Lisboa (Portugal) – Único brasileiro na chave de duplas do challenger de Lisboa, Fernando Romboli garantiu vaga na final do torneio português em quadras de saibro, jogando ao lado do norte-americano George Goldhoff. Havia previsão de rodada dupla nesta sexta-feira, por conta do atraso na programação, mas com a desistência de um dos adversários, eles só precisaram disputar uma partida no dia.
Em jogo válido pelas quartas de final, Romboli e Goldhoff venceram o português Francisco Cabral e o italiano Andrea Pellegrino por duplo 6/4. Na sequência, eles enfrentariam os espanhóis Iñigo Cervantes e Daniel Rincón, mas os rivais se retiram do torneio por lesão no ombro esquerdo de Rincón. Os adversários na final podem ser o monegasco Romain Arneodo e o francês Theo Arribage, principais cabeças de chave, ou os poloneses Karol Drzewiecki e Piotr Matuszewski.
Aos 35 anos, Romboli acumula 19 títulos de nível challenger nas duplas e também já venceu o ATP de Umag em 2021. Ele ocupa atualmente o 105º lugar da ATP e tem como melhor marca a 88ª posição. Provisoriamente, o brasileiro está ganhando quatro posições, com chances de voltar ao top 100 se for campeão.
Alves segue no Chile, Luz e Zormann caem na semi
Já pelo challenger de Antofagasta, em quadras de saibro no Chile, o paulista Mateus Alves joga ao lado do anfitrião Matias Soto e garantiu vaga na final após a vitória sobre o francês Enzo Couacaud e o holandês Jesper de Jong por 4/6, 6/4 e 10-6. Eles enfrentam os irmãos argentinos Leonardo Aboian e Aboian, algozes do gaúcho Orlando Luz e do paulista Marcelo Zormann, principais cabeças de chave, com parciais de 3/6, 7/5 e 10-7.
Aos 23 anos, Mateus Alves vai em busca de seu quarto título de challenger nas duplas e o primeiro na temporada. Ele ocupa o 211º lugar no ranking de duplas da ATP. Em simples, ocupa a 294ª posição.
Já pelo challenger de Charleston, em quadras duras nos Estados Unidos, o paranaense Gabriel Sidney foi eliminado nas quartas de final de duplas. O brasileiro e seu parceiro norte-americano Tennyson Whiting foram superados pelos australianos Luke Saville e Tristan Schoolkate, cabeças de chave 2, por 6/2 e 7/6 (12-10).