Camberra (Austrália) – O norte-americano Ethan Quinn, 202º do mundo aos 20 anos, será o adversário de João Fonseca na decisão do challenger de Camberra, torneio de US$ 200 mil sobre quadra sintética. A decisão está marcada para a tarde de sábado local, o que equivale às 2h deste sábado no horário de Brasília. O jogo é transmitido gratuitamente pelo Challenger TV no site da ATP.
Jogador de 1,91m, Quinn faz sua segunda final de challenger consecutiva, depois de se sair campeão no torneio disputado em novembro do ano passado em Champaign, também sobre quadra dura, onde superou um adversário de nível top 100 na estreia. Ele e Fonseca jamais se enfrentaram. Quinn marcou duplo 6/3 sobre o espanhol Martin Landaluce na semifinal.
O brasileiro completou nesta sexta-feira seu quarto jogo seguido em Camberra sem perder set e superou o top 100 britânico John Fearnley, por duplo 6/3. “Foi um jogo bom”, definiu o carioca de 18 anos. “Sabia que o nível ia aumentar a cada rodada que eu fosse avançando. Desta vez foi contra um top 100. Consegui manter meu nível, mesmo quando ele subiu de jogo. Tive algumas oportunidades no segundo set, porém não me frustrei com isso. Consegui me perdoar, segui aceitando e lutando e isso foi muito positivo para mim”.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Agora com duas finais de challenger sobre piso sintético – foi campeão em Lexington -, Fonseca se tornou o segundo mais jovem sul-americano a atingir tal marca, superado apenas pelo argentino Juan Martin del Potro, então com 17 anos e sete meses.
Com a derrota de Landaluce, Fonseca já garantiu o 127º posto no ranking a ser divulgado nesta segunda-feira, o que garante mais um avanço, desta vez de 18 posições. Em caso de título, ele avançará para o 113º lugar e ficará a apenas 86 pontos do top 100. Na segunda-feira, ele inicia campanha no qualificatório para o Australlian Open na tentativa de disputar seu primeiro Grand Slam como profissional.
Deve ganhar .
Vai nessa pensando que vai ser fácil não. Pode ganhar sim. Mas vai ser durissimo o americano tá a 11 jogos invicto. Torcer pro João ganhar e alavancar no ranking
Vamoquivamo!!!
Me preocupa um pouco o desgaste mental com que o João poderá chegar no qualy do AusOpen. Ele vem jogando – e bem! – sem parar desde o NextGen.
Rafa Nadal nesta época , jogava 24 Torneios na Temporada. Aos 18 , as vitórias servem como um doping positivo. Qualquer oscilação é normal daqui pra frente. Vide SInner e Alcaraz na mesma idade . Abs !
Com todo respeito a sua opinião Paulo mas isso é um pensamento medíocre para quem almeja muito como ele. Ele está se divertindo vide suas entrevistas ao final das partidas. Grand Slam, se ele avançar, terá descanso entre uma partida e outra. Então, deixa o garoto se divertir fazendo o que ama.
Desnecessário chamar de medíocre a opinião do outro, ele só disse se preocupar um pouco com o mental do nosso prodígio, nada de mais.
Fonseca, está com a faca e o queijo… basta colocar em prática o seu jogo e abraçar o troféu.
Enfrentar um top 200 na final, caiu de bandeja.
O João é sem dúvida o favorito. Mas o adversário é um jovem em plena ascensão. Está invicto há 11 partidas (perdeu apenas 1 set nesses jogos).
No último CH (Nov/24) ganhou do Basavareddy por 3 a 1 na final.
Fiquei muito surpreso, achei que o Landaluce faria a final. O Landaluce tem muito potencial e provavelmente veremos dezenas de duelos entre ele e o Big J ao longo das carreiras deles.
Ótimo , passou o trator !
Só gostaria que ele estivesse zerado no quali do AO a partir de 3 feira
1 jogo a cada 2 dias. Terá descanso. Já eu fico triste por ele não jogar Roterdam em 3 de Fevereiro. O ranking cortará em 130. Nem precisará de convite. Porém, acho q ele prefere descansar 1 semana antes do Rio Open invés de jogar um torneio de 2.5 M de dólares.
Na minha humilde opinião, não vejo apenas como descanso, mas uma preparação para sair da rápida para o saibro. Vejo como uma decisão sábia! Por ora acompanho e estou torcendo para que avance em todos os torneios que ele e sua equipe deciderem jogar!
Bora Big J. #Fonsequismo
O mesmo domínio que o Fonseca teve sobre o Fearnley, o Quinn teve sobre o Landaluce, inclusive os placares dos jogos foram iguais. Então, será um jogo bem difícil para o João Fonseca mas acredito que ele consiga vencer e seja o favorito na proporção 60/40.
Fonseca parece que está apenas treinando nesse Challenger.
Olha o ranking do americano é o de menos tendi em vista seus últimos resultados, inclusive não vejo o JF enfrentando sacador/altos como o americano, no meu humilde ponto de vista será “interessante e perigoso”, agora, JF está voando, começando onfire 2025
Final dura. Americano é bom nas quadras rápidas, um dos nomes da nova geração americana, junto do Michelsen, Tien e Basavareddy, vem de um titulo de Challenger em novembro passado. Mas o João é favorito, na minha opinião. Uma pena ser as 2:00 da manhã. Bora João buscar mais um título
O Americano é muito melhor q Tien e Basavareddy é muito inferior ao Michelsen
Esse jogo pode ser complicado. O americano, na verdade, já é 169 e, se vencer, será 144 ou 145, que era o ranking do João antes do torneio. Ele vem do quali, 6 vitórias seguidas
11 título, quali e agora final. Mas fez vários jogos duros nos diferentes torneios e nao pegou nenhum jogador do nível do João q jogou com Tien 2x, Fils, Mensik, Michelsen, Van Asschen, Fearnsley e McDonald
Assisti o jogo todo hoje/ontem. O que me assusta é que Fonseca pareceu vencer sem forçar.
Está jogando num nível muito alto mesmo.
Danilo o que tá acontecendo com o Fonseca já acontecia também com o big3. Ele chega num patamar que ele vai conhecendo.melhor os adversários e mentalmente já vai sabendo quanto ele precisa jogar contra esse ou aquele. Fonseca já está tendo parâmetros de ver quem é “mediano” e quem é forte e perigoso no circuito. O big3 jogou muitos slam contra galinhas mortas. A partir das 4as de final pegavam alguém de nível top que poderia surpreender. O próprio sorteio com cabeças de chave abria o caminho para os grandes. Queria ver se o big3 teriam tantos slam se as chaves fossem sem cabeça de chave. Tipo sinner x djokovic.na 1a rodada. Isso só para reflexão. Ok? Porque para nós não seria legal confrontos de top.10 em 1as rodadas.
Todos os jogadores que chegaram no top 10, quando estavam lá em baixo no início da carreira também tiveram que ralar e foram subindo no ranking sem ter o privilégio de ser cabeça de chave.
Jogadores fora de série como Federer, Nadal, Djokovic, Murray, Borg, Lendl, Laver, McEnroe, Sampras, Agassi, Connors, Becker, Edberg, (entre outras lendas) fizeram tenistas bons ou medianos parecerem impotentes. Outros foram bons por algum tempo, até cair de produção por problemas físicos ou emocional. Isso acontece em todas as gerações.
Daqui a 15-20 anos também vai ter muito bobalhão dizendo que Sinner e Alcatraz só jogavam com galinha morta.
Oi. Marcos. Quiz dizer “galinhas mortas” quando vc começa a ganhar de alguns na certeza da sua vitória. Esses dias Djoko ganhou pela 20a vez do Monfils. Esse é o exemplo de galinha morta pro Djoko. Vc entende? Um sabe que vai ganhar e o outro vai lutar sabendo que vai perder. E olha que monfils sempre jogou muito bem. Não vamos dizer que o torneio de Camberra é fraco..ok? Mas é o João que progrediu pra outro nível. Ele passa a entender que daqui pra frente vai ganhar fácil do top 100 +. Espero ter esclarecido mais. Simplesmente é nosso João que subiu o sarrafo, mudou de patamar.
Vamos com calma. O cara , também está em ascensão.
Queria perguntar ao meu querido Dalcim se os convites do AO já foram divulgados.
É pedir demais que um jogador de 18 anos que recém venceu o NextGen receba o WC ?
Eu já respondi isso diversas vezes, mas ai vai de novo: sim, há muitos dias.
Oi. Dalcim. Poderia adiantar algo com relação ao Rio open.? Qdo fecha a lista do Rio Open? Quem vc acredita que estará na chave principal e quem vai jogar Quali. ? Sell parece ter destacado. Vc acha que vem convite pra ele no Quali? Se puder por favor dê sua opinião. Muito grato. Abs.
A lista fecha em 20 de janeiro, portanto valerá o ranking da segunda-feira que começa o Australian Open. Acho que só Wild entrará direto dos brasileiros, com convites para Monteiro e Fonseca e um terceiro que sempre é da promotora internacional, geralmente dado a um estrangeiro da novíssima geração. Portanto, Meligeni ou Heide deve ficar com o convite do quali, caso não consigam entrar direto (Heide está bem difícil) já que um é do João Lucas Reis.
Ótimo ganhar, tomara que siga assim. Mas ninguém é de ferro, tomara que saiba dosar o desgaste físico e evitar lesões sérias.
Hoje é jogo de cuidado e paciência. De não se frustrar se a bola do americano voltar, como não voltava nos outros jogos. É um outro jovem em ascensão, como o Fonseca, está jogando solto e tem talento para vencer.
Os tempos mudaram bastante. Aos 18 anos, Boris Becker já era bicampeão de Wimbledon…
Torço bastante pelo João Fonseca, tem jogo sólido e parece ter cabeça boa!
Que tenha muito sucesso!
Não vejo o Quinn como esse bicho-papão que alguns estão vendo. Nos últimos seis meses ganhou apenas um CHL 75 em casa e nesse período (que inclui Canberra), a maioria dos adversários que derrotou eram top 300 ou inferiores. Única vitória sobre um top 100 foi contra um australiano n°90. Derrotou o Basavareddy em novembro depois de ter perdido três vezes para ele esse ano. Vai para a final como azarão.
Show de bola esse garoto! Muito competente no que faz! Estrela que brilha. Avante João!
Absurdo o AO não fornecer um convite para o vencedor do “Next Gen”!