Jeddah (Arábia Saudita) – Com duas vitórias nas primeiras rodadas do Next Gen ATP Finals, João Fonseca já está classificado para a semifinal do torneio e garantido na primeira posição do Grupo Azul em Jeddah. Após a partida desta quinta-feira, em que superou o norte-americano Learner Tien, canhoto de 19 anos e 122º do ranking, em quatro sets, o carioca de 18 anos destacou o jogo agressivo que conseguiu impor desde o início e o fez vencer os oito primeiros games disputados.
“Consegui impor o meu ritmo e ser agressivo desde o começo. Sabia que seria um jogo difícil e que teria que dar o meu melhor e estou super feliz com o resultado”, disse Fonseca, após a vitória por 4/0, 4/0, 1/4 e 4/2 sobre Tien. Foi a primeira vez que eles se enfrentaram no circuito profissional, mas o brasileiro já havia vencido o rival na final do US Open juvenil do ano passado.
“Aproveitei que estava um pouco nervoso para puxar energia. No terceiro set, deixei cair um pouco, mas é do jogo. Ele começou a jogar mais sólido, mas melhorei minha consistência e foco e consegui a vitória. É a primeira vez que jogo em melhor de cinco sets e com essas regras, mas tenho me adaptado super bem”, acrescentou o atual 145º do ranking, que é o jogador mais jovem na chave do Next Gen e foi o último a se classificar para o torneio.
Duelo com Mensik antes da semifinal de sábado
Na semifinal de sábado, Fonseca enfrentará o vencedor da partida entre o francês Luca Van Assche e o norte-americano Nishesh Basavareddy. Mas antes disso, ele encerra a fase de grupos nesta sexta-feira contra o tcheco Jakub Mensik, 48º do ranking e que já não tem mais chances de classificação.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Acho que uma das coisas que mais melhorei neste ano foi a maturidade. Já passei, mas vou dar o meu melhor na partida de amanhã contra o Mensik, que é um ótimo jogador. Para ter ritmo, todo jogo vale e espero ter mais um bom resultado e impor esse ritmo na semifinal. Estou me sentindo bem, dia após dia”.
O cara e fera, tem um entorno forte, foi muito criticado por jogar na Europa (podendo jogar com a mesma turma mas, foi procurar desafios, tendo novos adversarios e longe de casa, fora do conforto ) ocara pensa grande
Parabéns Fonseca!!!! Mais uma grande vitória.
Não há como saber até onde esse moleque poderá chegar, mas ele é diferenciado e tem potencial para ir muito longe e, se mantiver o foco, a disciplina e evolução, tem tudo para, no mínimo, ser top 10.
No tênis masculino, não há duvida que é a grande esperança (já realidade?) brasileira depois do nosso fenomenal Guga Kuerten.
Oscilações vão acontecer, fazem parte do processo. Torço para que o mental esteja preparado para isso e blindado dos Haters que dão as caras nesses momentos.
E por falar neles, viu a hora em que o Fonseca disse, na entrevista ao final da partida, que “ama jogar pelo Brasil e representar esse país “?
Seja na atividade que for, representar o país deveria ser um orgulho para todos.
Melhor tenista do Brasil, disparado!
Ele ainda não tem ranking pq está escalando devagar, mas técnica e mentalmente já é superior a qualquer outro, não tem nem comparação.
O Learner aprendeu bastante hoje kkkk
Muito teen perto do João
João Fonseca será número 1 do Mundo tirando Alcaraz e Sinner do Topo em 5 anos. Em 3 ganhará o 1 Slam. E é o Favorito a Olimpiadas de Los Angeles 2028. Primeiro Carioca a Liderar o Ranking e Terceiro Brasileiro (após Maria Esther e Guga) sendo o melhor dos 3. Para os q não acreditam acertei Alcaraz com 1 ano antes e Sinner com 2 anos antes. Esperem e Verão. Ano q vem Bate Zverev e ganha o Rio Open.
Tadeu, não sei se alguma sequer dessas previsões se cumprirá. Mas que ele está assombrando, está!
Deus te ouça, irmão!!! kkk
E torçamos por mais, que seja ainda mais meteórico. Agora, quando chegarem os momentos difíceis, que apoiemos incondicionalmente enquanto houver luta.
Bora João
Vou printar pra colar quando ele perder uma final de ATP500 e vc comentar que o moleque é ruim não sabe sacar uma bola, jogador de challenger tem que trocar de técnico urgente
Grata surpresa. Sei que o Fonseca tem muito potencial, mas sinceramente não esperava que fosse ter apresentações tão contundentes no Next Gen. Até mesmo o Guga, em entrevista, disse que o Fonseca tem tudo para ir mais longe do que ele foi e elevar o tênis brasileiro a um outro patamar.
Perfeito, Gusmão! Bem isso.
Sobrou muito pelo que eu consegui acompanhar.
Confiança lá em cima, mas seria bom evitar Van Assche antes da final, aliás o meu palpite é exatamente uma decisão entre eles dois.
Falar que o Fonseca é melhor que o Guga e a Maria Esther Bueno sem ainda ter conseguido os resultados é uma grande preciptação. O Fonseca está mostrando que tem um grande potencial, mas vamos ver se consegue transformar o seu potencial em resultados. Apenas o fato dele ter se classificado para a semifinal do Next Gen ATP Finals já é um grande resultado. Se ele perder na semifinal não vou ficar chateado, embora vou torcer muito para que ele passe pela semifinal e depois seja campeão do torneio. Se o Fonseca não conseguir ser campeão do torneio, tenho certeza de que vai aparecer comentários aqui criticando-o. Muitas vezes os que se apressam em exagerar nos elogios sãos os primeiros a fazerem criticas em caso de derrotas.
Esse mlk é brabo. Joga demais
Ele vai longe ,acho que até o final de 2025 vai ser top 80,em 2026 top 30/40 ,podendo chegar ao top 10 ate o final de 2026.agora se vai ganhar gs, aí é outro patamar, espero que sim.