Fonseca avança às quartas e reencontra rival do juvenil

Foto: All In Open

Lyon (França) – Em seu segundo compromisso no challenger de Lyon, João Fonseca conseguiu mais uma vitória e garantiu vaga nas quartas de final do torneio francês em quadras duras e cobertas. O carioca de 18 anos e número 3 do Brasil venceu o convidado local Kyrian Jacquet, 273º do ranking, por duplo 6/4 em 1h11 de partida.

Fonseca está com o melhor ranking da carreira, ocupando o 149º lugar, uma posição acima da marca da semana passada, quando jogou o challenger de Helsinque e avançou uma rodada. A vaga nas quartas rende 12 pontos na ATP para o jovem tenista, que está subindo para o 145º lugar.

O adversário de Fonseca nas quartas será o espanhol Martin Landaluce, também de 18 anos e atual 164º do ranking, que venceu o francês Harold Mayot, cabeça de chave 4 e 117º do mundo, por 6/3 e 6/4. O confronto será nesta quinta-feira, por volta das 10h (de Brasília).

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Tanto Fonseca quanto Landaluce foram campeões juvenis do US Open e lideraram o ranking mundial da categoria, o espanhol em 2022 e o brasileiro no ano passado. Eles se enfrentaram uma vez no circuito juvenil, com vitória de Landaluce na grama há duas temporadas. Atualmente, ambos são postulantes a uma vaga no Next Gen ATP Finals, que será entre 18 e 22 de dezembro na Arábia Saudita.

Fonseca não enfrentou break-points no 1º set e sofeu só uma quebra no jogo

O primeiro set da partida foi muito seguro para Fonseca, que conseguiu uma quebra de serviço logo no game de abertura e saiu vencendo por 2/0 logo cedo. Ele conseguiu manter a vantagem o tempo todo, com apenas quatro pontos perdidos em seus games de saque.

Ainda que o segundo set tivesse o mesmo placar do primeiro, o equilíbrio e as alternâncias de domínio foram mais frequentes. Mais uma vez, Fonseca abriu 2/0 e chegou a liderar por 3/1, mas sofreu sua única quebra da partida e permitiu o empate. Ainda assim, o carioca recuperou a vantagem no sétimo game. Sacando para o jogo, escapou de uma chance de quebra e precisou de três match-points para fechar a partida.

Subscribe
Notificar
guest
31 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Matheus Ferreira
Matheus Ferreira
17 horas atrás

Boa vitória do Fonseca,agora será praticamente um jogo decisivo visando o Next gen finals,vamos por mais!

João Sawao ando
João Sawao ando
17 horas atrás
Responder para  Matheus Ferreira

Vai ganhar o João Fonseca

Fernando S P
Fernando S P
15 horas atrás
Responder para  Matheus Ferreira

Além desta, ainda restam mais duas semanas para pontuar. Os dois provavelmente estarão no torneio, dado que ele acontece de 18 a 22/12 e os 4 primeiros da lista podem preferir focar nos treinamentos para os torneios de janeiro, visando o AO.

O quarto colocado é o número 51 do ranking no momento. Pelo menos o Fils não deve participar.

Gilson
Gilson
14 horas atrás
Responder para  Fernando S P

João declarou que este é o último torneio em que ele pontuará este ano. Tomara que assegure a vaga em Jeddah

Leonel
Leonel
14 horas atrás
Responder para  Fernando S P

Penso o seguinte. No máximo 2 deverão desistir porém Fonseca tá muito ameaçado pelo Wong, Landaluce e o americano indiano. Fonseca pra mim deve classificar se copar nesse torneio porque os outros devem chegar. Se o Fonseca realmente quiser next gen vai ter que arrumar um challenger a mais caso contrário vai ficar de fora por um fio de cabelo.rsrsrs. é ruim heim. Vai que de repente ele e equipe estão nem aí pro next Gen. Sabe lá se eles TB não estão de olho no AO. Quem vai abrir o jogo?

Tomé
Tomé
17 horas atrás

Ainda não foi uma grande atuação, mas evoluiu em comparação com ontem. Precisará evoluir ainda mais para derrotar o Landaluce amanhã. Os voleios e as bolas curtas estão falhos e ele dependeu demais do saque e do forehand. Precisa lapidar outras armas para não se tornar um jogador previsível. Que venha a vitória amanhã porque está em jogo pontuação para o Next Gen.

André Aguiar
André Aguiar
16 horas atrás
Responder para  Tomé

Se fosse o detonador de top 400 e que só joga em casa eu estaria tranquilo, mas o Landaluce vai dar um pouco de trabalho.

Última edição 16 horas atrás by André Aguiar
Fernando Romero
Fernando Romero
17 horas atrás

Mais uma vez, sofreu muito pra ganhar de um adversário com cartel totalmente inexpressivo. Para quem é tido, com justa razão, como uma futura estrela no contexto mundial, está devendo. Contra o Landaluce teremos a comprovação se o Fonseca está jogando pro gasto contra tenistas mais fracos ou se a esperada evolução deu uma regredida mesmo. Força JF.

Andre Borges
Andre Borges
17 horas atrás

Hoje oscilou bastante, mas sempre flutuando superior ao adversário. Difícil avaliar porque o adversário é bem frágil, quando o João vinha pra porradaria dava até pena do Jacquet, é muita diferença de nível é como se o Jacquet estivesse rebatendo um tijolo não uma bolinha.

Juscelino Pinho
Juscelino Pinho
17 horas atrás

Fonseca cada dia mais promissor. Nos faz acreditar na possibilidade de termos um top 30 ou mais nos próximos anos.

Rocky Balboa
Rocky Balboa
17 horas atrás

Dei uma olhada no jogo do Landaluce e o espanhol me pareceu mais sólido que o brasileiro, pelo pouco que vi consideraria ele favorito nesse confronto.

Guto
Guto
16 horas atrás
Responder para  Rocky Balboa

Sim, no momento Landaluce está com mais confiança e mais ritmo de jogo.

João Vianei
João Vianei
16 horas atrás
Responder para  Rocky Balboa

Questão de estilo às vezes. Fonseca também ganhou do Mayot há poucos meses. Fonseca tem 6 vitórias e 7 derrotas em torneios ATP enquanto Landaluce tem 1 vitória e 6 derrotas! O nível deles é muito próximo e pode dar qualquer um… Fonsecá é mais agressivo! Vamos torcer!

Gilberto Carlos de Oliveira
Gilberto Carlos de Oliveira
16 horas atrás

Os haters estão secando de mais o João fonseca o começou a menos de um a jogar profissionalmente mas já estão em cima dele como uma praga ou uma peste boa sorte João fonseca vai precisar porque tá pesado essas pragas te secando como rato de laboratório

Adalberto
Adalberto
15 horas atrás

Verdade! Cheio de haters comentaristas de sofá exigindo jogo de Top#50 ou mais do menino!
Tenha calma pessoal…
Mesmo que não vá para Next Gen já uma evolução espetacular!
Ele estava Top#700 no início dessa temporada, gente…
Passou Pucinelli, passou Heide, passou Filipinho e demais brazucas…
Paciência com o moleque meu povo! kk…
VQV Fonseca!

Fernando
Fernando
16 horas atrás

João não esta jogando o mesmo nível que vinha jogando antes da contusão. O que vem salvando é o saque principalmente na direita, hoje conseguiu vários aces, mas na
esquerda perdeu o game. Minha opinião é que João mudou a empunhadura devido a
contusão, e está em fase de adaptação. O importante é que venceu mais uma. Vamos aguardar o jogo de amanhã contra o espanhol.

Última edição 16 horas atrás by Fernando
Marco Aurelio
Marco Aurelio
16 horas atrás
Responder para  Fernando

O João não vai jogar em mais nenhum torneio antes do next generation??? Os outros ainda vão jogar em mais 2, ou mesmo 3 torneios!!! Mesmo que o João vença o torneio desta semana, os outros podem passa-lo, não???

Maurício
Maurício
15 horas atrás
Responder para  Marco Aurelio

Meu Deus agora o cara tem que jogar toda semana para ir para o finals? Se ele não se classificar para o finals tá tudo certo, lógico que eu queria que ele terminasse o ano no Top 100, mais não é ele jogando o finals que vai determinar se ele vai ser um grande jogador ou não, vamos ter mais calma, dar tempo ao tempo, ele tem 18 anos. E será que ir para o Final é bom? Atrapalha toda a pré temporada dele, e vcs querem que ele jogue mais duas a três semanas, ele jogaria até dia 07 de dezembro, que férias ele teria? Dia 18 começa o Finals se ele se preparar por duas semanas só a conta já não fecha e as férias? Ele tem 18 anos, os cara de 30 fazem 3 semanas de pré temporada no mínimo e 2 a 3 semanas de férias, vc só querem saber do agora

Marco Aurelio
Marco Aurelio
15 horas atrás
Responder para  Marco Aurelio

Alguém pode ajudar a esclarecer essa dúvida???

Andrade
Andrade
14 horas atrás
Responder para  Fernando

Se tivesse mudado a empunhadura estaria perdendo todas as partidas. É uma mudança drástica, nenhum jogador consegue mudar a empunhadura de uma hora pra outra e continuar vencendo, uma mudança como essa exigiria meses de adaptação e talvez nunca voltasse a atingir o nível de antes.

Renato
Renato
16 horas atrás

Final de temporada com algumas dificuldades, mas continua evoluindo e subindo gradativamente no ranking. Tomara que venha outra vitória, e ano que vem queremos ver o João “voando” no circuito. Boa sorte garoto.

Walter
Walter
15 horas atrás

Next Gen não é prioridade para JF. Ele nunca falou que esse era um dos objetivos dele nesse ano.

Thiago
Thiago
15 horas atrás
Responder para  Walter

Se ele disser, aumenta a pressão sobre ele. Óbvio que não vai dizer.

Mas sinceramente, com a vaga encaminhada durante toda a temporada, difícil acreditar que não seria um objetivo jogar o Next Gen.

Marco Aurelio
Marco Aurelio
15 horas atrás
Responder para  Walter

Uai sério? Pensei que o prêmio fosse chamariz! Então, ele pode se considerar fora do next gen. Só o Landaluce vai jogar MAIS 2 torneios…

Estranhissimo o desinteresse do João em participar do next gen…

Marco Aurelio
Marco Aurelio
15 horas atrás
Responder para  Walter

???????????

Gusmão
Gusmão
15 horas atrás

Força Fonseca.

O FF queria que ele fosse para o Universitário Americano, para se perder.
Onde não sai quase nada bom de lá, na área do Tênis profissional.

Cacio Luiz Crozariolo
Cacio Luiz Crozariolo
13 horas atrás
Responder para  Gusmão

FF despeja seu ódio em quem tem brilho.

Jorge Luiz
Jorge Luiz
15 horas atrás

Fonseca 2025 já estará bem cascudo

Claudio Teixeira Maia
Claudio Teixeira Maia
14 horas atrás

Franceses botaram o jogo do Fonseca x Laundaluce para sexta para favorecer os franceses na semifinal.

Evandro
Evandro
10 horas atrás
Responder para  Claudio Teixeira Maia

Não tenha dúvida. Típica essa mudança de data.

Guilherme E.S. Ribeiro
Guilherme E.S. Ribeiro
13 horas atrás

Valeu Fonseca. Confirmou o favoritismo nas duas primeiras rodadas e chega a sua 8º quartas de final no ano, a 6º em Challenger. Terá jogo duro contra o espanhol Landaluce, também de 2006, que já venceu um challenger este ano no Hard e sabe jogar no piso. Acho o João ligeiramente favorito, mas terá que subir o nível em relação aos primeiros jogos.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.