PLACAR

Fonseca é superado por canadense nas oitavas em Chicago

João Fonseca e Gabriel Diallo (Foto: Chicago Men's Challenger)

Chicago (EUA) – Depois de ter vencido sua partida de estreia no challenger de Chicago, João Fonseca foi eliminado na segunda rodada do torneio norte-americano em quadras duras. O carioca de 17 anos e 217º do ranking foi superado nesta quarta-feira pelo canadense Gabriel Diallo, 169º colocado e cabeça 4 do evento, que marcou as parciais de 7/6 (7-1) e 6/1 em 1h17 de partida.

Fonseca receberá 6 pontos na ATP pela vitória sobre o japonês Yuta Shimizu na última segunda-feira. Com isso, o brasileiro pode ganhar até dez posições no ranking e chegar ao 207º lugar. Ele poderia ficar muito próximo de entrar no top 200 se tivesse vencido mais uma.

Em busca da melhor preparação possível para o quali do US Open no final de agosto, Fonseca também está inscrito para os challengers de Cary e Lexington nas próximas semanas nos Estados Unidos. Já o algoz Gabriel Diallo espera pelo vencedor da partida entre o norte-americano Mitchell Krueger e o australiano Philip Sekulic.

Primeiro set sem nenhum break-point, três quebras no segundo

O primeiro set da partida foi inteiramente sem quebras ou break-points, sendo que Diallo disparou quatro aces e cedeu apenas seis pontos em seus games de serviço. Durante o tiebreak, o canadense seguiu impecável no saque e venceu três pontos importantes nas devoluções.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

O ótimo desempenho de Diallo no saque continuou no segundo set e o canadense só perdeu três pontos em seus games de serviço durante a parcial. Ele terminou a partida com oito aces. Fonseca, que já não conseguia efetivamente ameaçar o saque do adversário, passou a correr mais riscos em seus games. Com apenas 48% de primeiro serviço na quadra, ele ficou mais vulnerável ao ataque do canadense, que conseguiu três quebras e definiu a partida.

33 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
RS SILVA
RS SILVA
1 mês atrás

Tem que treinar mais a devolução de saque. O garoto não consegue devolver uma bola boa. O adversário nem é tão bom sacador assim, conseguiu vencer a partida fazendo o feijão com arroz. Mental do brasileiro lá em baixo. Até conseguiu equilibrar no primeiro set apenas no seu serviço. Segundo set nem sacar conseguiu, desanimou, quase tomou um pneu. Enfim é jovem ainda, vai amadurecer, paciência.

Paulo A.
Paulo A.
1 mês atrás
Responder para  RS SILVA

Penso que ele está pagando o preço da longa inatividade. Sente falta de mais jogos e fica sem ritmo de competição. Treino é muito diferente de jogo.

Rocky Balboa
Rocky Balboa
1 mês atrás

Olhei o jogo e afirmo que desse jeito Fonseca não vai a lugar nenhum, anda muito errático. O canadense só tinha saque, do fundo da quadra era muito fraco.

Jacques Trabbold
Jacques Trabbold
1 mês atrás

Ta precisando jogar com mais frequencia, ta nitida a falta de confianca e ritmo…desde ontem ele vem fazendo um jogo abaixo do que e capaz, teremos de ter paciencia com o garoto, ele ta cru ainda… algo que me incomoda a algum tempo e a quantidade de devolucoes que nao entram, e depois ele perde a confianca e comeca a usar o bloqueio como devolucao que normalmente acaba curto e sem peso.

Oscar Riote
Oscar Riote
1 mês atrás
Responder para  Jacques Trabbold

Encerrado o oba oba do ano, é hora de treinar essas deficiências pois os WC diminuirão sem resultados.

Jorge Luiz
Jorge Luiz
1 mês atrás

Exibição terrível, precisa melhorar muito

Edward
Edward
1 mês atrás

Assisti um trecho do primeiro set, e de fato o Fonseca estava tendo muita dificuldade para devolver o saque do adversário. Não era um bom sinal.

Tomé
Tomé
1 mês atrás

Jogou muito mal. Só não é tão preocupante por causa da idade, mas a verdade é que não evolui desde a gira de saibro européia. Mesmo nos jogos que venceu (Edmund, Dzumhur, o japonês de ontem), não fez nada demais. Só teve saque e primeira devolução hoje. De resto, movimentação ruim, poucas variações e muitos erros contra um adversário que jogou apenas um feijão com arroz “meia boca”. Dá impressão de que tem focado pouco nos treinos e muito nos compromissos extra-quadra. Que sirva de lição e que os bons jogos já retornem no próximo torneio.

James Garcia
James Garcia
1 mês atrás

Levou uma lavada no segundo set mas é isso aí, temporada de entrada no circuito vai apanhar até criar casca e entrar no ritmo de profissional vai ganhar algumas e perder outras

Andre Borges
Andre Borges
1 mês atrás

Vim só pra ver os comentários de que eh ruim, não acerta uma bola, jogador de challenger precisa trocar o técnico e contratar um psicólogo.

Gustavo
Gustavo
1 mês atrás
Responder para  Andre Borges

Kkkkkkk a turma que critica que conhece muito…..

Tiago PW
Tiago PW
1 mês atrás
Responder para  Andre Borges

Pensei a mesma coisa! kkkk

O brasileiro realmente não entende q um tenista (ainda mais tão novo) não é feito só com vitórias e q ele perderá mais do q ganhará até ganhar a experiência necessária e continuar a evoluir com os treinamentos.

É a síndrome do “o 2º colocado é o primeiro perdedor”. eheheheh

Fernando Romero
Fernando Romero
1 mês atrás

Precisa evoluir muito. Até agora, muita espuma mas nenhum brilho. Apesar da pouca idade, deveria ter mostrado mais jogo. O perigo é ser só mais uma promessa que não desabrocha. Nessa marcha os críticos do Monteiro vão sentir saudades dele, já que a aposentadoria parece próxima.

Leandro
Leandro
1 mês atrás

Só eu que vejo uma barriguinha no João? Tem que treinar como um touro se não nunca será um Nadal, um Novak…
Treinar meu filho, levantar peso

Daniel Neto
Daniel Neto
1 mês atrás

Difícil ele ganhar 2 jogos seguidos, qualquer que seja o nível.

João Vianei
João Vianei
1 mês atrás

Bom primeiro set de serviço… sem ritmo de quadras rápidas… até o tiebreak 30 pontos para cada lado… perdeu o desempate e depois saiu do jogo…
Nada de anormal… dentro da experiência e da expectativa… nosso maior talento desde Guga!!!
Muitos comentários nada a ver e críticas sem fundamento!!!

Danilo
Danilo
1 mês atrás

Oba-oba imenso criado em cima desse menino… tomara que eu esteja equivocado mas tenho a impressão que seguirá o caminho dos demais brasileiros… apenas coadjuvante no circuito

Ricardo
Ricardo
1 mês atrás
Responder para  Danilo

O problema é que têm muitos delirantes que esperam dele que jogue de igual para igual com um Carlitos,um Sinner um Zverev.Alguem escreveu faz uns 60 dias:será um novo Federer??Fato é o seguinte o rapaz PODE evoluir bastante,mas por enquanto com quase 18 anos é um top 300 muito mas muuuito longe dos resultados dos espetaculares Nadal,Carlitos,Hewitt,Borg,Chang,Becker,Wilander,Agassi e seguem os nomes com idade semelhante.Até agora de fenomeno,nadica de nada

Felipe Rossa
Felipe Rossa
1 mês atrás
Responder para  Ricardo

Feder demorou para despontar, ganhou seu primeiro slam com 22 anos.
Fonseca está no caminho certo, de sua geração é o mais promissor, é sedo para dizer se é ou não fenômeno…

CARLOS LIMA
CARLOS LIMA
1 mês atrás

Tinha que ter aproveitado mais os convites nos atps, o challengers dão poucos pontos e é muito dificil e concorrido. O Wild demorou 2 anos pra voltar a disputar atps

Gusmão
Gusmão
1 mês atrás

Força Fonseca.
Está no caminho certo agora.
O Adversário de hoje, tem mais experiência, já tem quilômetros de rodagem na frente, era um jogo difícil.
Agora é focar nos próximos torneios e conquistar o máximo de pontos.

Robson Geraldo Gil
Robson Geraldo Gil
1 mês atrás

Há alguns meses atrás alguns postavam que surgiu o o novo Gustavo Kueten, ele deu uma entrevista dizendo que não queria somente ganhar Rolang Garros, demonstrando que não conhece a trajetória do Guga, enfim, será um bom tenista, talvez chegue perto do Tomaz Belluci, mais do que isso é ilusão.

Eduardo
Eduardo
1 mês atrás

É inacreditável o que se lê aqui. “mta espuma pra nada” “não mostrou a que veio”. O mlk tem 17 anos, ja está indo para 207 do mundo e tem somente 9 pontos para defender até o final do ano. Vai terminar o ano perto dos 150 ou melhor, tendo subido 600 posicoes no ano e sendo disparado o melhor da idade. E as peasoas aqui falam que ele está mto mal, nao evoluiu…. Isso é loucura hahahaha

Ricardo
Ricardo
1 mês atrás
Responder para  Eduardo

Inacreditável é imaginar que ele vai virar um Federer,um Rafa ou um Carlitos.Fonte:delirio de ufanistas)Isso sim é inacreditável!

Eduardo
Eduardo
1 mês atrás
Responder para  Ricardo

Ele tem trajetoria semelhante a alcaraz e sinner

João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás
Responder para  Eduardo

Sim Eduardo. Temos que esperar ele chegar com 20/21anos que aí deve estar no top100 e aí sim vai ter grandes resultados. Ele não é um Chang wilander nem becker

Eduardo
Eduardo
1 mês atrás
Responder para  João Sawao ando

Não, ele tem trajetoria semelhante a alcaraz e sinner. Vocês estão loucos. Primeito ano o cara ja vai quase entrar no too 100 ou entrar mesmo. Duvido nada.

Roger
Roger
1 mês atrás

Precisamos de uma safra nova, com talentos navegando nos maiores torneios. Enquanto não surgem, qualquer espirro já acreditamos ser um novo top 10…..SQN. Muleke vai evoluir, mas nada de top 10…sem chances.

Refaelov
Refaelov
1 mês atrás

A galera alucina demais com as expectativas, moleque Sub-18 às portas de entrar no top 200(deem uma olhada no ranking quantos top 200 sub-18 existem no momento) já está sendo totalmente fora da curva, muito acima das expectativas e ainda tem muitos achando q é “pouca coisa”..

Isso q o moleque e seu staff(sabidamente ao meu ver) claramente n estão colocando os pontos e o ranking em 1° lugar(senão n teriam aberto mão de taaaantos torneios no saibro para priorizar um calendário mais parecido com os tenistas top do circuito)

Derrota absolutamente normal hj, 1° torneio em Hard dele no ano, pegou um sacador cabeça de 4 num bom dia, hiper esperado o João estar longe do melhor ritmo nas devoluções.. enfim curto prazo qlqr coisa pode acontecer mas, vai ser muiiiito surpreendente se a médio prazo o João n se fixar num top 50 e passar a carreira por ali.. posições a frente disso ainda acho cedo pra se cravar..

Agora se a expectativa é q seja o novo Guga, o novo Sinner/Alcaraz e qlqr coisa abaixo disso seja visto como fracasso, de fato, fica muiiiito difícil atender essa demanda..

Tiago PW
Tiago PW
1 mês atrás
Responder para  Refaelov

Penso da mesma forma, Refaelov.

O brasileiro ainda precisa se educar para torcer por esportistas brasileiros.

Esta é uma demonstração do baixo amadurecimento emocional do brasileiro médio. Ou é 8 ou é 80.

Abs

Deca
Deca
1 mês atrás
Responder para  Refaelov

É isso, povo chato, com síndrome de perdedor. Uma coisa é nós nos frustrarmos por causa da nossa torcida, outra é a realidade. Moleque é promissor

Davi Poiani
Davi Poiani
1 mês atrás

Impressionante alguns comentários. Existe essa burrice do brasileiro em não saber medir as expectativas, sem um pingo sequer de bom senso. Deve ser a carência de um ídolo, só pode ser.

O João é o único (ÚNICO!!!) com 17 anos que está entre os 220 melhores do ranking. Dentro do top 200 há somente 4 jogadores até 19 anos.

Com 17 anos os caras já exigem dele ganhar um Grand Slam… Chega a ser engraçado! Caramba, tomar umas cacetadas, ter várias derrotas faz parte do aprendizado a da caminhada de um tenista.

E o brasileiro tem esta mania de querer tudo a curto prazo, pra ontem. Não sabe do trabalho que dá a construção de qualquer coisa na vida, inclusive a carreira de um atleta.

Vejam só, o próprio Roger Federer reconhece do talento e potencial do João Fonseca, tanto é que sua marca On o patrocina. Deem o tempo ao tempo, pelamor de Deus.

Paulo Vinícius da Silva Reis
Paulo Vinícius da Silva Reis
1 mês atrás

João está precisando de um título, isso está pesando na sua confiança, com certeza no meu ver. Tomare que nessa gira de challengers na quadra dura, ele consiga.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Veja como Bia venceu ex-número 1 Wozniacki em Nova York

Dimitrov e Rublev fazem grande jogo de 5 sets no US Open

PUBLICIDADE

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.