Buenos Aires (Argentina) – Semifinalista do ATP 250 de Buenos Aires, João Fonseca marcou sua terceira vitória seguida na capital argentina depois de salvar dois match-points contra Mariano Navone, 47º do ranking, em uma longa partida com 2h53 de duração. Com isso, o carioca de 18 anos se tornou brasileiro mais jovem a chegar a uma semifinal de ATP. Fonseca acredita que jogos como o desta sexta-feira são de máxima importância para seu amadurecimento pessoal e também dentro de quadra.
“O tênis é assim. O único momento em que estive à frente no placar foi no 6/5. Essas são partidas que te fortalecem como pessoa e como jogador. É para isso que trabalhamos todos os dias”, disse Fonseca após a vitória por 3/6, 6/4 e 7/5 contra Navone. “Não estava me sentindo tão bem no início da partida, mas fui saindo da minha zona de conforto e me encontrando. Até o momento em que tive que sacar para o jogo, tive match-points e joguei com coragem. Feliz com a forma como encarei mentalmente. Estou muito feliz e orgulhoso de mim mesmo”.
“Eu me ajoelhei na quadra por alívio. Por saber o quanto esse jogo seria importante para mim e para o meu amadurecimento. Já perdi muitos jogos assim no passado, em que caía de nível. Então essa partida que eu mantive a cabeça firme, mesmo sem jogar o meu melhor, me fortalece muito. Mas obviamente eu quero mais e estou pensando no título”, acrescentou o atual número 2 do Brasil e 99º do mundo.
Adaptação às condições mais lentas
Com a chuva intermitente ao longo de toda a rodada em Buenos Aires, as condições eram as mais lentas e pesadas que Fonseca encarou em toda a semana, o que exigia disputar ralis mais longos do fundo de quadra. E assim como foi diante de Federico Coria nas oitavas, Fonseca encarou um teste de paciência contra um tenista sólido do fundo de quadra, muito embora Navone seja um jogador com maior potência nos golpes.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“A chuva obviamente atrapalhou um pouco. Ainda mais porque eu gosto de jogar um pouco mais agressivo, enquanto ele é um cara que corre mais e joga com a força do adversário. Ele gostou, acredito… É difícil jogar nessas condições, parando o jogo e voltando. Mas desde o começo eu acreditei que poderia vencer estou muito feliz e orgulhos de mim mesmo por estar na semifinal”.
Semifinal às 16h e chance de ser o novo número 1 do Brasil
A campanha até a semifinal de Buenos Aires rende 100 pontos no ranking para ATP para Fonseca, que está provisoriamente subindo para o 82º lugar do ranking. Se ele vencer mais uma e somar 150 pontos, vai se aproximar do top 70 e será também o novo número 1 do Brasil. Seu adversário na semifinal de sábado às 16h (de Brasília) será o sérvio Laslo Djere, ex-top 30 e atual 112º do ranking aos 29 anos. Mas Fonseca quer ir além.
“Desde o início da minha carreira, as coisas aconteceram muito rápido. Fui crescendo como juvenil, depois como profissional. Ano passado, eu era 700 do mundo. No começo desse ano, já era 120. E agora fico entre os 80 ou 90 do ranking, não sei ainda. Então muitas coisas aconteceram, as pessoas começaram a saber quem é o João Fonseca. Estou feliz com tudo isso, com a forma como as coisas que estão acontecendo tão rápido e vou trabalhar cada vez mais duro para alcançar meu sonho que é ser número 1 do mundo”.
Gelo, fisioterapia, sono revigorante e mindfuness.
Sensacional. Parabens. Que orgulho do nosso menino. Acompanho ha anos. E e so o começo!
Nao é uma critica a vc, apenas apeoveito o comentário para comentar. Como nação deveriamps ser mais orgulhosos de nossos jogadores que chegam na elite do tenis. Parece que no geral so se tem orgulho quando ganha.
Realmente, esses jogos ‘cascudos’ têm o objetivo de aprimorar o jogo já bem completo do JF, mesmo tendo apenas 18 anos, ou seja, um fenômeno. Essas 3 vitórias serão lembradas por muito tempo. Tomara que consiga ir pra final, porque seria um feito extraordinário tanto quanto a vitória sobre Rublev, ainda mais contra o Zverev. VQV!
Zverev já está voando para o Rio
E a maturidade e propriedade com que ele impressiona, leitura de jogo 100% condizente com a realidade. Como falou Nelson, o jogo já é completo e com essa parte “comportamental” tão evoluída, só pode dar em top 20 esse ano….
A uma vitória pra ser o numero 1 do brasil , sensacionallllll
sensacional . mais que sensacional kkkkkkkkkkk
ontem eu disse que o jogo contra o Coria tinha sido o mais importante da carreira do Joao… hoje com certeza mudo minha opiniao … e a cada dia espero poder muda-la novamente… O que o Fonseca fez hoje, foi algo surreal .. saiu de um duplo match point, para virar um jogo que muito de nós pensavamos : “valew muleque… jogou o que deu…” mas ele não… Joao Fonseca se viu em uma situação inédita que só ele poderia decidir o seu destino nesse atp 250… de que ele realmente pode e tem tênis pra virar qualquer tipo de situação… e o que mais nos assusta e nos deixa ainda mais orgulhoso… é que essa mentalidade venha de um garoto de apenas 18 anos de idade …
.
Volto a falar… Obrigado João Fonseca, por nos devolver a emoção de torcer pelo nosso tenis novamente…. Tu é gigante muleke !!!
Fale menos,ninguém lê tudo isso!
Que desagradável, senhor. Só não leia e saia um pouco da frente da tela, vá arejar a cabeça dando uma caminhada.
Kkkkkkk
A 1 vitória de ser o número 1 do Brasil, impressionante como o nosso menino de ouro evolui rápido,vamos João!!!
Caramba, o mlk já quer o logo o título, segura nosso futuro top 1
Este moleque é especial!
Meu Deus que o JF é um fenômeno já sabemos, mas como um menino educado , de família, humilde, carismático, pode fazer de nós brasileiros, sofridos, com maus políticos, cheio de discrepâncias sociais, poder nos encher de orgulho de ser brasileiros, isso nos lembra não só o Guga, mas vamos trazer recordações de nosso maior ídolo, Airton Senna da Silva, se vê essa maturidade até nas entrevistas , mostrando de quem ele é, e porque veio.
É apenas o João Fonseca que não quer ser comparado e ser simplesmente o João do Brasil, mas que sabe claramente onde quer chegar, que é ser número 1, até parece não ser humilde, mas sim que sabe do seu potencial, mas pasmem ele só tem 18 anos e realmente , fala fluentemente o inglês,espanhol e sei lá mais que idioma. Gente seria um ser normal, claro que não, é um garoto muito especial realmente e graças ao bom Deus ele é brasileiro e nos mostrou realmente o que é resiliência na pura expressão da palavra. Por isso quem sabe essa mensagem cheguei a ele e a família, gratidão João Fonseca do Brasil . Outra coisa a ESPN está fazendo um desfavor ao Brasil, não mostrando esse bom exemplo, não respeitando os assinantes de TV a cabo que já paga alto e ainda querem vender streaming, enxerga diretores gananciosos da ESPN, ajudem o Brasil por favor.
Meu Deus que o JF é um fenômeno já sabemos, mas como um menino educado , de família, humilde, carismático, pode fazer de nós brasileiros, sofridos, com maus políticos, cheio de discrepâncias sociais, poder nos encher de orgulho de ser brasileiros, isso nos lembra não só o Guga, mas vamos trazer recordações de nosso maior ídolo, Airton Senna da Silva, se vê essa maturidade até nas entrevistas , mostrando de quem ele é, e porque veio.
É apenas o João Fonseca que não quer ser comparado e ser simplesmente o João do Brasil, mas que sabe claramente onde quer chegar, que é ser número 1, até parece não ser humilde, mas sim que sabe do seu potencial, mas pasmem ele só tem 18 anos e realmente , fala fluentemente o inglês,espanhol e sei lá mais que idioma. Gente seria um ser normal, claro que não, é um garoto muito especial realmente e graças ao bom Deus ele é brasileiro e nos mostrou realmente o que é resiliência na pura expressão da palavra. Por isso quem sabe essa mensagem cheguei a ele e a família, gratidão João Fonseca do Brasil .
Acharia melhor se chegasse inteiro para o Rio Open. Mas a chuva atrapalhou demais a agenda do torneio e fez o que fez com o corpo dos atletas.
Se a ESPN Brasil não transmitir as semis, pode largar mão! Já pagamos a TV fechada, ainda somos obrigados a pagar o streaming? Muita sacanagem!
Realmente é um absurdo. 6 canais e passam hóquei, VT de campeonato mexicano e não o João. Não merecem ter a minha assinatura.
quem ainda paga isso, a pirataria taí pra que?
E eu que pensei que o João fosse usar o torneio de Buenos Aires como aquecimento para o Rio Open… Ele quer é o título! Mentalidade vencedora!
Nem sempre é possível jogar bem e apresentar o seu melhor, mas, Fonseca encontrou caminhos e repertório para se manter em quadra e não desistiu nunca do jogo. Independente do resultado do jogo contra Djere (adversário difícil) – João vem crescendo a cada torneio e mostrando ao mundo do tênis que nós temos hoje sim um jogador para no encher muito de orgulho, com todo o respeito aos demais. Vamos torcer muito para ele chegar a final. Dá-lhe João…
Absurdo!!! O que ele jogou na reta final foi qualquer coisa de um vencedor nato.
É isso aí. Estamos na torcida por você.
Em relação ao comentário do Sr Fukuha, Concordo plenamente quando ele critica a ESPN. Ontem por exemplo só consegui assistir jogo do Fonseca na SPORTTV5 de Portugal. Parabéns a eles.
Força João Fonseca.
Interessante que até os jogadores e adversários gostam de vê-lo jogar.
Ele tem que manter o controle emocional, pois os olhos estão sobre ele, como exemplo de disciplina, cavalheirismo, fineza, boa conduta.