Miami (EUA) – O tão aguardado duelo entre Carlos Alcaraz e João Fonseca aconteceu nesta segunda-feira no Miami Tennis Invitational, exibição realizada no LoanDepot Park, estádio do time de beisebol Miami Marlins. O espanhol prevaleceu no final e venceu o brasileiro com parciais de 7/5, 2/6 e 10-8
“É muito especial poder enfrentar João, ainda não tinha jogado com ele. É a primeira vez e em um grande cenário lindo, foi especial voltar pra Miami”, afirmou Alcaraz na entrevista em quadra logo após a vitória sobre o jovem tenista carioca.
Alcaraz prevaleceu no primeiro set, que foi bastante disputado e definido apenas na reta final, com uma quebra em favor do número 1 do mundo. Na segunda parcial, porém, o espanhol foi dominado por Fonseca, que chegou a abrir 5/0, mas no final derrapou na hora de fechar e levou uma quebra de volta.
We’re loving this matchup already 🔥
Stream Alcaraz vs. Fonseca in Miami live on our app 📲 pic.twitter.com/wcuBrCIhjM
— Tennis Channel (@TennisChannel) December 9, 2025
Só que o carioca tratou de não deixar o rival se empolgar e anotou mais um break no oitavo e último game, levando a definição para o match-tiebreak. Fonseca teve um grande início no desempate final e abriu confortável vantagem, mas Alcaraz foi se recuperando aos pouco e no final prevaleceu.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Eu quase consegui, mas esse cara é demais e joga muito bem. É um prazer estar aqui e jogar contra Carlos. Parabéns para ele”, resumiu o carioca de 19 anos para o público em quadra logo após a partida.
Mais cedo, o espanhol também havia derrotado Fonseca nas duplas mistas. Alcaraz e a norte-americana Jessica Pegula venceram o match-tiebreak contra o brasileiro e a norte-americana Amanda Anisimova por 10-8. As duas compatriotas abriram a noite de exibição com vitória de Anisimova.
“It’s tough, he’s got a little bit of skill” 😆
Joao Fonseca on pushing Carlos Alcaraz to the limit in Miami 🌴 pic.twitter.com/g2bRIK4kuZ
— Tennis Channel (@TennisChannel) December 9, 2025










Tem potencial para toureiro. Espero que faça muitos churrascos de carne bovina na carreira.
Muito bom mesmo!
João tem talento e carisma.
Espero apenas que tenha um bom preparador físico para que permaneça no topo por até mais 20 anos.
Começou a pancadaria.
Joguinho de comprades
Jogo até que foi divertido para uma exibição… Fonseca jogando com proteção no braço e levando a mão na posterior do quadril preocupante…
Joao mostrou o mais importante, que tem jogo pra encarar qualquer top3 e não somente top10.
Amistoso válido como experiência, mas com Alcaraz nitidamente jogando em ritmo de brincadeira. Nenhuma novidade, Fonseca sabe disso, bom para sentir o jogo do espanhol.
Mal posso esperar para ver os jogos de Fonseca no ano que vem.
Já prevejo os torcedores vociferando que ano que vem ele ganha slam e criará o big3. Mas não se esqueçam que isso foi uma exibição.
Alcaraz brincou; Fonseca levou um pouco mais a sério, apesar de não forçar muito. Hoje, a diferença de nível entre os dois é gritante. O brasileiro precisa investir muito no físico e melhorar o problema de movimentação. Do contrário, dificilmente será um top 5.
Muita brincadeira, mas foi legal, obviamente seria assim… acho engracado as manchetes e a narração ontem rrss como se os 2 estivessem numa final de GS.