“Fonseca é o Sinner brasileiro”, diz diretor de Halle

Ralf Weber, diretor do ATP de Halle

Walter Topfstedt, de Halle
Especial para TenisBrasil

O carioca João Fonseca obteve um prestigiado convite para a chave principal do ATP 500 de Halle e, apesar da pouca experiência em torneios de grande porte e ainda mais no piso de grama, o tenista de 17 anos fez uma boa apresentação na primeira rodada, onde foi superado pelo australiano James Duckworth, por duplo 6/4.

Em entrevista exclusiva a TenisBrasil, o diretor do torneio, Ralf Weber, não fez por menos e comparou o potencial do brasileiro a nada menos que o atual líder do ranking. “Ele parece o Sinner brasileiro”, definiu, referindo-se ao principal favorito e ao finalista deste domingo em Halle.

Weber acompanhou o Rio Open e também a participação inesperada de Fonseca, que ganhou duas partidas e fez quartas de final no ATP 500 do saibro carioca. E isso o deixou bastante entusiasmado. “Inicialmente, havia a possibilidade concreta do convite para o qualificatório. Como o jogador tinha outros compromissos, não foi possível seguir adiante, mas não desanimamos. A partir da proximidade do evento, surgiu a chance do convite para a chave principal e assim conseguimos a presença de João em nosso torneio”.

‘Herr Weber’ e sua equipe tem grandes ambições para o futuro próximo do torneio, entre eles almejando um possível “upgrade” do maior e mais importante torneio da Alemanha no calendário da ATP, ou seja, a promoção a um evento de nível 1000. Até hoje, desde a criação desse nível de torneio, nenhum campeonato sobre a grama ganhou tal distinção.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Também pensam na ampliação da estrutura do complexo esportivo. “Temos um calendário favorável, com instalações e programação adequadas aos jogadores, público e parceiros tradicionais. Isso nos possibilita pensar em voos mais altos. Sempre estamos atentos onde existem as oportunidades”.

Halle entrou para o circuito da ATP em 1993 como um preparativo para Wimbledon e, em 2015, foi finalmente elevado à condição de 500. A premiação deste ano foi de 2,25 milhões de euros, mas o custo total é de 2,4 milhões por conta dos impostos pagos à ATP. Para cobrir tudo isso, conta com cinco grandes patrocinadores principais, o maior deles uma empresa de informática.

10 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
matheus
matheus
5 meses atrás

Tomara!!!

Blumenau
5 meses atrás
Responder para  matheus

Eu não acredito em papai noel, sereia, saci pererê, coelhinho da páscoa e cegonha, você acredita?

Blumenau
5 meses atrás

Devagar com o andor que o santo é de barro.

Joselito
Joselito
5 meses atrás

Sem dúvida Fonseca tem potencial. Basta cortar os erros não forçados.

Blumenau
5 meses atrás
Responder para  Joselito

Qualquer um que deixar de errar, logicamente vai ter potencial pra ser número um do mundo.

Joselito
Joselito
5 meses atrás
Responder para  Blumenau

Mas ele é diferente. Ele é extremamente ofensivo.
Tem uns que não erram muito, mas não conseguem impor seu jogo. Não é o caso dele.

Marcelo Reis
Marcelo Reis
5 meses atrás

A expectativa não é, por si só, uma coisa ruim. Porém, uma expectativa além da conta pode provocar uma pressão difícil de lidar e pode, inclusive, ser algo bastante nocivo. Naturalmente, cada um lida com a pressão de forma única, mas acho complicado fazer essas comparações com um menino de 17 anos. Entendo que o Ralf elogiou o garoto porque Fonseca realmente tem um grande potencial. Agora é torcer que ele saiba digerir muito bem essas expectativas projetadas e que o treinador e a equipe dele sejam excelentes para ajudá-lo a se manter com os pés no chão e trabalhar muito, tal qual ocorre com o Sinner.

Vera
Vera
5 meses atrás

Parabéns Fonseca. Desejo que se supere a cada jogo. Você vai longe garoto. Torço muito por você!!!

Vanessa
Vanessa
5 meses atrás

O que mais me impressiona é que um rapaz de 17 anos consegue ser mais pé no chão e consciente que muita gente. Vejo qualidades semelhantes entre o jogo dos dois e espero que o João alcance seus objetivos. Obs.: Vale a pena ler a entrevista que ele deu falando sobre o torneio de Halle e está no site da ATP.

trackback

[…] de Surbiton e Nottingam. E também estava inscrito para Ilkley, mudando de planos após receber o convite para o ATP 500 de Halle. E teve sua primeira experiência como profissional em um Grand Slam na última segunda-feira, […]

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.