Berlim (Alemanha) – Um ano após se tornar mãe pela primeira vez, a alemã Sabine Lisicki se prepara para o retorno ao circuito. Aos 36 anos, ela não disputa uma partida oficial desde dezembro de 2023, está sem ranking e sem ritmo, mas continua com aquele fogo e garante que ainda quer jogar novamente na WTA.
“Estou seguindo meu plano e quero voltar ao circuito. Sou a pessoa que mais me pressiona. Foi bom ouvir dos médicos que estou em um processo normal, que o corpo precisa de mais tempo. Quero voltar à forma e, portanto, sei que levará algum tempo para conseguir isso”, comentou a alemã em entrevista à Tennis Magazin.
Lisicki também falou da emoção de dar a luz a Bella, sua primeira filha. “Foi um momento muito emocionante. Muita coisa pode acontecer com um bebê em doze meses. Minha ideia era voltar às quadras depois de nove ou doze meses, porque vejo como outras jogadoras se recuperam rápido depois de terem o primeiro filho”, disse.
“Hoje em dia, não vemos histórias em que o corpo precisa de um pouco mais de tempo, mas cada parto e recuperação são diferentes. No meu caso, amamentei por um ano inteiro, não sabia o quão exaustiva a amamentação é para o corpo”, acrescentou a alemã, que garante que a aposentadoria não é uma opção.
Prestes a completar dois anos de ausência, Lisicki ainda detém o recorde de saque mais rápido do circuito, marcando 210,8 km/h em Stanford 2014. “Sinceramente, acho incrível que meu recorde de saque mais rápido na WTA ainda esteja de pé. Normalmente, um recorde não dura tanto tempo, talvez alguns anos, mas não mais que dez”, afirmou.
“Para mim, quebrar o recorde de saque mais rápido sempre foi um objetivo muito especial, então foi ótimo”, complementou a ex-número 12 do mundo, que foi vice-campeã de Wimbledon em 2013 e conquistou quatro títulos de WTA na carreira.












Teve um ótimo momento no circuito, mas não conseguiu reverter para “momentum”. Lembro de ter ficado super decepcionado por ela simplesmente não conseguir entrar no jogo e perder aquela final de Wimbledon para a Bartoli.
Ótima jogadora.