Bolonha (Itália) – Um dia após fazer sua estreia na Copa Davis, o jovem carioca João Fonseca já conseguiu conquistar sua primeira vitória na competição. Superado por Matteo Berrettini na quarta-feira, ele teve pela frente nesta quinta-feira o holandês Botic van de Zandschlup, atual 68 do mundo, triunfando em sets diretos, com parciais de 6/4 e 7/6 (7-3) anotadas em 1h34 de partida.
A vitória de Fonseca reacende a chance de o Brasil se classificar nesta fase de grupos da Copa Davis e chegar às quartas de final, marcadas para Málaga, em novembro. Caso Thiago Monteiro ou a dupla marquem o segundo ponto, o Brasil vai encarar a Bélgica no sábado com chance matemática de ficar entre os dois primeiros colocados da chave, independente do que acontecer no duelo de sexta-feira entre Itália e Bélgica, já que os dois países venceram na rodada inicial.
Esta foi a quinta vitória da joia do tênis brasileiro sobre um top 100, superando um rival que no último US Open foi o responsável pela eliminação do espanhol Carlos Alcaraz. Contudo, o triunfo sobre Van de Zandschulp não foi o maior da carreira de Fonseca, que neste ano superou o francês Arthur Fils, então 36º do mundo, no Rio Open. Também em 2024, ele bateu o italiano Lorenzo Sonego (51º) em Bucareste.
Ainda nesta quinta-feira, Monteiro entrará em quadra para medir forças com Tallon Griekspoor, número 39 do mundo em jogo inédito no circuito, e em seguida a dupla de Rafael Matos e Marcelo Melo, que marcou o ponto brasileiro na estreia diante da Itália, enfrentará Van de Zandschulp e o especialista Wesley Koolhof.
Saque afiado e nenhum break-point contra
Fonseca jogou de igual para igual com o rival holandês e desde o começo da partida mostrou um tênis firme. Com 70% de aproveitamento nos games de serviço, ele não enfrentou um break-point sequer contra e conseguiu pressionar Van de Zandschlup em duas oportunidades, perdeu três chances de quebra no oitavo game e teve uma nova no décimo e último, que converteu para abrir 1 a 0 no placar.
Agressivo, o jovem carioca mostrou mais precisão do que o adversário na primeira parcial, somando mais do que o dobro de bolas vencedoras (13 a 6) e também menos erros não forçados (10 a 15). Ele também soube variar com algumas subidas à rede, vencendo o ponto nas quatro tentativas que fez no decorrer da disputa.
No segundo set, o jogo seguiu na mesma toada, Fonseca se manteve firme no saque e continuou sem enfrentar break-points. Do outro lado, o holandês também passou incólume pelos games de serviço e desta vez não cedeu uma chance de quebra sequer. Assim, a definição foi para o tiebreak, no qual o brasileiro continuou afiado com o saque e não perdeu um ponto sequer, vencendo dois nos serviços do rival para ficar com a vitória.
Esse garoto vai dar muito trabalho. Já está dando na verdade. Vai longe
Monteiro poderia ajudar, pq eh um confronto que temos chances reais de vencer e quem sabe um 3×0 ainda
Alcaraz que se cuide.
Não estou surpreso. Vou ficar se o Monteiro ou a dupla ganharem.
Ontem o discurso era outro, falou que seria 3×0 pra Italia.
Realmente pensei que seria 3×0. Mas não me surpreende o Fonseca vencer. Eu só dei um palpite. Da mesma forma que todo mundo faz em jogos de futebol, de vôlei, etc.
Simples assim.
O palpite mais coerente nos 3 confrontos do Brasil é derrota por 3×0, mas dizer isso não significa que estou torcendo para que percam. É só um palpite.
Entendeu?
Quer que eu desenhe?
Isso…já errou duas…continue palpitando coerentemente errado que tá dando sorte…rsrs
Entendi. Faz um desenho bonito com o tema “Não sei nada de tênis, sou apenas amargurado”
Atualmente as pessoas não sabem simplesmente conversar, partem para a agressão, para o “simples assim’ (termo ridículo), não existe mais respeito, educação, querem “vencer” a qualquer custo (não sabem nem o que). Está difícil a convivência nessa sociedade!!! Imaginem o futuro!!!
Desculpa, mas esse João é mais um que está fadado ao fracasso….. não pode tremer desse jeito num tie-break, mental ruim, encurta o braço na hora que não pode. Cheio de challenger no saibro aqui na America do Sul e ele insistindo no hard perdendo tempo correndo risco de tomar R1, mal orientado demais. Muito hype, não passou um qualy de slam até agora.
Disseram do garoto de 18 anos que em seu segundo jogo de Davis meteu 2×0 no cara que meteu 3×0 no Alcaraz no hard.
Moleque tá voando, depois da davis quais os torneios que ele participará? AO tá muito longe ainda kkk
Vai jogar a gira europeia e não sabe se vai para a asia
Para calar a boca dos que andaram escrevendo bobagens tentando denegrir a imagem do garoto, joga muito… ganhou somente do holandês que eliminou o Alcaras do US Open – (2 x 0) …
Não foi o Djokovic?
Djokovic perdeu pro Popyrin, australiano. O Botic venceu o Alcaraz na segunda rodada por 3 sets a 0.
Olha aí o mlk mostrando o que sabe! Hj já entrou solto e não como ontem… Sorte do Berretini ter pego o João estreando. Impressionante a diferença de winners em favor do João e o holandês tem tênis agressivo tb.
Pros que ontem diziam que o Jaime havia se precipitado em colocá-lo pra jogar, tá aí a resposta. Vitória maiúscula sobre um ótimo jogador de quadras rápidas. Incrível!
Sem o nervosismo de ontem, jogou seu verdadeiro tênis. Osso duro de roer, além de ter espírito de equipe. Vai dar muitas alegrias ao Brasil na Davis.
A copa davis veio pra trazer o Fonseca pra elite ainda esse ano. Esqueçam o ranking. O garoto não é promessa, já é realidade. De agora em diante vai derrubar muitos tops 50 ou 30 pra ano que vem fazer barulho entre os 10 primeiros. Bora garoto. 2025 é todo seu.
Oremos
Esperando os haters
Parabéns João. Vamos Thiago e duplas
Comentei ontem, o Monteiro deveria ter aberto a disputa contra itália, para não ter esse peso para o joão.
Hoje, mostrou o calibre dele.
Agora torcer p Monteiro e dupla pontuarem.
Tenho muita dificuldade de entender como o Monteiro jogando primeiro tiraria o peso do Fonseca disputando seu primeiro jogo de Davis. O Monteiro jogaria com a raquete do João? Poque aí quando o João jogasse já seria o segundo jogo dela em Davis? Ou o resultado do Monteiro contaria pro scout do Fonseca? Tipo Monteiro perde e o Fonseca entra em quadra numa vibe mais relaxada tipo “ufa jáperdi a primeira mais cedo agora posso jogar relaxado meu segundo jogo de Davis”, é tipo isso?
Concordo plenamente. Se seria o primeiro ou segundo a jogar a “pressão do primeiro jogo na Davis” seria a mesma. Levamos muito azar no jogo do Monteiro, e ate mesmo o Fonseca ficou perto de ganhar ao menos 1 set. Fica claro que a decisão foi a melhor.
Primeiro jogo tem que ser raquete 2 contra raquete 2
A regra obriga q o 1° confronto seja entre os segundos jogadores melhores rankeados de cada time e o 2° confronto entre os 1°s rankeados, João só poderia jogar o 2° jogo se nosso outro singlesta fosse pior rankeado q o Fonseca..
ótimo explicação, desconhecia…vlw
Não dá pra escolher o confronto, só os jogadores que vão atuar. Os melhores ranqueados de cada país entre os selecionados para o confronto se enfrentam obrigatoriamente (e logicamente, o mesmo ocorre entre os segundos melhores ranqueados), por isso o João teve que jogar com o Berrettini, que está com ranking pior que o Arnaldi, mesmo sendo mais jogador.
Mandou bem Fonseca. Jogando tênis top 50.
Não vi o jogo, mas por esses highlights, parece q jogou muito. Muito otimista com relaçao a este jovem.
Menino muito fod@.
Já está em nível de top 100, ainda que com as oscilações naturais da idade.
Uma boa participação na Davis pode ajudar no amadurecimento.
Sempre digo que vi ele perder pro Luz aqui em Mogi há algum tempo e já era visível que ele tinha muito mais golpes, só não estava calibrado, era questão de tomada de decisão.
Sinner e Alcaraz que se cuidem, pq ele e o Tien vem aí logo logo.
Esse menino é outro patamar
que coisa linda. Parabéns João.
Holandês ficava dando umas marretadas na bola, msm depois do ponto do João, chora holandês kkk
Grande vitória, o holandês recentemente atropelou Alcaraz, passou o carro, parabéns Monteiro!
E tem espírito de equipe. Fechou o jogo e já mostrou a bandeira do Brasil na camisa.
Coisa linda de ver.
Parabéns João Fonseca, tão jovem e já tem um jogo de campeão, agora é treinar mais ainda e chegar ao Top 50.. aprimorando os golpes..
Parabéns pela grande Vitória na Davis!!
A temporada no hard indoor vai ser animada!
nao vi o jogo, mas ja nao me surpreende tanto a vitoria dele, que isso! muita atitude, joga demais, 18 anos so, vixe, e uns ai ainda soltam umas criticas pra la de destrutivas!!! vai entender!! 7/6 no berretini, e agora essa no holandes… ah vai!!!!!!! :)
Big vitória! Valeu Joca!!!
Aham…