Fonseca controla dinamarquês vindo do quali e vai desafiar Paul

Foto: Mutua Madrid Open

Madri (Espanha) – O jovem carioca João Fonseca teve uma estreia bastante firme no Masters 1000 de Madri, controlou o dinamarquês Elmer Moller e garantiu sua classificação para a segunda rodada. Nesta quinta-feira, o brasileiro gastou apenas 1h13 para marcar parciais de 6/2 e 6/3, avançando na competição. Seu próximo oponente será o norte-americano Tommy Paul, cabeça de chave 11.

De volta à Caixa Mágica depois de fazer sua estreia no torneio no ano passado, quando também superou a primeira rodada e se tornou o mais jovem vencedor em Madri, o carioca conquistou seu 28º triunfo no circuito desde dezembro passado, contando todos os níveis de torneios. Nesse período, ele venceu o Next Gen Finals e conquistou seu primeiro ATP em Buenos Aires.

Fonseca disputa em Madri seu primeiro torneio da temporada europeia de saibro, porém já acumula seis vitórias e uma derrota no piso em 2025. Depois de sua eliminação na terceira rodada de Miami, ele e sua equipe preferiram voltar ao Rio de Janeiro para um breve descanso e uma preparação focada em Roland Garros e nos dois Masters 1000 que acontecem antes.

Vindo do quali, Moller aproveitou o embalo após conquistar seu segundo challenger (Oeiras 4) para se classificar pela primeira vez para a chave principal de um torneio de nível ATP. Porém, o atual 114 do mundo, sua melhor colocação no ranking até então, não foi páreo para Fonseca, que embora seja três anos mais novo, já tem muito mais experiência que o dinamarquês.

Jogo nas mãos do carioca

A maior rodagem do brasileiro ficou evidente no primeiro set, em que ele praticamente não foi ameaçado, venceu 65% dos pontos de saque e não enfrentou um break-point sequer contra. Do outro lado, Moller perdeu o serviço logo no terceiro game, se salvou no quinto depois de encarar 0-40 e acabou quebrado novamente no sétimo e penúltimo game.

Na segunda parcial, o controle do jogo seguiu nas mãos de Fonseca, que teve um pouco mais de trabalho. Moller melhorou seu aproveitamento de saque de 50% para 59%, mas não escapou de levar uma quebra no quinto game e outra no nono e último, que decretou a vitória tranquila do brasileiro na primeira rodada em Madri.

O jovem carioca praticamente mandou na partida do começo ao fim, sempre muito consciente do que precisava fazer e mostrando maturidade. Ele venceu 67% dos pontos com o saque, não enfrentou break-points contra e levou a melhor nas bolas vencedoras (15 a 10), cometendo os mesmos 26 erros não forçados do oponente

 

Subscribe
Notificar
guest
28 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Victório Benatti
Victório Benatti
3 horas atrás

Dá-lhe João Fonseca!
Botou o dinamarquês pra correr…
Agora vai pegar uma parada indigesta. Mas dá para ganhar também!
Vamos garoto!!!

Fernando Romero
Fernando Romero
2 horas atrás
Responder para  Victório Benatti

Da para ganhar se diminuir o número de erros não forçados. O forehand que é o forte do Fonseca estava meio desregulado, mas deve melhorar no próximo jogo. O Paul tem ranking mas claramente não é um saibrista.

santana
santana
3 horas atrás

Vitoria tranquila para quem estava sem ritimo de jogo;

José Andrade
José Andrade
3 horas atrás

Dá pra sofrer menos nos games de serviço. Acredito que na segunda rodada vai se sentir mais à vontade, depois de superar a tensão da estreia. Contra o Tomy não dá pra vacilar. Mas gostei.

Gilvan
Gilvan
3 horas atrás
Responder para  José Andrade

Zero break points contra ele. Melhor que isso, no saibro, não dá não.

Luiz
Luiz
3 horas atrás
Responder para  José Andrade

Quantos break-points ele teve contra ele? Pergunto porque pode ser que tenhamos parâmetros diferentes para o que seja “sofrer nos games de serviço”….

André Borges
André Borges
3 horas atrás
Responder para  José Andrade

Fico aqui me perguntando como seria sofrer menos em um jogo que não teve nenhum break point contra si….

Thiago
Thiago
3 horas atrás
Responder para  José Andrade

Vc quer que ele feche todos os games de zero ou 15, é isso?

Pelo visto quem sofreu foi você no sofá, de ansiedade. rsrs

paulo norberto
paulo norberto
2 horas atrás
Responder para  Thiago

kkkkkkkk

Arthur
Arthur
3 horas atrás

Pra cima jão, da pra ganhar do paul

Fukuha
Fukuha
3 horas atrás

Jogou com sobras para arriscar e soltar seus golpes, o dinamarquês não é ruim, mas os JF tornou o jogo fácil, nível bem acima.

Gilvan
Gilvan
3 horas atrás

Vitória protocolar. Como deve ser.

Guilherme
Guilherme
3 horas atrás

Jogo sólido e tranquilo do João, apesar da direita ainda um pouco enferrujada.

Jonas
Jonas
3 horas atrás

Apenas 18 anos e já tem a parte técnica impecável, muito difícil não vingar.

André Borges
André Borges
3 horas atrás
Responder para  Jonas

E a mental também, tem um mental já muito forte.

Guilherme E.S. Ribeiro
Guilherme E.S. Ribeiro
3 horas atrás

Não acho que o João jogou o seu melhor. Muito apressado, tentou definir logo os pontos, cometendo muios erros não forçados. O dinamarquês é só pancada. Se tivesse variado mais teria ganhado ainda com mais facilidade. Tem muitos mais recursos que o adversário. Terá que subir o nivel na próxima rodada, contra o experiente Tommy Paul, que não é um saibrista, mas como todo TOP consegue ter seus momentos, já tendo feito semifinal de Master 1000 em Roma. Pelo currículo e experiência o americano é favorito, mas o João pode aprontar. Na torcida para o brasileiro fazer um grande jogo e despachar o americano.

André Borges
André Borges
3 horas atrás

O que era um jogo traiçoeiro contra um adversário embalado virou um vitória bem protocolar. Jogando nesse nível é franco favorito contra Paul e Kachanov. Daí pra frente já engrossa.

Ricardo
Ricardo
2 horas atrás
Responder para  André Borges

Vai sim.A taća de vinho riojano quando saia de “tapas” em Madri

Eduardo Luís Coelho
Eduardo Luís Coelho
3 horas atrás

Vai levantar a taça sim

Gusmão
Gusmão
3 horas atrás

Parabéns Fonseca.
Força para a próxima partida.

Thiago
Thiago
3 horas atrás

Vitória pra lá de sólida. JF atacava o BH do adversário mesmo sabendo que era seu melhor golpe – ou seja, sem se preocupar de tomar um winner ou outro, claramente sabendo que é muito superior.

Ótimo jogo treino. No sábado, o buraco vai ser bem mais embaixo. Mas dá pra ganhar.

Maior geração tenis chego
Maior geração tenis chego
3 horas atrás

Porque não estão liberando comentario de crítica ao fonseca ? Só questionei que ele deveria jogar mais jogos porque tem 18 anos apenas

Marcia Dalcim
Editor
3 horas atrás

Boa tarde! Não localizamos nenhum comentário seu represado.

Juscelino Pinho
Juscelino Pinho
2 horas atrás

Fonseca, volteu bem demais.
Dia perfeito para o Brasil. Bia se garantiu pra segunda rodada.

Roger
Roger
2 horas atrás

Aquecimento para RG…João vai se soltar um pouco mais a cada jogo, optou por não fazer preparação em torneios de saibro. É a cada jogo, sentir piso, bolinha.
Mas concordo com vários colegas aqui sobre variação, no saibro quebrar ritmo de caras mais cascudos..é bem interessante.

Brasileiro
Brasileiro
2 horas atrás

João fez o dever de casa ….. sem qualquer susto ….. amanhã a parada é mais dura …. mas no saibro João levará a melhor contra Tommy Paul

Edu Martins
Edu Martins
1 hora atrás

Fonseca ganha Madri, RG, e perde na final em Wimbledon pro Djokovic = 25GS = a Farewell to Kings ! Só alegria !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

João Silva
João Silva
1 hora atrás

Errou bastante e precisa melhorar as devoluções.
Fora isso, Fonseca vai até as quartas.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.