem tenista conseguia surpreender, como “todos” falam sobre ele e seu futuro, os adversários estão “marcando” a forma do jovem jogar.
Seu lado esquerdo está sendo explorado (ninguem vai deixar usar a direita com frequência), o fisico não ajuda muito, ele é grande e se movimenta mal para frente (terá problemas com a balança).
Devido ao “investimento da torcida brasileira”, sente muito o jogo, está sempre sobre pressão, com medo de perder.
Fenômeno é algo muito forte, no caso do Fonseca.
O n.93 ganhado do n. 65 seria absolutamente normal, mas quem perdeu foi o João Fonseca, aí a maioria da galera mete o pau na jovem promessa do tennis.
O Learner Tien, da msm geração do João que todos apostam que será um bom tenista, perdeu para o n. 339, e tudo certo.
Vai entender.
O novo Guga !!! Piada !!!!
João está devolvendo muito atrás, a devolução não machuca ninguém. Um festival de erros não forçados, precisa ter mais variação de jogo.
Nossa cultura de futebol impede uma torcida para os tenistas brazucas na forma que o esporte opera. Perder é o padrão do esporte. E todo começo de carreira isso ainda é mais que frequente. Tudo que não é assim é exceção à regra. Mesmo assim, o processo de desenvolvimento não acaba. João é um excelente tenista, e já mostrou. Agora é não fazer dele o novo “Saliola”.
Acontece, turma. De Jong fez o jogo da vida.
Isso não muda nada a trajetória. Segurem a emoção.
Segue o baile…
Eu lembro do que falavam mal de Guga a cada derrota, nos primórdios da internet, onde o UOL ainda tinha comentários abertos e o que lia na redação de um jornal, no qual eu tinha uma coluna, em SC. Nos fóruns do Messenger, sempre criticavam os atletas nas derrotas, como se todos vencessem sempre.
E agora, o telhado de vidro da vez é o jovem João Fonseca! Como tem gente oportunista!!
Ainda lembrando os tempos de Guga, esculhambavam geral, era hater com força, mesmo depois de 3 vezes vencer Roland Garros.
No ORKUT, então, era um assombro o que tinha de comunidade que xingavam Guga e outros que, nas vitórias, ainda desconfiavam de seu tênis.
Assim é no futebol, no voleibol e no basquete: falavam mal de Zico, de Ronaldo, de Ronaldinho, de Sócrates, de Romário, de Raí, Leonardo e Rivaldo, de Paula e Hortência e de Oscar e Gérson, do basquete. Esquecem que, só de se tornar profissional, neste país, já é um feito e tanto!
Queremos campeões e com eles somos cobradores da perfeição, mas a maioria dos exigentes torcedores é anônima, nunca fez sucesso, muitos nem sequer possuem uma carreira brilhante que lhes permita adquirir os bens de consumo que os coloquem como referência de sucesso material. A maioria é medíocre mesmo, fraquíssimos, mesmo sendo bons médicos, bons gerentes de empresa ou ótimos engenheiros, mas não têm o mínimo traquejo humano, nem consciência política e de classe social. Bom que cobrassem de nossos políticos tanto quanto cobramos dos atletas. Muito menos se encontram entre os 1000 melhores do mundo em nada!
João não vai estudar nos EUA, não… nem vai focar nas duplas ou desistir da carreira, nem é mais um Wild da vida…. Apenas perdeu um jogo normal, meio zebra, assim como perderá mais e mais jogos. Já está blindado das críticas haters, ou você acha que ele vai ler Instagram?
Sejamos mais apoiadores de nossos atletas e passemos a cobrar nessa ênfase os políticos safados que colocamos no poder.
O João Fonseca é muito bom jogador mas ainda tem muito chão pela frente. Com o tempo ele vai melhorando e pegando experiência. Agora tem alguns fanáticos na área que acha que ele vai atropelar todo mundo, que já é favorito para master1000 grand slam, etc, que pode ganhar de qualquer. Temos dar tempo ao tempo. Fanatismo ao extremo.
O holandês jogou um tênis incrível, extremamente agressivo, poucos erros, mereceu ganhar. Fez o jogo da vida dele.
Deve cair na segunda rodada kkkkkk
Por essa ninguém esperava.
João não deve se deixar abalar por esses contratempos.
Mas, fica a máxima: o jogo se decide na quadra.
Assim mesmo… Colocaram muita expectativa e endeusamento no João. E ele acreditou nisso também. Mas tênis é na quadra, ponto a ponto, muito treino e pés no chão. Se não for assim, trabalhando sério, não chega lá.
De Jong usou e abusou dos drop shots com maestria e é uma jogada mortal, assisti 90 % do jogo e não vi João aplicar um drop sequer, é uma jogada difícil e arriscada mas tem que saber aplicar. De Jong deve ter dado de oito a dez drops e faturou dois games com esse fundamento.Hoje João não teve sorte no serviço, paciência, vivendo e aprendendo
“o problema é que…” pipipi popopo pipipi popopo bla bla bla
Vc foi uns do que apontaram o Fonseca como provável campeão de Madrid
Acho que o João Fonseca precisa de uma equipe técnica top para trabalhar com ele.
Vai precisar com certeza. Mas eu considero que no momento não. Começou praticamente agora nesse nível