PLACAR

Fonseca derruba cabeça de chave 3 e faz semifinal

Foto: David Nemec/USTA

Nova York (EUA) – O carioca João Fonseca segue firme na disputa da chave juvenil do US Open e já está nas semifinais. Em um duelo disputadíssimo com o cabeça de chave número 3, o tenista da casa Cooper Williams, marcado pelo calor em Nova York, ele lutou por 2h30 para triunfar com o placar final de 7/6 (10-8), 3/6 e 6/3.

Sétimo pré-classificado na competição, o carioca de 17 anos terá agora pela frente o italiano Federico Cina, cabeça de chave 14, que teve bem menos trabalho para superar as quartas de final, gastando apenas 68 minutos para derrotar o chinês Yi Zhou, nono favorito, anotando duplo 6/2..

Partindo mais para as bolas do que o norte-americano, Fonseca anotou 15 winners a mais do que Williams, contudo os erros não forçados do brasileiro também foram muito maiores do que os do oponente, terminando a partida com mais do que o dobro (53 a 26).

O jogo foi bastante parelho e os três sets se definiram nos detalhes. No primeiro, cada tenista conseguiu uma quebra, Williams em cinco oportunidades e Fonseca em sete. O tiebreak decidiu quem iria largar na frente e o brasileiro foi quem acabou triunfando, mas precisou de cinco set-points para conseguir fechar e fazer 1 a 0 no placar.

A segunda parcial teve menos chances de quebra e uma leve vantagem de Williams, que pareceu mais inteiro fisicamente. Ele salvou o único break-point que enfrentou e converteu um dos seis que teve a seu favor para empatar o confronto e levar a definição para o terceiro.

Com forte calor em Nova York, os tenistas tiveram uma pausa para ir ao banheiro na virada do segundo para o terceiro e Fonseca parece ter aproveitado muito bem a oportunidade, voltando mais firme para a parcial final. Ele aproveitou um vacilo do norte-americano para obter os dois únicos break-points da disputa para anotar uma quebra no oitavo game e em seguida selou a vitória no primeiro match-point que teve.

Os dois tenistas voltarão para quadra mais tarde na chave de duplas, pelas quartas de final. Foseca terá a seu lado o búlgaro Iliyan Radulov, com quem forma a parceria cabeça de chave 2, que enfrenatrá o sueco Max Dahlin e o estoniano Oliver Ojakaar.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Alcaraz e Murray: treino entre campeões em Queen's

Os melhores lances da campeã Boulter na grama de Nottingham

PUBLICIDADE