Atualizado às 12h20, com o próximo adversário definido
Surbiton (Inglaterra) – Em seu primeiro jogo profissional na grama, o jovem carioca João Fonseca superou com autoridade um bom teste. Na primeira rodada do challenger de Surbiton, ele teve pela frente o britânico Kyle Edmund, ex-top 20, e venceu o tenista da casa com autoridade, marcando parciais de 6/2 e 6/1 em apenas 62 minutos.
Após derrotar o britânico de 29 anos, que veio do quali e atualmente ocupa apenas a 496ª colocação no ranking, Fonseca enfrentará na segunda rodada o norte-americano Brandon Nakashima, cabeça de chave número 6, que venceu nos detalhes o alternate italiano Mattia Bellucci, marcando as parciais de 6/7 (4-7), 7/5 e 7/6 (7-4) em batalha com 2h55 de duração. O jogo acontecerá por volta das 10h, no horário de Brasília, desta quinta-feira.
Atual número 84 do mundo, Nakashima já ocupou o 43º posto em 2022 e possui um título de ATP, conquistado em San Diego naquela mesma temporada. Em nível challenger, o jogador de 22 anos tem quatro troféus, o mais recente obtido no piso duro de Tenefire em janeiro deste ano.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O brasileiro, por sua vez, disputa seu primeiro torneio de grama como profissional, mas já teve experiência no juvenil, acumulando nove vitórias em dez jogos no piso. Na temporada passada, ele se sagrou campeão do J300 Roehampton, um dos principais eventos juvenis na preparação para Wimbledon.
Fonseca saca bem e domina Edmund
O carioca de 17 anos teve grande desempenho com o saque, tanto com a primeira bola, vencendo 73% dos pontos disputados, como também com a segunda, terminando com aproveitamento de 71%. Ainda assim, ele enfrentou quatro break-points e salvou todos. Do outro lado, Edmund não passou de 45% de aproveitamento com o serviço e amargou cinco quebras.
Não demorou muito para Fonseca tomar as rédeas do jogo e já no terceiro game ele obteve sua primeira quebra. Depois de deixar escapar um break-point no quinto, ele novamente pressionou o rival britânico no sétimo e assim ampliou a vantagem para logo em seguida confirmar o saque e fechar o primeiro set sem qualquer tipo de susto.
Sofrendo com o saque, Edmund enfrentou break-points contra em todos os seus games de serviço na segunda parcial, até se salvou no primeiro, mas depois foi ladeira abaixo. O britânico amargou três quebras seguidas e tomou um “pneu moral”, perdendo os seis games seguintes. Fonseca só teve um momento de baixa sacando em 4/1, quando encarou 0-40 e salvou quatro break-points.
Passou por cima. Sacou muito bem isso na grama faz extrema diferença.
Não diminuindo os méritos do João, mas o Edmund realmente está muito mal. Errou muito durante o jogo todo. O João não tem nada a ver com isso e passou o carro.
Pela temporada passada que fez na grama e pela experiência que esta pegando esse ano no profissional, acredito que possa ir longe nesses torneios.
Calma, o Brendon tá noutro nível…
Mas quê é prazeroso ver o João, isso é!
vQV João!
Sinceramente eu não acho que o Nakashima esteja em um nível muito superior. Inclusive acabou de salvar dois Match Points contra o Bellucci e foi para o terceiro set.
Muito não, mas esse ano ele já bateu no Pedro Martinez (2x). Navone, Carabelli, Eubanks, Evans, Mr. Rublev, etc… todos difícieis… concorda?
Sem dúvidas, são ótimos jogadores. Hoje ele teve muita dificuldade pra bater o italiano, não sei se a grama é um piso em que ele se dê muito bem. Vamos torcer pq acredito que o João tenha muita chance
Em que piso ???? Isto é determinante.
Na minha opinião, o jogo do Fonseca encaixa muito na grama.
Saque poderoso e bolas rápidas e agressivas. No saibro elas até voltam mas na grama é bem mais difícil.
Expectativas altas!
É o que penso também. E ele ainda joga bem na rede, voleando e smashando com eficiência.
O garoto é mesmo um fora de série; nem o longo período sem jogar e o fato de ser o seu 1o torneio profissional na grama não lhe atrapalhou. Absurdo, o João.
Estamos torcendo muito por isso. Que seja mais uma força para brigar com Sinner e Alcaraz e ganhe muito títulos. Especialmente Slams, é claro.
Jogou muito, acredito em uma boa passagem pela grama
Assombroso oque esse garoto fez em seu primeiro jogo na grama como profissional,passou o carro no experiente britânico,com slices, devoluções dentro da quadra,Winners de devolução,jogou demais.
Edmund ridiculo pedindo pra perder e Fonseca voando e atendendo prontamente e passando o trator. Treino de luxo. Torneio começa na prócima rodada.
Podia vir um convite pro ATP de Queens!! Nessa hora q o cara define quais dos ATPs preparatórios na grama vai jogar pelo resto da vida e a vida tenística do mlk vai ser longa e vai nos trazer muita alegria!!
Alguém pode me dizer onde está passando esses jogos?
Assisti no bet apostas. Fiz o cadastro com eles paguei uma taxa e tava liberado.
No site da ATP está passando ao vivo os Challengers há muito tempo.
Os jogos de Challengers são transmitidos de forma gratuita no site da ATP
Legal. Mais opções.
Você consegue ver pelo streaming direto do Site da ATP. É só ir na aba Challenger, depois Challenger TV
Esses jogos passam no site da ATP na aba Challenger TV.
No site da ATP procure por Challenger TV…é gratuito…
No site da ATP
App ATP WTA LIVE
O Kyle Edmund não é parâmetro hoje, mas mesmo assim foi uma gra de vitória! Esperançoso!
“Arrasar” não é bem o termo certo para descrever o que houve. Foi um jogo de baixo nível técnico, com muitos erros de lado a lado e escolhas questionáveis. Edmund mostrou que dificilmente voltará a ser o que foi e o João não foi testado. Espero que no próximo jogo venha um teste mais real contra um jogador em forma, seja o Nakashima ou o Bellucci.
Considere que o João é ainda um juvenil de 17 anos, jogando seu 1o torneio profissional na grama, piso nada natural para nós brasileiros, e vinha de longa parada, quase um mês sem disputar jogos, só treinando no Rio.
Ok, mas isso tudo que você argumenta, com certa razão, não justifica o termo “arrasar” utilizado no post. Arrasar pressupõe uma atuação dominante e em alto nível técnico. Não foi o que aconteceu apesar do placar sugerir isso. O resultado foi bom, Fonseca tem potencial mas não “arrasou” o adversário. O jogo foi ruim, com muitos erros e de baixo nível técnico. Esse é o ponto.
Baixo nível técnico aonde? João Fonseca teve 07 erros não forçados o jogo todo, no primeiro set acertou 79% do primeiro saque. Na grama isso faz muita diferença.
Quando ele disse que tiveram vários erros dos dois lados, eu pensei que tinha assistido outro jogo…. 7 erros em 2 Sets e, em um jogo de 15 games são praticamente nada.
Treino de luxo, próxima rodada, pelo nível dos possíveis adversários, provavelmente será o primeiro jogo.
Não vi o jogo, mas levou com facilidade, mostrando a diferença de ranking e de momento. Edmund foi um jogador competitivo há muitos anos atrás. Agora não é base de comparação. De qualquer forma, uma boa estreia, confirmando seu momento. Vamos aguardar o adversário da próxima rodada.
Parabéns Fonseca, fazendo o certo , para quem criticou ele por desistir de RG, Só acho que o Heide principalmente deveria estar nesse torneio, além do Meligeni e Monteiro. Wild tá está se recuperando então td bem.
Esse aí vai dar muito alegria. Tem jogo de gente grande.
Tem mental de gente grande.rsrsrs muitos atletas tem técnica mas sofrem com o lado mental.
É verdade. Qdo falei gente grande está incluso o mental. Sem isso não vai longe.
parabens ao Joao pela vitória que alias serviu para dar uma animada nesse inicio de Gira de Grama mas o adversario a muito tempo é um ex jogador em atividade Edmund só disputa as partidas para garantir uma graninha e deve jogar por extremo Hobby o tenis dele foi embora a muito tempo , só consegue jogar mais o menos em quadra Hard indor e contra pessoas do rank 250 a 600 kakakaka mas enfim parabens fonseca pra cima !
Ex-jogador mais ganhou no quali de dois jogadores melhores ranqueados que o Fonseca. Então, foi sim uma boa vitória.
Já disse algumas vezes e repito. Vamos ter tantos jogos, tantas opções em dias e horários próximos que vamos ter que escolher quem assistir. Que ponto chegamos. Que felicidade rsrs. Teve um dia que tive que escolher entre Wild e Bia num mesmo horário e consegui ver os 2. Um na tv e outro no celular.kkk
vitória indiscutível do Fonseca. Ganhar na Inglaterra de um inglês na grama, qualquer que seja ele, é um feito para um brasileiro. Nem o Guga ia bem na grama rs. Edmund não está bem, mas quebrou o quali e já foi top50. E é só o primeiro jogo profissional do Fonseca nesse piso!
Edmund foi top 15, foi o 14º do ranking
Oitavas contra o Nakashima. Americano favorito, nº 84 do mundo, já foi TOP50, vem com um ano de bons resultados em Challengers na quadra rápida e é mais experiente. Mas o João já surpreendeu adversários melhores este ano. Se ganhar estará ótimo para um primeiro torneio na grama, mas não é o favorito.
João Fonseca regressou com fogo nos olhos. Sobrou no jogo.
Vamos ver como se comporta diante de um top100.
Parabéns
Esse jovem é talentoso, mas fora ele tem uns 50 que não passam da 1ª rodada, credo! Leite, Gutirrez, Decamps, Saraiva…….
Boa, garoto, acho que você vai nos dar muitas alegrias como tenista
Parabéns Fonseca.
Nosso futuro top 1 tá voando, vai nos dar MT alegria igual o Guga já deu um dia
A grama e um Piso natural Para qualquer britanico, sobre qualquer aspecto Uma grande Vitoria.