Draper enfim supera De Minaur e chega à 1ª semi de Slam

Foto: Garrett Ellwood/USTA

Nova York (EUA) – Pela primeira vez em quatro confrontos, Jack Draper conseguiu vencer Alex de Minaur no circuito. E com isso, o jovem britânico de 22 anos e 25º do raking garantiu vaga em uma inédita semifinal de Grand Slam no US Open. Draper marcou as parciais de 6/3, 7/5 e 6/2 em 2h07 de partida.

Ainda sem perder sets neste US Open, o canhoto Draper nunca havia passado das oitavas de final de um Grand Slam. Sua melhor campanha havia sido justamente em Nova York, no ano passado. A vitória desta quarta-feira foi a quarta do britânico contra top 10 na carreira e a segunda na temporada. Ele já havia vencido Carlos Alcaraz na grama de Queen’s.

O adversário de Draper na semifinal da próxima sexta-feira pode ser o italiano Jannik Sinner, número 1 do mundo, ou o russo Daniil Medvedev, quinto colocado e campeão do torneio em 2021. O britânico venceu o único duelo anterior contra Sinner, disputado na grama há três temporadas, mas perdeu para Medvedev no Masters 1000 de Roma, em quadras de saibro.

A inédita semifinal de Grand Slam já coloca Draper no top 20 do ranking pela primeira vez. Se vencer mais uma, ele pode saltar para o 14º lugar. O britânico já está com o melhor ranking da carreira e conquistou este ano seu primeiro título de ATP na grama de Stuttgart.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Por sua vez, De Minaur perdeu a chance de alcançar sua primeira semifinal de Grand Slam. O australiano de 25 anos parou quatro vezes nas quartas de final em torneios deste porte, duas no US Open, em 2020 e também neste ano, além de Roland Garros e Wimbledon na atual temporada.

Draper venceu os 15 sets que disputou no torneio

A partida teve três quebras consecutivas ainda no primeiro set, com Draper recuperando a vantagem e chegando a liderar o set inicial por 4/1. Quando o britânico liderava por 5/2, De Minaur conseguiu salvar quatro set-points antes de manter o game de serviço. O australiano apostava ao máximo em sua solidez do fundo de quadra, mas oferecia pouca resistência ao bom saque e estilo agressivo do britânico.

Mesmo em vantagem, Draper precisou de um atendimento no intervalo entre os dois primeiros sets e voltou à quadra com uma proteção na coxa. Ainda assim, o britânico não teve grande limitação nos movimentos. Ele abriu 3/1 no segundo set. E mesmo permitindo o empate no oitavo game, recuperou a vantagem em um game muito longo para fechar a parcial e fazer 2 a 0 no placar.

Já no terceiro set, era De Minaur quem sinalizava o desgaste. O australiano já não chegava tão bem nas bolas e sofria com o volume de jogo do britânico, que segue em um torneio impecável e sem correr riscos em seus jogos. Draper conseguiu duas novas quebras no final do jogo e definiu mais uma vitória em sets diretos. Ele venceu todos os 15 sets que disputou neste US Open e chega muito motivado para a semifinal.

6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Ricardo
Ricardo
2 meses atrás

De olho nesse canhoto. 22 anos, mas novo do que o Sinner.

Será que o Drapper deu o tão difícil salto para se tornar um top player? Ou é apenas fogo de palha essa campanha?

A conferir…

Willian Rodrigues
Willian Rodrigues
2 meses atrás
Responder para  Ricardo

Quadra rápida parece favorecer o jogo dele…

João Sawao ando
João Sawao ando
2 meses atrás

Está motivado mesmo…

ricardo
ricardo
2 meses atrás

Torço pra uma final entre Draper e Tiafoe!!!

Marcio
Marcio
2 meses atrás
Responder para  ricardo

Seria hilário

Julio Cesar
Julio Cesar
2 meses atrás

vai fazendo o trabalho calado, sem hype, e vai ganhando silenciosamente.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.