PLACAR

Fernandez brilha, Canadá vira e faz final inédita

Gabriela Dabrowski e Leylah Fernandez (Foto: Matt McNulty/Getty Images for ITF)

Sevilha (Espanha) – Vice-campeã do US Open em 2021, a canadense Leylah Fernandez foi a estrela da classificação de sua equipe para a final da Billie Jean King Cup neste domingo. Atual 35 do mundo em simples e 20 nas duplas, a canhota venceu os dois jogos que disputou e garantiu o triunfo do Canadá sobre o forte time da República Tcheca.

A série não começou nada boa para as canadenses, a tcheca Barbora Krejcikova arrasando Marina Stakusic com parciais de 6/2 e 6/1. Foi então que Fernandez entrou em ação e partiu para o resgate, começando com uma suada vitória em simples sobre Marketa Vondrousova, atual campeã de Wimbledon, contra quem marcou o placar de 6/2, 2/6 e 6/3.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no whatsapp

Depois de gastar 2h02 para impor apenas a segunda derrota de Vondrousova na Billie Jean King Cup, que havia vencido 26 sets consecutivos desde que perdeu sua partida de estreia na competição, Fernandez descansou um pouco e logo em seguida estava em quadra novamente para a decidir quem iria para a final no jogo de duplas.

Ao lado da duplista Gabriela Dabrowski, campeã do US Open neste ano, Fernandez teve pela frente Krejcikova e Katerina Siniakova, que já foram número 1 do mundo nas duplas e venceram sete Grand Slam. Apesar de toda a história, as tchecas não conseguiram vencer um set sequer e foram superadas pelas canadenses com 7/5 e 7/6 (7-3), após 1h49 de jogo.

Com a virada liderada por Fernandez, o Canadá fez história e disputará sua primeira final da Billie Jean King Cup, eliminando nas semifinais a 11 vezes campeã República Tcheca. A decisão de sábado será contra a Itália, que busca o pentacampeonato, tendo vencido a competição pela última vez 10 anos atrás.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Bopanna entra para a história do tênis aos 43 anos

A emoção de Hsieh e Mertens com o novo título de Slam

PUBLICIDADE