Fonseca desiste de Eastbourne com desconforto no ombro direito

João Fonseca (Foto: Terra Wortmann Open)

Eastbourne (Inglaterra) – O carioca João Fonseca desistiu de sua participação no ATP 250 de Eastbourne, onde seria o cabeça de chave número 2. Ele sentiu um desconforto no ombro direito e preferiu se poupar para a disputa de Wimbledon, que começa na próxima semana.

“Após sentir um leve desconforto no ombro direito, minha equipe e eu decidimos, por precaução, não disputar o torneio de Eastbourne. O objetivo é chegar na melhor forma possível a Wimbledon. Sou muito grato à organização do torneio pela recepção que tive aqui. Agora é seguir trabalhando. Nos vemos em Wimbledon”, disse.

Fonseca estrearia direto na segunda rodada do torneio, contra Giles Hussey, britânico de 29 anos que ocupa apenas o 293º posto do ranking, mas agora será substituído na chave pelo francês Quentin Halys, que entrou de lucky-loser no lugar do brasileiro.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Não é a primeira vez no ano que o carioca de 19 anos desiste de um evento antes de um Grand Slam. No começo da temporada, ele pulou fora de Brisbane e Adelaide e começou 2026 jogando direto no Australian Open. Na época, um problema na região lombar foi o responsável pelas desistências de Fonseca.

Depois de fazer quartas de final em Roland Garros, sua melhor campanha em Grand Slam, o brasileiro fez sua estreia na temporada de grama no ATP 500 de Halle, onde caiu na estreia em simples, mas fez grande campanha nas duplas, ficando com o vice ao lado do alemão Daniel Altmaier.

Fonseca valoriza vice nas duplas: “Importante para ganhar ritmo”

Subscribe
Notificar
guest
54 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
André Aguiar
André Aguiar
24/06/2026 10:46

Pelo menos vai poder assistir ao jogo do Brasil hoje, programado para às 23h00 BST.

Marcos RJ
Marcos RJ
24/06/2026 03:49

É isso aí, galera!!!! Vamos arriscar lesão em ATP250, na véspera de Grand Slam.
Tem cada fanfarão por aqui….. hahahahhahah

Evaldo
Evaldo
23/06/2026 20:38

Tao novo e já precisou se ausentar de inúmeros torneios por causa de lesões. Isso com apenas 19 anos. Será que chega aos 30 jogando tênis competitivo?
Preocupante ….

Mário Mendonça
Mário Mendonça
24/06/2026 07:38
Responder para  Evaldo

E se fosse uma exibição contra os grandes?

Haroldo
Haroldo
24/06/2026 14:15
Responder para  Evaldo

Concordo… tô vendo um Del Potro..

Edu Martins
Edu Martins
23/06/2026 19:42

Está certo, ele é muito explosivo, vai sempre exigir muito do corpo, tem que tomar cuidado com qquer suspeita, não tem pressa alguma, muito novinho, 19 anos, não tem que se preocupar tanto com calendário e ranking, deixe isso para os desesperados, e essas partidas adiadas e depois em dupla rodada em um dia só como foi são um veneno principalmente no caso dele, segue o baile!

Evandro
Evandro
23/06/2026 19:38

Não digo que não fico beeem chateado…

Mas, um homem precavido vale por muitos.

Vida que segue.

Rob
Rob
23/06/2026 16:52

Déjà vu

ANDRE
ANDRE
23/06/2026 15:27

Só falta constância pra esse garoto. Uma sequência boa de torneios. Espero que vá bem em Wimbledom e se prepare melhor pra temporada de quadra rápida. Vamo João!

Gabriel
Gabriel
23/06/2026 13:22

Não sei pq o Fonseca insiste em se inscrever em torneio de véspera de Slam, tem sido recorrente desistir antes mesmo de jogar. Adelaide, Hamburgo e agora Eastbourne, só falta Winston-Salém, se a equipe e ele entendem que é melhor descansar na véspera, o ideal é não se inscrever ou negociar garantias para essas datas…

Jader
Jader
23/06/2026 14:05
Responder para  Gabriel

Você não leu a matéria? Ele não desistiu porque quis mas porque teve uma contusão. Foi o mesmo caso em Hamburgo e Adelaide.

PRGF
PRGF
23/06/2026 16:53
Responder para  Jader

Meio mandraque esses “desconfortos”

Concordo que era melhor não se inscrever… Inclusive vai se queimando…

Andre Borges
Andre Borges
23/06/2026 14:54
Responder para  Gabriel

Ele se inscreve e joga só se tiver 110%, chegou na semana anterior, um espirro é o suficiente pra dar out. Provavelmente não tem cachê por isso desiste se tivesse cache entraria pra vencer o top300 e depois faria um corpo mole até perder igual todos fazem

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
23/06/2026 17:13
Responder para  Andre Borges

É incrível sua análise!

Fernando
Fernando
23/06/2026 17:32
Responder para  Gabriel

Conversa fiada. Sentir todo atleta sente, mas vai pro jogo. Indefensável ir pro GS com uma partida oficial no piso e com derrota… Dupla não é parâmetro…

Guilherme ES Ribeiro
Guilherme ES Ribeiro
23/06/2026 12:51

Decepcionante. Esperava vê-lo em ação e era uma boa oportunidade pra fazer um bom torneio, somar pontos e chegar com ritmo em Wimbledon. Zero expectativas para Wimbledon com essa preparação de somente um jogo em simples.

Flavio
Flavio
23/06/2026 14:19
Responder para  Guilherme ES Ribeiro

Diziam a mesma coisa antes de Roland Garros ……. zero expectativa.
E aí quartas de final, vitória contra Djoko, Rudd etc …..

Guilherme ES Ribeiro
Guilherme ES Ribeiro
23/06/2026 21:10
Responder para  Flavio

Sim. Vdd. Mas não era totalmente comparável. Ele fez uma boa temporada no saibro, jogando os M1000 na Europa, inclusive fazendo quartas em Monte Carlo e ainda fez quartas em ATP de Munique. Na grama foi somente um jogo, em que jogou mal e perdeu e é o piso onde ele demonstra nesse início de carreira mais dificuldade, com o menor percentual de vitórias

Andre Borges
Andre Borges
23/06/2026 14:55
Responder para  Guilherme ES Ribeiro

VC realmente acha que ele se importa em somar pontos num 250 que nao paga cache???

RENATO
RENATO
23/06/2026 19:01
Responder para  Andre Borges

De onde vc tira isso? Como pode inventar certezas em meras suposições?

Andre Borges
Andre Borges
23/06/2026 20:30
Responder para  RENATO

jogadores top (como ele se comporta e gere sua carreira) se importam zero com ATP250 que nao pagam cachê ou que nao tenham apego emocional, talvez vc nao acredite pq sou eu dizendo, pergunte entao a alguem que conhece o circuito….

Refaelov
Refaelov
23/06/2026 12:20

Fui pouco achincalhado pelos pachecos aqui qnd semanas atrás postei q “vim do futuro e vi q o Joao Fonseca vai alegar qlqr tipo de lesão pra dar out nesse torneio”.. tá ae..

Certamente vai finalizar a preparação Wimblendon da cobertura do papai e da mamãe de frente para a Lagoa no Rio de Janeiro..

Ainda assim pode fazer uma bela campanha em Wimblendon? sim, pq o BR é assombrosamente talentoso.. agora, ele está fazendo tudo oq esta ao seu alcance para extrair o máximo desse potencial? Nem de longe..

Última edição 3 meses atrás by Refaelov
Vitor
Vitor
23/06/2026 12:39
Responder para  Refaelov

Jesus amado.. impressionante o hate natural do torcedor brasileiro. Já está claro que o maior desafio do Fonseca na carreira vai ser jogar saudável e sem dor. Existem biotipos e aptidões naturais que vão muito além do “se esforçar” apelar para o berço de ouro que ele tem eh ignorar o que ele já fez até aqui aos 19 anos.. onde estava a cobertura do papai quando ele conquistou tudo que já conquistou?

Rocky Balboa
Rocky Balboa
23/06/2026 13:30
Responder para  Refaelov

É óbvio que não vai voltar pro Rio, não faz sentido nenhum.

DSR
DSR
23/06/2026 13:56
Responder para  Rocky Balboa

Verdade. Somar horas de voo não vai ajudar em nada. Pessoal delira.

Refaelov
Refaelov
23/06/2026 14:23
Responder para  Rocky Balboa

Ele voltou pro Rio entre a eliminação nas QF de RG e a estreia em Halle exatamente 2 semanas depois..

Ruy Chappell
Ruy Chappell
24/06/2026 08:11
Responder para  Refaelov

Sim mas agora é muito menos tempo até Wimbledon.

Thiago
Thiago
23/06/2026 13:42
Responder para  Refaelov

Cara, gosto muito dos seus comentários, mas desse discordo frontalmente.

O cara não vai sair de Londres pra passar 4 dias no RJ e voltar. Então não tem sentido essa sua afirmação.

Ademais, por mais frustrante que seja para nós, não temos como saber sua real situação física. Se não estiver 100%, vai se desgastar num 250 às vésperas de um slam?

Deixa o cara em paz. Ele tem 19 anos, tem suas necessidades físicas e emocionais. Ele diz que quer ganhar slam e ser #1 e ele sabe que, pra isso, terá que se dedicar mais. Mas talvez simplesmente não tenha chegado a hora.

Flavio
Flavio
23/06/2026 14:21
Responder para  Refaelov

Meu Deus !!!!
Quer dizer que Wimbledon começa na semana que vem e ele vai voltar pro Rio agora e no fds vai voar pra Londres ….. insensatez nesse comentário é pouco …..

Carver
Carver
23/06/2026 15:48
Responder para  Refaelov

O que seria fazer “tudo o que está ao alcance”? Jogar sentindo o ombro? Num 250? E arriscar a participação num Grand Slam? Santa ingenuidade, Batman…

Refaelov
Refaelov
23/06/2026 16:40
Responder para  Carver

Atuou em apenas 1 ATP250 em toda a temporada, tá bem clr q a questão é q ele botou na cabeça que é “um jogador bom demais pra esse tipo de torneio” oq é simplesmente incompatível com sua posição atual: fora do top 20 tanto no ranking de entradas quanto na Race to Turim..

marcos
marcos
23/06/2026 11:59

Para surpresa zero kkkkk, foca na dupla JF basta escolher bem o parceiro. Duplas e eventos

Flavio
Flavio
23/06/2026 13:44
Responder para  marcos

O cara acabou de fazer quartas em Roland Garros e você vem com uma pérola dessas.
Onde vc estava nessas últimas semanas?
Na casa da vovó comendo bolinho?

Vecna
Vecna
23/06/2026 11:52

Miguezao do Fonsecão!

Parece aquele funcionário com atestado na emenda de feriado kkkkkkkkkk.

Equipe dele tá planejando mal esse calendário, viu.

DSR
DSR
23/06/2026 13:58
Responder para  Vecna

Uai. Mas ele vai apresentar o atestado para quem? e outra, acha que vão pagar “os dias do atestado”? Quem vai pagar? Tenho a impressão que não é por aí.

Fernando Romero
Fernando Romero
23/06/2026 14:47
Responder para  Vecna

Ele é jovem, gosta de jogar tênis, já estava no local do torneio e portanto não há nenhum motivo para um migué. Essa desistência traz dois benefícios: 1) entra em forma em Wimbledon e 2) se perder cedo já existirá aquela velha explicação,: falta de ritmo. Bola pra frente.

Marco Aurelio
Marco Aurelio
23/06/2026 11:39

Sábia decisão da equipe do nosso João Fonseca. Independentemente do desconforto. Que venha Wimbledon!

Se tudo der certo, teremos o Fonseca e o Heide.

Ao menos o Fonseca.

Nos Júniores, alguns meninos e algumas meninas.

Destaques para Vic, Naná e Guto.

Wimbledon é logo ali… começa semana que vem… não fiquem ansiosos…

Relaxem…

Glauco
Glauco
23/06/2026 11:36

De novo ! Que zica

Jorge Luiz
Jorge Luiz
23/06/2026 11:35

É difícil

Gusmão
Gusmão
23/06/2026 11:32

Também fica forçando nas Duplas, quer o que, desgaste.

Fernando
Fernando
23/06/2026 11:32

O menino Fonseca…

Luciano
Luciano
23/06/2026 11:16

Estava demorando…

Verridiana Parmeggieri
Verridiana Parmeggieri
23/06/2026 11:05

não é possível… tem coisas que só acontecem com o Botafogo. e tem coisas… que só acontecem com a gente… fãs de tênis brasileiros. misericórdia… mais um roubo de expectativa,

Andre Borges
Andre Borges
23/06/2026 17:42
Responder para  Verridiana Parmeggieri

outra vez essa historia mano? segunda ou terceira vez o mesmo post…

Danilo Jeolás
Danilo Jeolás
23/06/2026 11:03

Sacar em duplas e na grama durante a semana toda deve ter cobrado o seu preço.

Uma pena, estreia era facílima contra Hussey que fará apenas o seu terceiro jogo em ATP, terceiro em Eastbourne.

Edil
Edil
23/06/2026 12:21
Responder para  Danilo Jeolás

Duplas funciona assim: voce saca uma vez em cada quatro games. Fiquei na duvida se voce ja’ sabia disto.
Que falta de sorte do nosso tenista numero um. A primeira vez como cabeca 2 na chave e ter que disistir. Deve ser dificil para ele. Vamos com tudo no GS, espero.

Marcelo Calmon
Marcelo Calmon
23/06/2026 12:39
Responder para  Danilo Jeolás

Qual a diferença em sacar na grama ou no saibro ? Talvez mude um pouco o estilo, mas o desgaste seria o mesmo. E nas duplas, você saca menos por set, como já pontuou o Edil.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
23/06/2026 14:01
Responder para  Danilo Jeolás

Cara, o Big3 passou, juntando tudo, 60 anos em quadra e vencendo 66 GS e queres pregar que um garoto de 19 anos vai pular um torneio porque sacou na grama durante uma semana, jogando duplas?

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.