Estreias animadoras

Beatriz Haddad Maia e João Fonseca caminharam por estradas diferentes, mas obtiveram o mais importante: vitórias na estreia de Madri. Para ela, um alívio depois de três meses de frustrações e atuações ruins. Para ele, a quarta vitória em nível Masters 1000 e o recado claro aos favoritos de que é bom tomar cuidado.

A partida de Bia no saibro veloz da Caixa Mágica não começou bem. Perdeu logo seu primeiro game de serviço e, apesar de fazer alguns bons pontos, a coisa não encaixava. Até que finalmente as bolas forçadas passaram a entrar, a confiança cresceu e Barbara Pera entendeu que estava diante de uma tenista superior.

O terceiro set foi especialmente importante. Bia não se mostrou afobada, trabalhou bem o saque e deixou a adversária na defensiva o tempo todo. Seria um domínio normal diante da número 81 do ranking, que entrou na chave principal de última hora, mas na atual fase da brasileira isso mostra mudança clara de comportamento tático e emocional. Será suficiente para segurar a muito mais gabaritada Belinda Bencic e suas variações de ritmo? Veremos no sábado.

Fonseca por sua vez agiu da maneira esperada, ou seja procurou comandar os pontos o tempo inteiro e abusou de seus golpes muito pesados e profundos. Num saibro um tanto veloz, tirou o tempo do dinamarquês Elmer Moller que, apesar dos três anos a mais de idade, ainda é bem menos experiente. Ficou perdido e tentou competir na força, o que obviamente não era o indicado.

Com vitória de estreia nos quatro Masters 1000 disputado até aqui, Fonseca terá um teste bem mais interessante no sábado, quando enfrentará o norte-americano Tommy Paul, um jogador cheio de recursos, capaz de jogar firme tanto com o saque como na base, mas que definitivamente não anda em momento iluminado. De suas 15 vitórias na temporada, nenhuma aconteceu diante de um adversário top 50, ainda que tenha feito quartas na Austrália.

O saibro está longe de ser um piso confortável. O único resultado expressivo foi uma semi em Roma no ano passado, quando derrotou Daniil Medvedev, porém em Roland Garros tem saldo negativo de 5 vitórias em 11 partidas. Na única experiência sobre a terra nesta temporada, perdeu de Jenson Brooksby em Houston. Vale lembrar ainda que Fonseca já teve oportunidade de treinar com Paul. Então, há de se acreditar ao menos num confronto parelho.

Como é sempre válido manter o otimismo, Coco Gauff está no caminho de Bia em eventuais oitavas de final e a número 4 vive instabilidade alarmante, tanto no saque como no forehand. A estreia de hoje contra Dayana Yatremska foi uma montanha russa. Já Fonseca poderia encontrar na terceira fase Karen Khachanov, que ainda espera Reilly Opelka concluir sua tarefa.

Ah, e Carlos Alcaraz confirmou a expectativa e desistiu de buscar o segundo título em Madri, já que não se brinca com uma contusão na virilha. Com duas semanas de recuperação, é possível estar pronto para Roma e se focar no objetivo maior que é o bi em Roland Garros.

Recomendação: o duelo desta sexta-feira entre o atual campeão Andrey Rublev e o espetacular Gael Monfils é imperdível.

Subscribe
Notificar
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Luciano
Luciano
5 horas atrás

Dalcim, você sabe dizer se o João tem pontos a defender em torneios que virão daqui pra frente? Ou só tem a ganhar?

Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: joni@tenisbrasil.com.br
Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: joni@tenisbrasil.com.br

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.